Depois da enorme desilusão que todos sentimos quando assistimos ao embate de Marc Márquez (Repsol Honda) em Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia), que deixou os dois pilotos fora de ação logo à segunda volta do Grande Prémio de Portugal de MotoGP, a verdade é que a corrida principal da categoria rainha continuou o seu rumo normal até à bandeira de xadrez após 25 voltas ao Autódromo Internacional do Algarve.
Neste primeiro Grande Prémio da temporada 2023, o grande vencedor acabou por ser mesmo o campeão em título. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) aproveitou da melhor forma alguma confusão que se instalou no pelotão atrás de si devido à situação entre Márquez e Miguel Oliveira, e só com a “sombra” de nome Maverick Viñales (Aprilia Racing) a seguir o italiano da Ducati, a corrida acabou por ter um desfecho esperado por muitos.
Depois de vencer no sábado a MotoGP Sprint, Francesco Bagnaia segurou na perfeição a liderança que tinha conquistado depois de ultrapassar Miguel Oliveira no final da volta inaugural do GP de Portugal. Mesmo com Viñales a querer mostrar roda durante a primeira metade da corrida portuguesa, a verdade é que a consistência e rapidez de Bagnaia e da sua Ducati Desmosedici GP23 acabaram por fazer a diferença.
Aos poucos, “Pecco” foi conseguindo abrir uma pequena margem para o rival espanhol da Aprilia, e foi assim que geriu o esforço e defendeu-se de qualquer possível ataque nos momentos finais. Uma corrida perfeita para as aspirações do piloto de Turim, que assim conseguiu duas vitórias em duas corridas disputadas neste Grande Prémio de Portugal.
Maverick Viñales também conseguiu hoje alcançar um bom resultado para a Aprilia Racing, revelando consistência também ao longo de todo o fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve.
O degrau mais baixo do pódio ficou decidido a favor de Marco Bezzecchi (Mooney VR46), com o italiano a sobressair de um grupo onde estavam também Johann Zarco (Prima Pramac Ducati), Alex Márquez (Gresini Racing), Brad Binder (Red Bull KTM Factory) e Jack Miller (Red Bull KTM Factory).
Todos terminaram esta corrida portuguesa nas posições seguintes e por esta ordem, com o “top 10” a ficar completo com a presença de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) a ser 8º, Aleix Espargaró (Aprilia Racing) em 9º e ainda Alex Rins (LCR Honda Castrol) a ser precisamente o 10º.
Os pilotos de MotoGP não terão agora muito tempo para descansar, pois fazem já uma longa viagem até ao Grande Prémio da Argentina que se realiza de 31 de março a 2 de abril.
Grande Prémio de Portugal – resultados da corrida
1 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team
2 – Maverick Viñales – Aprilia Racing
3 – Marco Bezzecchi – Mooney VR46
4 – Johann Zarco – Prima Pramac Ducati
5 – Alex Márquez – Gresini Racing
Classificação de MotoGP após GP de Portugal
1 – Francesco Bagnaia – 37 pontos
2 – Maverick Viñales – 25 pontos
3 – Marco Bezzecchi – 16 pontos
4 – Johann Zarco – 15 pontos
5 – Jack Miller – 15 pontos
…
16 – Miguel Oliveira – 3 pontos