MotoGP 2024 – Mike Trimby nomeado Lenda e entra no Hall of Fame

Mike Trimby é reconhecido pelos seus feitos fora das pistas e entra no Hall of Fame. Fundador da IRTA passará a ser Lenda de MotoGP.

mike trimby

Mike Trimby vai tornar-se Lenda de MotoGP quando durante o próximo Grande Prémio da Grã-Bretanha o seu nome for incluído no Hall of Fame do Mundial de Velocidade. Fundador e CEO da International Road Racing Teams Association (IRTA), Trimby tornou-se por mérito próprio numa das figuras de maior destaque no mundo dos Grandes Prémios, ajudando a moldar o campeonato conforme o conhecemos atualmente.

Como forma de celebrar o contributo de Mike Trimby para este desporto, será então realizada uma cerimónia no circuito de Silverstone para que o seu nome passe a figurar entre as inúmeras estrelas que já integram a lista de Lendas de MotoGP.

Será a primeira personalidade a ser incluída na lista e que não o consegue pelos seus feitos como piloto, mas sim pelos seus esforços fora das pistas em prol do desporto.

Muito antes de fundar a IRTA e liderar os destinos desta associação nos tempos mais recentes, Mike Trimby iniciou a sua carreira como piloto e mecânico nos anos 60 do século passado. Mas foi fora das pistas que as suas capacidades começaram a destacar o seu nome no paddock, e em 1982 os pilotos já o pretendiam como seu representante.

mike trimbyEm 1986 foi então fundada a IRTA e o seu líder era Mike Trimby.

Defendeu os interesses dos pilotos e equipas ao longo da sua vida, tornando a IRTA numa das entidades fundamentais para a evolução dos Grandes Prémios para o nível que hoje vemos nos diversos circuitos do calendário de MotoGP. O seu trabalho na IRTA, e para o qual contou com a colaboração da sua esposa, Irene Trimby, ajudou a melhorar a segurança dos pilotos em pista e deu aos principais intervenientes uma “voz” na discussão das matérias mais sensíveis.

Mike Trimby faleceu com 74 anos em 2023, e agora tornar-se-á na primeira personalidade que integra o Hall of Fame como Lenda de MotoGP sem ser pelas suas conquistas como piloto.

Em reação à confirmação de que Trimby será homenageado desta forma durante o Grande Prémio da Grã-Bretanha, a sua esposa, Irene, que com ele partilhou muitas das “batalhas” da IRTA, faz questão de referir que “O Mike ficaria muito honrado por receber este prémio, e todos os que o conheciam sabem que ele não esperaria por isto. É maravilhoso que o seu trabalho e legado sejam reconhecidos desta forma, embora eu tenha a certeza de que ele ficaria algo envergonhado por ver esta cerimónia e receber o troféu! É também algo muito especial para mim, para todos os que trabalharam de perto com ele, e todos os que continuam a sentir muito a sua falta. Muito obrigada!”.

Quem também se mostra particularmente emocionado com este reconhecimento a Mike Trimby, é Carmelo Ezpeleta.

foto @ arquivo Trimby

O CEO da Dorna Sports, empresa que gere os destinos do MotoGP e que recentemente foi adquirida pela Liberty Media num negócio de muitos milhões de euros, trabalhou lado a lado com Mike Trimby, definindo regulamentos e procedimentos que ajudaram a moldar o campeonato.

“A contribuição do Mike para as corridas de Grande Prémio é monumental, e estamos orgulhosos de o nomear Lenda de MotoGP”, começou por referir Ezpeleta, que de seguida explicou que “Desde o aparecimento do conceito Lendas de MotoGP, sempre foi mais do que uma questão de números. Não existem critérios baseados simplesmente em vitórias ou campeonatos, é sobre a contribuição para o desporto, seja fora da pista, em pista ou uma combinação das duas coisas. Por isso é justo que o Mike seja nomeado puramente pelo seu impacto fora da pista, pois o seu trabalho neste desporto não tem rival. Será uma honra para nós, para mim, introduzir o Milke Trimby no Hall of Fame. Sentimos muito a sua falta e continuamos a correr com ele nas nossas memórias”.

Mike Trimby vai então juntar-se a outros grandes nomes como Lenda do MotoGP: Giacomo Agostini, Hugh Anderson, Hans-Georg Anscheidt, Kork Ballington, Max Biaggi, Alex Crivillé, Mick Doohan, Stefan Dörflinger, Andrea Dovizioso, Geoff Duke, Wayne Gardner, Mike Hailwood, Nicky Hayden, Jorge Lorenzo, Daijiro Kato, Eddie Lawson, Marco Lucchinelli, Randy Mamola, Anton Mang, Jorge ‘Aspar’ Martinez, Angel Nieto, Dani Pedrosa, Wayne Rainey, Phil Read, Jim Redman, Kenny Roberts, Kenny Roberts Jr, Valentino Rossi, Jarno Saarinen, Kevin Schwantz, Barry Sheene, Marco Simoncelli, Freddie Spencer, Casey Stoner, John Surtees, Luigi Taveri, Carlo Ubbiali ou ainda Franco Uncini.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!