Após a realização do Treino de MotoGP, está finalizada a ação em pista da categoria rainha no primeiro dia do Grande Prémio da Tailândia. Com o asfalto de Buriram seco e a temperatura ambiente bem acima dos 35 graus Celsius, os pilotos de MotoGP enfrentaram um primeiro dia bem exigente, com os protótipos a serem mesmo obrigados a usar os discos de travão Brembo “extreme cooling” de 355 mm de diâmetro, os maiores que existem.
Para Miguel Oliveira, este primeiro dia parece confirmar as dificuldades que foram antecipadas pelo piloto na sua antevisão a esta visita ao traçado tailandês.
No Treino Livre 1, realizado de manhã, o português da CryptoData RNF Aprilia fechou a sessão em 21º ficando a 1,6 segundos do mais rápido em pista, Jorge Martin (Prima Pramac Ducati). Na sessão da tarde, o Treino, e que definiu os dez pilotos que passam diretamente à Qualificação 2 de MotoGP do Grande Prémio da Tailândia, Miguel Oliveira, pese embora tenha feito várias voltas a melhorar os seus registos, nunca conseguiu melhorar o suficiente para sonhar com o “top 10”.
A 20 minutos do fim do Treino encontrava-se em 16º, e assim que os pilotos começaram o derradeiro ataque ao cronómetro, já dentro dos cinco minutos finais da sessão, Miguel Oliveira viria a descer até 20º, ficando apenas com Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) atrás de si.
A cerca de 1m30s da bandeira de xadrez que daria por encerrado o primeiro dia do Grande Prémio da Tailândia, Miguel Oliveira viria a descer mais uma posição na tabela de tempos. Uma situação de bandeiras amarelas por queda de Martin na curva 3 nesse momento da sessão acabou por atrapalhar as “contas” de alguns pilotos, que viram as suas voltas serem canceladas, e foi assim que o português finalizou o primeiro dia em Buriram.
A melhor volta do #88 foi em 1m31.104s, cerca de um segundo mais rápido do que tinha sido no Treino Livre 1, mas ainda assim Miguel Oliveira sabe que tem pela frente uma missão bem complicada neste fim de semana pois está a 1,278s do mais rápido em pista que é Jorge Martin.
O piloto de Almada e a sua equipa CryptoData RNF Aprilia terão agora de analisar os dados recolhidos neste dia de sexta-feira escaldante, sendo que tudo poderá modificar-se caso se confirmem as previsões meteorológicas mais recentes e que apontam para chuva durante toda a manhã de segundo dia do GP da Tailândia.
Falta também saber o que diz Miguel Oliveira em reação a estes resultados e performance do primeiro dia em Buriram. Aguardamos agora pelas declarações do piloto português para tentar perceber melhor o que aconteceu em pista.
Quanto aos mais rápidos em pista neste primeiro dia, a tabela de tempos foi dominada por Jorge Martin, sendo de destacar que os 18 mais rápidos terminaram separados por pouco mais de meio segundo!
O segundo classificado do campeonato procura aqui recuperar pontos para o campeão e líder do mundial, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), e o piloto da Prima Pramac Ducati, mesmo sofrendo uma queda nos derradeiros momentos do Treino, garantiu a liderança da tabela de tempos com uma volta em 1m29.826s, a menos de duas décimas do recorde absoluto que está na posse de Marco Bezzecchi (Mooney VR46) desde o ano passado.
Imediatamente atrás do espanhol da Ducati terminaram outros dois espanhóis, neste caso ambos da Aprilia Racing, com Maverick Viñales a superiorizar-se a Aleix Espargaró.
Johann Zarco (Prima Pramac Ducati), que venceu em Phillip Island há uma semana, foi 4º na frente das duas Mooney VR46 de Luca Marini e Bezzecchi, com Francesco Bagnaia desta feita a não se deixar surpreender evitando ficar fora do “top 10”, sendo 7º, e por isso também estará diretamente na Q2 de MotoGP.
Entre os dez pilotos mais rápidos em pista encontramos ainda Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), Brad Binder (Red Bull KTM Factory), com o sul-africano a ver aquela que seria a sua melhor volta e lhe daria o 3º tempo a ser cancelada por bandeiras amarelas, e a última posição do “top 10” ficou para o “rookie” Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3).
Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Tailândia? Apenas tem de clicar aqui !
Resultados do Treino de MotoGP do Grande Prémio da Tailândia
1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m29.826s
2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m29.924s
3 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m29.986s
4 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m30.006s
5 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m30.025s
6 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m30.034s
7 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m30.069s
8 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m30.074s
9 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m30.121s
10 – Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3) – 1m30.130s
21 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m31.104s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!