MotoGP 2023 – Miguel Oliveira treina no AIA e fala sobre a Aprilia

O piloto português esteve no Autódromo Internacional do Algarve a treinar. Miguel Oliveira treinou e falou sobre a nova vida com a Aprilia.

miguel oliveira

Aproveitando os dois dias de testes que os pilotos do Mundial Superbike realizaram no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), o piloto português Miguel Oliveira (CryptoData RNF) esteve também presente em pista para realizar treinos importantes antes do teste oficial que os pilotos de MotoGP vão realizar no circuito de Sepang muito em breve.

Infelizmente, e por questões regulamentares, Miguel Oliveira não teve a oportunidade de rodar no AIA com a sua nova Aprilia RS-GP, foi obrigado a rodar com uma superdesportiva que habitualmente utiliza nos seus treinos em pista, e aproveitou da melhor forma para “aquecer motor” antes de voltar a ter a oportunidade de pilotar a sua MotoGP.

Numa temporada que será uma mudança radical para o piloto português, Miguel Oliveira foi “apanhado” pelo microfone da equipa de imprensa do Mundial Superbike, tendo acedido a responder a algumas questões e fazer uma antevisão do que será a sua nova vida com a Aprilia.

miguel oliveiraComeçou por referir que “Esperamos sempre que o piloto encaixe na moto, e claro, havia essa esperança, mas desde o primeiro minuto em que saltei para a moto (Aprilia RS-GP) senti-me bem. Por isso tenho de dizer que neste momento temos de nos manter muito calmos, pés no chão, sabemos que temos muito trabalho para fazer na pré-temporada. Começar a temporada fortes é um objetivo, mas temos de ter a consciência que é uma nova equipa, um novo piloto e também numa moto nova. Por isso vamos certamente ganhar velocidade e construir um ritmo sólido”.

Diz-nos quais são para ti os aspetos mais excitantes deste projeto até agora?

“Seguramente que é a moto em si. É uma moto que é totalmente nova para mim, que parece adaptar-se ao meu estilo de condução. E a equipa está a receber uma nova marca o que também é um fator de entusiasmo. Sentimos a expectativa que está a crescer em torno do projeto”.

miguel oliveiraVais testar em Sepang. Em relação a este teste, o que vais ter em termos de novidades, quais são os teus objetivos para o teste, e achas que podes estar mais ou menos ao mesmo nível do Aleix e do Maverick?

“Seria muito bom se pudesse estar ao nível do Aleix e do Maverick neste primeiro teste. Tenho de dizer que é seguramente um objetivo estar perto dos pilotos de fábrica, e esperamos algumas pequenas coisas para testar, não muito, e o nosso objetivo é construir um ritmo forte e perceber o que pode funcionar para mim, e o que pode não funcionar. É um teste onde vamos filtrar algumas coisas e terei de me habituar à moto”.

O assento numa moto de fábrica é um objetivo realista para 2024 ou esperamos para ver?

“A temporada ainda não começou. Penso que temos de estar focados no que temos de fazer, mas se esse lugar estiver disponível, certamente que vou ficar com ele”.

Vais dividir a box com o Raul Fernandez, que, tal como tu, vem da KTM. Como é que vais enfrentar este desafio juntos, e achas que terem a mesma experiência no passado será uma mais-valia?

“Embora tenhamos estado na mesma moto, o Raul tem uma experiência diferente da minha. Ele é muito jovem, muito rápido, e muito talentoso. Agora penso que ele tem as ferramentas para mostrar aquilo que é capaz de fazer, e será esse trabalho no lado dele da garagem, e não no meu. Mas faremos o que for preciso para colocar as Aprilia no topo, e faremos isso juntos”.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar de perto toda a temporada 2023 de MotoGP, com especial destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira, que estará presente na apresentação oficial da equipa CryptoData RNF Aprilia no Casino do Estoril no dia 16 de março. A não perder!