MotoGP – Trackhouse Racing anuncia que vai competir com a Aprilia RS-GP24?

A equipa Trackhouse Racing MotoGP terá anunciado que na próxima temporada vão competir com a Aprilia RS-GP24 igual às motos de fábrica da Aprilia Racing.

trackhouse racing

Um dia depois de ter confirmado a sua entrada em MotoGP na temporada de 2024 como a nova equipa satélite da Aprilia, e contando com os pilotos Miguel Oliveira e Raul Fernandez, a equipa Trackhouse Racing MotoGP, aparentemente, desfez uma das grandes dúvidas que ainda pairavam sobre este novo projeto: com qual especificação da Aprilia RS-GP vão competir?

Através de uma publicação no Instagram, publicação essa que foi de imediato partilhada nas “stories” pelo piloto português Miguel Oliveira na sua conta oficial e também pela página oficial do seu Fan Club, a Trackhouse Racing MotoGP terá confirmado que vai competir com a Aprilia RS-GP24.

Para além de tudo o que foi dito pelo fundador e responsável máximo da equipa americana, Justin Marks, durante a apresentação que a Revista MotoJornal acompanhou aqui em detalhe, a verdade é que as declarações de Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, que tinha adiantado que a equipa já tinha solicitado motos “O mais parecidas possível com as da equipa de fábrica”, deixavam antever que a nova equipa satélite teria “ferramentas” mais atuais, e, espera-se, mais competitivas, do que aconteceu com a CryptoData RNF em 2023.

Aliás, esta aparente confirmação por parte da equipa de Miguel Oliveira e Raul Fernandez não será surpresa para os fãs e seguidores mais atentos de MotoGP.

Recordamos que durante o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, Jorge Viegas, presidente da Federação Internacional de Motociclismo, já tinha adiantado que Miguel Oliveira teria a “ferramenta” certa em 2024 para disputar os melhores lugares.

Uma clara referência do presidente da FIM, bem informado dos detalhes deste projeto da Trackhouse Racing MotoGP, sobre a utilização de uma moto de fábrica por parte da equipa satélite da Aprilia.

Este, a confirmar-se, é também mais um claro sinal que a equipa liderada por Justin Marks quer estar em MotoGP dando aos seus pilotos as ferramentas mais atuais para poderem levar as cores da equipa aos melhores lugares.

E pese embora a Trackhouse Racing MotoGP consiga trazer consigo um forte investimento financeiro que terá permitido desbloquear esta questão das motos a utilizar, a verdade que também foi realçada por Massimo Rivola durante a apresentação da equipa, é que para a Aprilia Racing conseguir fornecer mais motos de fábrica não será uma tarefa fácil para o departamento de competição da casa de Noale.

Não se trata apenas de uma questão de dinheiro, mas sim, também uma questão de tempo suficiente para fabricarem mais unidades da Aprilia RS-GP24, incluindo todos os materiais necessários e que são obrigatórios entregar à equipa de forma a que os pilotos tenham, de facto, todas as condições para poderem mostrar em pista o talento que se lhes reconhece.

Desta forma Miguel Oliveira e Raul Fernandez parece que vão receber uma boa prenda de Natal.

E mesmo em termos competitivos, para a Aprilia Racing esta mudança de estratégia, disponibilizando as mesmas motos aos seus quatro pilotos, quer da equipa de fábrica, quer da equipa satélite, vai de encontro ao que Aleix Espargaró já tinha solicitado à marca italiana.

Recordamos que o piloto espanhol queria a ajuda de Miguel Oliveira e Raul Fernandez para evoluir a moto italiana, mas como competiram com a RS-GP22 em vez da RS-GP23, foi impossível existir trocas de informações entre as equipas e pilotos de forma a ajudarem a Aprilia a evoluir mais rapidamente o seu protótipo.

Ficaremos a aguardar mais detalhes relativamente a esta novidade que, aparentemente, foi confirmada hoje pela Trackhouse Racing MotoGP, de que na próxima temporada estarão em pista com as Aprilia RS-GP24 como a equipa de fábrica.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!