MotoGP 2023 – Corridas Sprint garantem “boost” de audiências!

As novas corridas Sprint têm ajudado a aumentar as audiências e número de fãs de MotoGP que estão nas bancadas dos circuitos.

motogp

A temporada 2023 está a ser um verdadeiro “mundo novo” para todos aqueles que vivem o Mundial de Velocidade de uma forma mais apaixonada. Tudo porque, como a Revista MotoJornal já aqui explicou ainda antes do início da competição, este ano assistimos a uma mudança radical no programa de cada Grande Prémio com a introdução das corridas MotoGP Sprint ao sábado à tarde.

Uma mudança tão profunda na forma como os fãs vivem e experienciam o MotoGP acaba por obrigar a uma análise mais detalhada do comportamento dos próprios fãs da categoria rainha, e, nesse sentido, os números de audiências agora divulgados pela Dorna, entidade promotora do campeonato, confirmam o sucesso deste novo formato de competição.

Se o objetivo da introdução das corridas MotoGP Sprint era atrair mais fãs aos circuitos e aumentar audiências televisivas, então podemos dizer que esse objetivo, pelo menos tendo em conta os primeiros cinco Grandes Prémios de 2023 que já foram disputados – Portugal, Argentina, Américas, Espanha e França –, está inteiramente atingido!

Leia também – MotoGP: O Guia Completo da temporada 2023

motogpA intensidade que os pilotos colocam na disputa por resultados e posições na corrida MotoGP Sprint parece estar a ser um espetáculo irresistível para os fãs. De acordo com as estatísticas das audiências, verifica-se um aumento de 51% (em média) nas audiências de sábado, com a Dorna a destacar o interesse pela qualificação e depois pela corrida MotoGP Sprint.

Porém, e este será, provavelmente, o facto de maior destaque nesta análise às audiências de MotoGP, o interesse dos fãs e aumento das audiências não está apenas relacionado com as MotoGP Sprint ao sábado. Estas corridas parecem estar a levar a que mais pessoas assistiam também à corrida de Grande Prémio disputada na tarde de domingo.

Ou seja, a intensidade das corridas curtas está a deixar os fãs empolgados com o que podem assistir depois ao domingo, e com isso as audiências televisivas aumentaram 20% ao domingo. E essa percentagem aumenta para 27% se tivermos em conta os números de audiências televisivas globais.

E se era relativamente fácil imaginar que este novo formato de corridas – MotoGP Sprint + Grande Prémio – levaria ao crescimento de audiências televisivas, a verdade é que em relação ao número de pessoas nas bancadas de cada circuito existiam mais dúvidas sobre os efeitos deste formato de GP em 2023.

motogpMais uma vez a Dorna apresenta números que indicam que as bancadas dos circuitos estão a conseguir ter uma ocupação maior do que em anos anteriores. Aliás, no recente Grande Prémio de França no circuito de Le Mans, os números oficiais apontam para que nada menos do que 278.805 pessoas tenham estado nas bancadas ao longo do fim de semana. Um novo recorde absoluto para MotoGP!

Neste particular, os números de pessoas que marcam presença nas bancadas dos circuitos, e para já estamos a falar apenas dos cinco primeiros Grandes Prémios de 2023, aumentou nada menos do que 40%. Isto significa que o interesse no campeonato está mais alto do que nunca, e os fãs não se ficam apenas pelas transmissões televisivas, mas revelam também uma maior tendência para se deslocarem aos circuitos e participarem na festa que é um Grande Prémio de MotoGP.

Em reação à divulgação destes dados importantes e positivos, Dan Rossomondo, diretor comercial da Dorna Sports, refere que “Estamos muito entusiasmados por revelar estes números de audiências que aumentam na primeira parte da temporada. O novo formato do fim de semana e a introdução da Tissot Sprint foram desenhados para criar um melhor espetáculo, e estamos animados com os primeiros resultados. Estes números são uma fundação fantástica, e pretendemos continuar a construir sobre isto”.

E se os números dos primeiros Grandes Prémios são animadores do ponto de vista comercial, mas também na forma como vemos o interesse pelo campeonato crescer, entramos em breve numa sequência de três rondas em que, por norma, os números de audiências e de fãs nas bancadas são muito positivos.

De 9 a 11 de junho teremos o Grande Prémio de Itália em Mugello, o Grande Prémio da Alemanha em Sachsenring acontece de 16 a 18 de junho, e por fim o “triplete” fica completo com o Grande Prémio dos Países Baixos em Assen que acontece de 23 a 25 de junho, fechando assim um mês de junho bastante intenso.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto, do MotoGP, e com especial destaque para o português Miguel Oliveira que continua a trabalhar para regressar à competição. A não perder!