MotoGP 2023 – VR46 treina em Portimão e Bagnaia surpreende!

A VR46 Academy esteve a treinar no Autódromo Internacional do Algarve, com Francesco Bagnaia a surpreender com a sua Ducati Panigale V4 S.

Estamos cada vez mais próximos dos primeiros testes oficiais de MotoGP que vão decorrer no circuito de Sepang, de 10 a 12 de fevereiro. E já a pensar numa correta preparação para esse primeiro embate de conjunto, os pilotos da categoria rainha estão a treinar das mais diferentes formas, mas, principalmente, rodando de moto em pista de forma a recuperarem o ritmo e a memória muscula. Este foi o caso dos pilotos da VR46 Academy e, principalmente, de Francesco Bagnaia, que visitaram o Autódromo Internacional do Algarve.

O campeão do mundo de MotoGP fez questão de destacar a presença neste treino privado com outros pilotos italianos como a dupla da equipa Mooney VR46, Luca Marini e Marco Bezzecchi, mas também Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha), publicando nas suas redes sociais o tempo obtido na “montanha russa” algarvia.

De acordo com a informação divulgada por Francesco Bagnaia, que utilizou a sua Ducati Panigale V4 S neste treino da VR46 Academy em Portimão, a sua melhor volta parou o cronómetro em 1m43.286s.

Se olharmos para o melhor tempo na corrida do Grande Prémio de Portugal, verificamos que Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) conseguiu ser o mais rápido em pista com uma volta em 1m39.435s, o recorde em corrida para um protótipo de MotoGP.

Isto significa que “Pecco” consegue neste momento inicial de temporada e de preparação para o ano 2023, ficar a quatro segundos de diferença do melhor tempo de uma MotoGP em situação de corrida no AIA! E se compararmos com o melhor tempo obtido pelo campeão do mundo 2022 nessa mesma corrida, a diferença é ainda menor, pois Bagnaia fez a sua melhor volta em corrida em 1m39.588s.

bagnaiaSe à primeira vista este tempo até poderia nem ter um grande significado, a verdade é que se tivermos em conta as condições de pista, é possível perceber que Francesco Bagnaia começa o ano com um andamento bastante forte mesmo numa moto praticamente de série como é a Ducati Panigale V4 S que qualquer pessoa poderá comprar num concessionário da marca italiana.

Tudo porque, depois de três dias a rodarem no asfalto do Autódromo Internacional do Algarve, os protótipos de MotoGP já tinham depositado na superfície do circuito a quantidade de borracha ideal para os pilotos rodarem mais rápido. E, além disso, recordamos que o Grande
Prémio de Portugal foi disputado com temperaturas ambiente e de asfalto bastante mais elevadas do que aquelas que atualmente podemos encontrar num dia de inverno em Portugal, mesmo para o habitual do Algarve.

Com pista demasiado fria e uma moto muito aproximada à sua versão de série, Francesco Bagnaia e a Ducati Panigale V4 S mostraram-se a grande nível neste teste privado da VR46 Academy em solo nacional.

Diga-se também, que, muito provavelmente, o campeão de MotoGP não estaria a dar o seu melhor neste treino, de forma a proteger-se de alguma queda que possa colocar em risco a temporada 2023 de MotoGP. O que será que conseguiria fazer Francesco Bagnaia caso desse o seu máximo com a Ducati Panigale V4 S e as condições fossem as ideais?

Este teste provado organizado pela VR46 Academy no Autódromo Internacional do Algarve contou ainda, como já referimos, com outros pilotos da academia fundada por Valentino Rossi. Franco Morbidelli rodou com uma Yamaha R1, parando o cronómetro em 1m43.763s, menos de três segundos em relação aquele que foi o seu melhor registo em corrida no GP de Portugal de 2022.

Por último, e como surpresa, o traçado português serviu também de cenário para o regresso de Valentino Rossi ao mundo das duas rodas. O nove vezes campeão do mundo, e que recentemente subiu ao pódio nas 24 Horas do Dubai na sua estreia como piloto oficial BMW, esteve também no Autódromo Internacional do Algarve e declarou nas suas redes sociais que “Está oficialmente aberta a temporada de motos”.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!