MotoGP 2023 Espanha – Francesco Bagnaia vence e é novo líder

Uma vitória fantástica de Francesco Bagnaia no Grande Prémio de Espanha, e que permite ao campeão assumir a liderança do MotoGP.

bagnaia

A corrida deste domingo de MotoGP, a contar para o Grande Prémio de Espanha, tinha todos os ingredientes para ser uma grande corrida. E, de facto, foi mesmo uma grande corrida da categoria rainha com o circuito de Jerez – Ángel Nieto a ser cenário de ação intensa, drama, muitas quedas e ainda grandes momentos de pilotagem com muitas trocas de posição entre os primeiros classificados. Uma corrida que terminou em glória para o campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team).

Mas antes da bandeira de xadrez que condecorou o italiano, o Grande Prémio de Espanha deixou os fãs de MotoGP com os batimentos cardíacos no máximo! Especialmente para os fãs portugueses.

Tudo porque, conforme a Revista MotoJornal já aqui publicou, Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia), que estava cotado como um dos pilotos favoritos a lutar pelo pódio após a prestação muito sólida na MotoGP Sprint de sábado, acabou a sua corrida logo na curva 2 e na primeira volta.

bagnaiaO piloto português viu-se envolvido numa queda de conjunto quando foi tocado e levado para a escapatória por Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha). O francês acabaria mesmo por ser penalizado com uma “long lap” que cumpriu quando a corrida foi recomeçada mais tarde, já depois da Direção de Corrida ter interrompido a prova com bandeiras vermelhas para socorrer os pilotos em segurança.

Neste momento as informações apontam para que Miguel Oliveira tenha deslocado o úmero do braço esquerdo, sendo que o osso já foi recolocado na sua posição correta, e o piloto estará consciente e aparentemente sem mais lesões associadas.

Quanto à corrida, e depois do recomeço para cumprir 24 voltas, o Grande Prémio de Espanha de MotoGP acabou por ser dominado pelas Red Bull KTM Factory de Jack Miller e Brad Binder, com o sul-africano a liderar praticamente todas as voltas, enquanto o australiano foi descendo e subindo na classificação.

Sem se mostrar muito incomodado com Binder na liderança, Francesco Bagnaia e a sua Ducati foram cumprindo as voltas do GP sem grandes sobressaltos, embora o italiano tenha sido obrigado a ceder posição a Miller, pois num momento inicial passou o australiano de uma forma mais “agressiva”, sendo obrigado depois a ceder posição. Uma situação que não afetou muito Bagnaia, que depois de descer a terceiro encetou novo ataque aos pilotos da KTM.

bagnaiaBrad Binder e Jack Miller foram-se atacando mutuamente, sempre com os dois pilotos a levar as suas KTM RC16 ao limite, particularmente Miller que sempre aproveitou as travagens mais fortes para derrapar em grande estilo, mas a desgastar pneus em demasia, enquanto Binder procurava sempre ganhar alguma margem para os perseguidores.

Aos poucos, Francesco Bagnaia foi entrando no seu ritmo, e mais suave em termos de pilotagem, o piloto da Ducati inicialmente passou por Jack Miller, e já nas voltas finais preparou na perfeição o ataque à liderança de Brad Binder.

O sul-africano, que tinha vencido no sábado a MotoGP Sprint, queria repetira a vitória, mas nada conseguiu fazer para impedir a ultrapassagem de Bagnaia que depois defendeu a liderança sem erros até à bandeira de xadrez. Ainda no último setor da derradeira volta de corrida, Binder procurou forma de conseguir atacar o campeão de MotoGP, mas foi realmente impossível.

Desta forma, e beneficiando também da queda de Marco Bezzecchi (Mooney VR46), Francesco Bagnaia vence o Grande Prémio de Espanha e com isso assume a liderança da classificação de pilotos. Brad Binder e Jack Miller voltam a colocar duas KTM RC16 no pódio da categoria rainha, e mostram que a moto austríaca está em grande forma neste momento da temporada em que o campeonato regressou à Europa.

MotoGP Grande Prémio de Espanha – resultados da corrida

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

2 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

3 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

4 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

5 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

6 – Luca Marini (Mooney VR46)

7 – Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory)

8 – Alex Márquez (Gresini Racing)

9 – Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR)

10 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

MotoGP – classificação do campeonato após GP de Espanha

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 87 pontos

2 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) 65 pontos

3 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) 62 pontos

4 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) 49 pontos

5 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) 48 pontos

14 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) 21 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a para de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e novidades sobre o piloto português Miguel Oliveira. A não perder!