MotoGP 2023 Índia – Miguel Oliveira 17º no primeiro treino livre em Buddh

Na estreia no circuit Buddh, Miguel Oliveira faz o 17º tempo no primeiro treino livre de MotoGP do Grande Prémio da Índia.

miguel oliveira

Após muita ansiedade e muita antecipação gerada pela estreia de um novo circuito no calendário de MotoGP, o asfalto do Buddh International foi hoje estreado pelos pilotos da categoria rainha que realizaram já o primeiro Treino Livre. Entre os pilotos que rodaram então pela primeira vez e iniciaram assim as “hostilidades” do Grande Prémio da Índia, esteve Miguel Oliveira.

O piloto português da CryptoData RNF Aprilia, tal como os restantes pilotos de MotoGP, teve direito a uma sessão alargada de treino, uma forma dos organizadores do campeonato permitirem aos pilotos e equipas trabalharem de forma um pouco mais tranquila na afinação das motos, e permitindo aos pilotos descobrirem os segredos do circuito indiano aos comandos dos seus protótipos.

Neste primeiro contacto com o asfalto indiano, Miguel Oliveira fechou o Treino Livre 1 com o 17º melhor tempo, rodando em 1m47.419s, ficando a pouco mais de 1,4 segundos do mais rápido em pista que foi Marco Bezzeccchi (Mooney VR46).

Leia também – MotoGP 2023 Índia: O que pensa Miguel Oliveira do circuito Buddh

miguel oliveiraNeste primeiro treino livre do Grande Prémio da Índia, em que os pilotos de MotoGP optaram por usar pneus de composto macio e médio nas suas motos, o italiano Bezzecchi chegou ao topo da tabela de tempos a poucos momentos do final da sessão, que até então tinha Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) como mais rápido em pista.

Bezzecchi rodou em 1m45.990s e tem atrás de si o espanhol Marc Márquez (Repsol Honda), que, pelo menos neste momento inicial de Grande Prémio da Índia, parece estar a conseguir adaptar-se bem ao desenho do circuito Buddh International, posicionando a sua Honda RC213V em segundo na tabela de tempos de MotoGP, e, mais do que isso, Marc Márquez manteve-se sempre entre os mais rápidos em pista.

A fechar o “top 3” encontramos Brad Binder (Red Bull KTM Factory).

Em destaque neste Treino Livre 1 de MotoGP do Grande Prémio da Índia temos a performance do espanhol Raul Fernandez (CryptoData RNF Aprilia). O companheiro de equipa de Miguel Oliveira parece apostado em dar um salto qualitativo nas suas performances nesta segunda metade de temporada 2023, e na primeira sessão no circuito indiano, Raul fez o 4º melhor tempo, sendo, inclusivamente, a melhor moto da Aprilia.

miguel oliveiraDo ponto de vista da luta pelo título, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) começou este GP da Índia de forma algo discreta, ainda a recuperar da lesão na perna direita, com um 15º tempo a um segundo de Marco Bezzecchi, e viu Jorge Martin ser 8º. Refira-se ainda que Bagnaia apanhou dois sustos durante os treinos de arranque, com a sua Desmosedici GP23 a derrapar de forma inesperada e violenta nos dois momentos em que treino o arranque.

Numa sessão em que vários pilotos estrearam a gravilha do circuito Buddh enquanto testaram os limites e descobrem quais são os pontos ideais de travagem, para Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) este arranque de Grande Prémio da Índia não foi de todo positivo.

O piloto francês viu as suas duas Yamaha YZR-M1 sofrerem problemas técnicos, que deixaram o campeão de 2021 parado na box grande parte da sessão, e sem possibilidade de acumular quilómetros (e conhecimento) no circuito indiano enquanto os seus rivais foram trabalhando em pista.

Uma última nota, e porque durante os dias que antecederam a estreia do Grande Prémio da Índia muito se falou na longa reta que liga as curvas 3 e 4, que a velocidade máxima registada neste Treino Livre 1 de MotoGP ficou longe dos 370 km/h “anunciados” pelo promotor do evento como sendo “fáceis de atingir” pelos atuais protótipos da categoria rainha.

No ponto de medição da velocidade o piloto mais veloz foi Jorge Martin com 351,2 km/h, seguindo-se Pol Espargaró (GasGas Factory Tech3) com 346,1 km/h, e o terceiro mais veloz foi Marco Bezzecchi com 346,1 km/h. Já o português Miguel Oliveira levou a sua Aprilia RS-GP 22 a chegar aos 341,2 km/h.

Veremos se no que falta disputar do fim de semana na Índia teremos velocidades mais elevadas, e se isso se vier a verificar, qual será a velocidade máxima atingida na longa reta do circuito Buddh.

Quer estar a par dos horários completos do Grande Prémio da Índia? Apenas tem de clicar aqui !

Resultados do Treino Livre 1 de MotoGP do Grande Prémio da Índia

1 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m45.990s

2 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m46.129s

3 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m46.310s

4 – Raul Fernandez (CryptoData RNF Aprilia) – 1m46.371s

5 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m46.478s

6 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m46.576s

7 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m46.609s

8 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m46.610s

9 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) – 1m46.778s

10 – Joan Mir (Repsol Honda) – 1m46.805s

17 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m47.419s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!