Competir no principal e maior campeonato do mundo de motociclismo, o MotoGP, é, como bem sabemos, uma missão altamente dispendiosa para qualquer equipa ou fabricante. Mesmo os maiores fabricantes do mundo das duas rodas têm de se socorrer de patrocinadores para ajudar ao esforço que representa desenvolver e colocar em pista um (ou vários) protótipos de MotoGP. É por isso que a Aprilia Racing tem feito todos os esforços para garantir uma injeção de dinheiro adicional que, no entanto, continua sem se concretizar.
Na temporada 2024 o projeto desportivo da Aprilia em MotoGP vai continuar a crescer. Quem o diz é Massimo Rivola, CEO do departamento de competição Aprilia Racing.
O italiano tem conseguido liderar o esforço desportivo da casa de Noale ao ponto de posicionar as RS-GP como motos competitivas, talvez ainda não no ponto de serem consideradas como as melhores motos do plantel da categoria rainha, mas, certamente, serão motos bastante interessantes e capazes de vencer.
O crescimento da Aprilia Racing em termos de resultados e performances em pista tem sido notório, ano após ano, e para a temporada que em breve arranca com os testes de pré-temporada em Sepang (nos primeiros dias de fevereiro), teremos as novas RS-GP 24 mais evoluídas e agora com a marca a disponibilizar protótipos com especificação de fábrica também para a equipa satélite Trackhouse Racing.
Sabemos que Miguel Oliveira terá à sua disposição uma Aprilia RS-GP 24 desde o primeiro momento, sendo que o companheiro de equipa Raul Fernandez terá de aguardar mais um pouco para ter essa moto mais atual.
Este é apenas um exemplo do crescimento do projeto Aprilia Racing. E este crescimento envolve o investimento de muitos milhões de euros. Um esforço que podia ser “aliviado” com a chegada de um patrocinador principal à equipa de fábrica, mas esse patrocinador, inexplicavelmente, na visão de Massimo Rivola, continua sem aparecer.
Em declarações ao portal alemão SpeedWeek, o responsável italiano refere que “Não consegui encontrar um patrocinador principal, e custa-me entender isso. Nos últimos anos ganhámos visibilidade e temos a moto mais cool, com as cores mais cool. A nossa imagem é bastante boa, e, bom, é ótimo ver um grande logótipo Aprilia para recordar a todos que é uma Aprilia, mas também gostaríamos de colocar um nome diferente pois estamos a gastar muito dinheiro. Isso ajudaria a crescer”, começou por referir.
Para Massimo Rivola, e ao contrário do que muitos fãs da marca disseram e temiam durante alguns anos, para que a Aprilia esteja agora onde está em MotoGP, tem sido vital o investimento feito pelo Grupo Piaggio. Algo que muitos fãs temiam que não fosse acontecer, referindo até que o grupo pretendia acabar com a Aprilia.
O líder da Aprilia Racing refere que “Podemos contar com todo o apoio do Grupo Piaggio, e devo dizer que chegámos aqui graças a eles. Mas agora é o momento para encontrar dinheiro”, ou seja, garantir a entrada de um novo patrocinador principal para a equipa de fábrica, a única que compete em MotoGP sem um patrocinador.
Para conseguir atrair um patrocinador para decorar as carenagens das Aprilia RS-GP (e investir euros no projeto), Massimo Rivola garante que existe apenas um caminho a seguir: continuar a apresentar bons resultados em pista na temporada 2024.
O líder do departamento desportivo da casa de Noale mostra-se satisfeito com a evolução em termos da moto, mas também com o atual lote de pilotos que têm contrato com a Aprilia. Recordamos que são Aleix Espargaró, Maverick Viñales, Miguel Oliveira e ainda Raul Fernandez, estes dois últimos da equipa satélite Trackhouse Racing, e nos quais Massimo Rivola deposita muitas esperanças de que 2024 seja significativamente melhor.
Ainda assim, não nega que caso existam oportunidade de contratar outros pilotos, que a Aprilia Racing não o faça. E tendo em conta que há muitos pilotos com contrato em aberto para 2025, Massimo Rivola poderá ter a oportunidade de alterar significativamente os pilotos que competem com a RS-GP no futuro.
Seja como for, quer em termos de patrocinador, quer em termos de pilotos que integram o projeto, uma coisa é certa: Massimo Rivola pretende que a Aprilia se consolide o que o próprio considera como “verdadeira alternativa à Ducati”, dando a entender que a vontade da marca é “roubar” o protagonismo da marca de Borgo Panigale em MotoGP, e que leva a que tantas equipas satélite optem por competir com as Desmosedici GP em vez de protótipos de outros fabricantes.
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