MotoGP 2023 S. Marino – Bagnaia e Takahashi “in”. Bastianini e Rins “out”

O plantel de MotoGP vê dois pilotos confirmados para o Grande Prémio de São Marino, e dois pilotos ausentes.

As lesões de pilotos têm sido uma constante nesta temporada 2023 da categoria rainha, e mais do que nunca temos visto pilotos ficarem fora de ação por períodos prolongados devido às lesões que vão sofrendo nos diversos Grandes Prémios. O plantel de MotoGP em cada ronda tem sido ajustado com a entrada de pilotos de substituição, ou ausência de outros, e o Grande Prémio de São Marino será mais uma vez um exemplo disso mesmo.

Entre os pilotos que estavam em dúvida sobre se iriam participar nas corridas a disputar no circuito Misano World Circuit Marco Simoncelli, está Francesco Bagnaia.

O campeão em título e líder do campeonato com uma vantagem de 50 pontos sobre Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) sofreu uma queda aterradora nos primeiros instantes do GP da Catalunha no domingo, e depois de ter sido atropelado nas pernas por Brad Binder (Red Bull KTM Factory), a sua participação nas atividades em Misano no próximo fim de semana estava colocada em causa.

motogpPorém, o piloto da Ducati Lenovo Team, conforme informou há minutos a equipa de fábrica da marca de Borgo Panigale, estará presente no GP de São Marino. Francesco Bagnaia ainda está dorido, mas, felizmente, não sofreu fraturas nas pernas, pelo que será examinado na quinta-feira 7 de setembro para que os médicos de MotoGP possam confirmar que “Pecco” está em condições para competir em Misano.

Com a confirmação de Bagnaia como presença no GP de São Marino, faltava saber também quem vai substituir Alex Rins na Castrol LCR Honda.

O espanhol, vencedor do GP das Américas, está ainda a recuperar de lesão na perna direita sofrida durante o GP de Itália em Mugello. Alex Rins tem vindo a ser substituído por Iker Lecuona, porém, o piloto espanhol tem de regressar ao “seu” campeonato, o Mundial Superbike, onde integra o Team HRC, que este fim de semana de 8 a 10 de setembro regressa à atividade em Magny-Cours.

Sem Lecuona para substituir Rins, e com Stefan Bradl presente em Misano como “wild card” do HRC, a Castrol LCR Honda de Lucio Cecchinello teve de recorrer ao HRC para encontrar um novo piloto, que será o japonês Takumi Takahashi.

Piloto de testes do HRC, Takahashi formará durante o próximo fim de semana em Misano uma dupla totalmente japonesa na LCR, pois estará integrado na equipa onde compete Takaaki Nakagami. Refira-se que Takumi Takahashi é vencedor das 8 Horas de Suzuka.

E se estes dois pilotos estão “in”, outros dois estão “out”.

Já referimos que Alex Rins continua fora de ação, mas este Grande Prémio de São Marino terá um ausente que no ano passado chegou a terminar no pódio: Enea Bastianini. O piloto da Ducati Lenovo Team teve menos sorte do que o seu companheiro de equipa Bagnaia, sofrendo fraturas no tornozelo e mão esquerda.

Bastianini fica de fora este fim de semana na sua corrida de casa, mas, pior que isso, já viu confirmada a sua ausência dos Grandes Prémios da Índia e Japão à conta das lesões sofridas na Catalunha. Refira-se que a Ducati Lenovo Team confirmou também que em Misano não vai substituir Enea Bastianini, e por isso terá apenas um piloto, Francesco Bagnaia.

Refira-se ainda que como “wild card” teremos em pista Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory) e Michele Pirro (Aruba.it Ducati).

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio de São Marino? Então só tem de clicar aqui !

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!