MotoGP 2024 Qatar – Miguel Oliveira qualifica em 14º e Jorge Martin garante a ‘pole’

Miguel Oliveira não passou à Q2 de MotoGP e assim vai arrancar de 14º para as corridas do GP do Qatar de MotoGP. A ‘pole’ ficou para Jorge Martin.

motogp

Depois de não conseguir o acesso direto à Qualificação 2 de MotoGP a contar para o Grande Prémio do Qatar, Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) foi então obrigado a enfrentar a sempre traiçoeira Qualificação 1, tendo claras ambições a terminar essa eliminatória como um dos dois pilotos mais rápidos em pista e assim poder discutir depois as 12 primeiras posições na grelha de partida para as corridas no circuito de Losail.

Infelizmente para as aspirações do piloto português, e mesmo tendo melhorado sempre os seus registos de volta rápida, o final de sessão não acabou da forma que queria.

Miguel Oliveira fechou a Q1 com o 4º tempo depois de ver Jack Miller (Red Bull KTM Factory) a dar tudo por tudo nos segundos finais e saltar para a segunda posição da tabela de tempos, fazendo descer o #88 da Trackhouse Racing de 3º para 4º, que acabou por não conseguir reagir nos momentos finais numa possível tentativa de reentrar nas duas primeiras posições.

A melhor volta de Miguel Oliveira na Q1 foi de 1m51.565s, que ficou depois a ver o seu companheiro de equipa Raul Fernandez, com a Aprilia RS-GP23, a ser o mais rápido em pista, com Jack Miller, conforme referimos, a acompanhar o piloto da Aprilia na passagem à Q2 de MotoGP.

Convém não esquecer que o piloto português terá de cumprir uma penalização de volta longa na corrida de domingo. Uma penalização que vem da temporada passada, precisamente do Grande Prémio do Qatar, quando Miguel Oliveira se envolveu num incidente na corrida Sprint com Aleix Espargaró e Enea Bastianini.

Leia também – MotoGP: O Guia Completo da temporada 2024

motogpJá na decisiva Q2 de MotoGP, e com um ritmo muito competitivo neste atual plantel da categoria rainha no Grande Prémio do Qatar, o verdadeiro ataque ao cronómetro, e à ‘pole position’, ficou reservado para os 7 minutos finais da qualificação.

Jorge Martin (Prima Pramac Racing) já tinha conseguido ser o mais veloz na primeira saída para a pista, e a verdade é que a sua volta em 1m50.789s provou ser demasiado rápida para todos os outros pilotos que bem se esforçaram para retirar o ‘Martinator’ do topo da tabela de tempos.

Aleix Espargaró (Aprilia Racing) foi aquele que mais se aproximou do espanhol da Prima Pramac Racing, mas o veterano piloto que defende há muitos anos as cores da casa de Noale não foi além da 2ª posição nesta qualificação.

A primeira linha da grelha de partida para as corridas de MotoGP do Grande Prémio do Qatar fica completa com a presença de Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team). O piloto da equipa de fábrica da Ducati, que está a lutar por um novo contrato, ficou a apenas 3 milésimos de Espargaró, que por sua vez foi apenas 0.083s mais lento do que Martin.

motogpRefira-se ainda que a volta de Jorge Martin é um novo recorde do circuito de Losail, sendo que o vice-campeão de MotoGP estava pronto para rodar ainda mais rápido.

Já nos segundos finais da Q2, e com a bandeira de xadrez praticamente a ser mostrada aos pilotos, Jorge Martin “pintou” de vermelho os primeiros setores de Losail, mas viu a sua volta final anulada por bandeiras amarelas que foram mostradas quando Brad Binder (Red Bull KTM Factory) não evitou uma queda quando estava precisamente a rodar à frente de Jorge Martin.

Nesta qualificação de MotoGP, a primeira da temporada 2024, temos ainda de destacar a prestação do estreante Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3), que para além de ter passado diretamente à Q2 conseguiu depois qualificar-se em 8º para o seu primeiro Grande Prémio.

Outro destaque para o facto de que nenhuma moto da Honda ou da Yamaha conseguiu passar à Q2. O melhor piloto aos comandos de uma moto japonesa em qualificação foi Johann Zarco (Castrol Honda LCR), que vai arrancar de 13º.

Veremos se nas corridas de Sprint ou de domingo as Honda e Yamaha conseguem superar as aparentes dificuldades em termos de ritmo, sendo certo que não convém esquecer que graças às novas regras das Concessões, a Honda e Yamaha podem desenvolver as suas motos ao longo da temporada.

Quer estar a par dos horários completos do Grande Prémio do Qatar de MotoGP? Apenas tem de clicar aqui !

Resultados da Qualificação de MotoGP do Grande Prémio do Qatar

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Racing) 1m50.789s

2 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) 1m50.872s

3 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) 1m50.875s

4 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) 1m50.913s

5 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 1m50.928s

6 – Marc Márquez (Gresini Racing) 1m50.961s

7 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) 1m51.019s

8 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) 1m51.130s

9 – Alex Márquez (Gresini Racing) 1m51.266s

10 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) 1m51.306s

14 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) 1m51.565s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!