MotoGP 2023 – GP de Portugal foi um sucesso em toda a linha!

Os números são impressionantes e demonstram que o Grande Prémio de Portugal de MotoGP 2023 foi um sucesso em toda a linha.

motogp

Com a Dorna Sports a “encher o peito” graças aos números de audiências e aumento de público nas bancadas neste arranque de temporada 2023 de MotoGP, os responsáveis do Autódromo Internacional do Algarve (AIA) divulgaram também os “seus” números. Nomeadamente os dados económicos e mediáticos relativos ao Grande Prémio de Portugal.

Disputado no traçado algarvio nos últimos dias de março, o GP de Portugal 2023, e de acordo com os números impressionantes divulgados pelo AIA, foi a ronda de abertura da atual temporada da categoria rainha, e, mais do que isso, foi o GP de estreia do novo formato de competição que agora inclui as corridas MotoGP Sprint ao sábado à tarde.

Isso, conjugado com o esforço dos responsáveis do circuito português para atrair mais público, basta recordar questões como estacionamento das motos, entrada de comida / bebida nas bancadas, guarda de capacetes, entre outros detalhes, permitiu agora divulgar um resultado extremamente positivo.

Em termos de número de espectadores que marcaram presença nas bancadas do Autódromo Internacional do Algarve ao longo dos três dias de Grande Prémio de Portugal, já se sabia que esse número foi de 123.608 espectadores. Sabemos agora que 29% da população portuguesa recebeu notícias relativas ao evento e, mais do que isso, os estudos indicam que cada um desses cidadãos portugueses foi “impactado”, em média, 72 vezes com informações do GP de Portugal.

Do ponto de vista de conteúdos publicados, o AIA refere que foram registadas 5.856.104.832 de visualizações (impressões) das notícias publicadas a nível mundial!

motogpNo nosso país, foi a região Norte que mais interesse demonstrou no GP de Portugal de MotoGP, com 37% de interesse demonstrado nas notícias publicadas. Torna-se também importante referir que a faixa etária média de pessoas que tiveram ligação ao evento está compreendida entre os 25 e os 34 anos, pelo que podemos dizer que continua a existir um reforço do interesse pela competição rainha do motociclismo entre o público mais jovem.

Nesse aspeto, e porque os mais jovens estão mais vocacionados para obter a informação através das novas plataformas de comunicação digital, a plataforma móvel foi a mais utilizada com 79% das impressões e numa clara demonstração de que o MotoGP interessa a todos, 44% das impressões foram de seguidoras do sexo feminino e 56% de seguidores do sexo masculino.

Nota ainda para o registo de 80% das notícias publicadas ao redor do evento terem sido online, com a televisão a valer 11% da fatia mediática, imprensa escrita 6% e rádio 3%.

Tudo isto resulta num impacto económico direto superior aos 79 milhões de euros, e só no caso da ocupação hoteleira da região algarvia, este mês de março foi o melhor mês de sempre desde 2002 com uma percentagem de ocupação de 62,4%, uma melhoria de 10,7 pontos percentuais face aos registos homólogos de 2019 (o melhor ano de sempre) e 13,9 pontos face a março de 2022.

Refira-se ainda que o Autódromo Internacional do Algarve estima que tenha sido alcançado um impressionante número de quase 160 milhões de euros de retorno mediático devido ao Grande Prémio de Portugal de MotoGP.

MIGUEL OLIVEIRA POR
RNF MotoGP TEAM
APRILIA
MotoGP
GP Portugal 2023 (Circuit Portimao)
23-26.03.2023
photo: Lukasz Swiderek
www.photoPSP.com
@photopsp_lukasz_swiderek

Em reação à divulgação desta performance incrível fora da pista, Paulo Pinheiro, CEO da Parkalgar, empresa gestora dos destinos do AIA, refere que “O retorno mediático e económico do GP de Portugal foi verdadeiramente impressionante e o reflexo de todo o empenho que a nossa equipa mais uma vez mostrou. Mais de 157 milhões de euros de retorno mediático e quase 6 mil milhões de visualizações das notícias publicadas sobre a nossa prova são motivo de orgulho, mas ao mesmo tempo de moralização para continuarmos a fazer mais e melhor. Tivemos nas bancadas os melhores fãs do mundo, apaixonados como nós pela competição e pelas corridas de motos e todos juntos mostrámos que Portugal é um país de MotoGP e desporto motorizado. Alcançámos um registo de 93% no ‘rating’ de desempenho mediático do evento e isso para nós significa que vamos continuar a trabalhar para fazer ainda mais e melhor porque é isso que nos motiva, ultrapassar os nossos limites, como qualquer piloto quando está em pista”.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP e do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!