Conforme já aqui referimos num artigo técnico sobre os sistemas de escape utilizados em MotoGP, a importância destes componentes na performance dos protótipos da categoria rainha é vital e poderá ser a diferença entre conseguir ou não a vitória num Grande Prémio.
Agora que estamos perto do recomeço da atividade em pista, com pilotos e equipas de MotoGP a prepararem-se para os testes oficiais de pré-temporada, a Honda e o seu departamento de competição HRC acabam de confirmar uma importante mudança na RC213V que a partir de 2023 estará equipada com sistema de escape fornecido pela Akrapovic.
Nos últimos anos a Honda RC213V utilizava um sistema de escape completo assinado pelos italianos da SC Project. Porém, e sempre na procura de mais performance, a Honda acredita que para o futuro o melhor será confiar na Akrapovic, marca fundada por Igor Akrapovic na Eslovénia há 32 anos e que rapidamente se posicionou como fabricante de referência ao nível dos escapes de motos.
O acordo agora anunciado é válido por várias temporadas, sendo que no comunicado de imprensa conjunto entre a HRC e a Akrapovic não é revelada a duração desta nova parceria. Por outro lado, espera-se que todas as quatro Honda RC213V, incluindo as da equipa LCR, estejam equipadas com o mesmo sistema de escape que veremos nas motos de fábrica da Repsol Honda.
Tetsuhiro Kuwata, diretor geral das operações de competição da HRC, refere que “Temos o prazer de receber Akrapovic como novo parceiro técnico para a temporada de 2023 e para além disso. A Akrapovic tem um histórico impressionante em vários formatos de corrida e é lá, como a Honda, que eles desenvolveram seus conhecimentos técnicos. Com esta colaboração, trabalharemos com eles para desenvolver ainda mais o sistema de escape da Honda RC213V enquanto nos esforçamos para dar passos em frente. Estamos certos de que esta colaboração proporcionará sucesso e novos desenvolvimentos”.
Para a Akrapovic, que já está associada à Ducati e KTM, e esteve até final da temporada passada à Suzuki, estar agora ligada às equipas Honda a partir deste ano será mais um importante passo na marca eslovena.
Até porque, se nos recordarmos, foi com a Honda que a marca fundada por Igor Akrapovic conseguiu o seu primeiro título mundial de motos: Mundial Superbike em 2000, com Colin Edwards numa Honda RC51.
Slavko Trstenjak, responsável da Akrapovic para a competição, refere que “Expandir a nossa cooperação com a Honda Racing Corporation para o MotoGP é uma grande honra e mais um passo na nossa parceria, que já conquistou dois títulos mundiais de SBK e várias vitórias nas 8 Horas de Suzuka. Estamos satisfeitos que a Repsol Honda Team tenha escolhido a Akrapovic, que tem mais de vinte anos de experiência em motos de corrida da categoria rainha, como um parceiro técnico altamente capaz para trabalhar em conjunto no desenvolvimento de um sistema de escape para a RC213V”.
Veremos agora se esta mudança será acompanhada pela melhoria nos resultados da Honda em MotoGP, principalmente os resultados da equipa de fábrica que esta temporada que se avizinha será composta pelos pilotos Marc Márquez e Joan Mir a defenderem as cores da Repsol Honda.