Está terminado o Shakedown de MotoGP em Sepang, com o terceiro dia em que os pilotos de teste e alguns pilotos oficiais da categoria rainha puderam sair à pista. Mais uma vez a chuva torrencial no final do dia, algo tão típico da Malásia, acabou por encurtar o tempo de atividade em pista e com piso seco.
Tal como aconteceu nos dois dias anteriores, tivemos mais uma vez um RC16 no topo da tabela de tempos.
Depois de Dani Pedrosa no primeiro dia e Pol Espargaró no segundo dia terem colocado a KTM como a moto mais rápida do Shakedown, neste terceiro dia essa honra acabou por ficar para uma GasGas RC16, basicamente uma KTM com outras decorações.
Tudo porque Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) decidiu elevar ainda mais o seu nível, e conseguiu surpreender tudo e todos com uma volta em 1m58.189s.
Um registo impressionante tendo em conta que este é apenas o quarto dia do campeão de Moto2 aos comandos de um protótipo de MotoGP, com Pedro Acosta a continuar a revelar uma excelente adaptação à categoria maior do Mundial de Velocidade.
Acosta liderou a tabela de tempos ao longo da grande parte do terceiro dia de Shakedown em Sepang, e ficou a menos de duas décimas de conseguir rodar no segundo 57. Recordamos que o recorde do circuito malaio está na posse de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) com uma volta em 1m57.491s, registada no GP da Malásia do ano passado, na sua caminhada rumo ao bicampeonato.
Nem tudo correu de forma perfeita para Pedro Acosta e para a sua GasGas, pois uma queda na curva 11 acabou por relembrar o talentoso jovem espanhol de que em MotoGP é preciso estar sempre a 100% da atenção para evitar dissabores.
Para a KTM este foi um bom Shakedown.
Não só a marca austríaca viu uma RC16 terminar todos os três dias no topo da tabela de tempos, como as inovações aerodinâmicas, em específico o novo guarda-lamas dianteiro e laterais com efeito-solo, parecem estar a ajudar o protótipo KTM a ser mais rápido em pista.
Aproveitando a eficácia da RC16, o segundo piloto mais rápido do terceiro dia do Shakedown foi Pol Espargaró. O piloto de testes da KTM foi 0.066s mais lento do que Pedro Acosta, tendo ficado à frente de Johann Zarco. O francês da Castrol LCR Honda terminou com 1m58.400s como o seu melhor registo, batendo marginalmente o compatriota Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha).
Do ponto de vista técnico, o grande foco ao longo do Shakedown foram as novidades aerodinâmicas.
Todos os fabricantes trouxeram para Sepang diferentes pacotes aerodinâmicos que foram sendo testados para comparar o comportamento.
Na Aprilia vimos um particular foco na aerodinâmica da traseira com uma secção posterior renovada incluindo uns apêndices fixos ao braço oscilante, na Ducati parece que a direção a seguir com a Desmosedici GP24 será uma mistura da aerodinâmica da moto de 2023 com uma nova lateral com efeito-solo, na KTM apostam no já referido guarda-lamas dianteiro com asas, enquanto na Honda e na Yamaha continuam a trabalhar nas mais diversas opções aerodinâmicas sem que se consiga perceber, pelo menos de momento, qual será a especificação final em termos aerodinâmicos quer para a RC213V ou para a YZR-M1.
Convém, no entanto, não esquecer que, em face dos novos regulamentos de Concessões para 2024, Honda e Yamaha podem desenvolver o motor dos respetivos protótipos ao longo da temporada. Não serão obrigados a homologar uma especificação de motor que será usada ao longo da temporada.
Refira-se que todos os pilotos tiveram diversas motos para testar ao longo deste terceiro dia de Shakedown de MotoGP em Sepang. Nesse aspeto o destaque vai para Lorenzo Savadori. O italiano, piloto de testes da Aprilia Racing, ficou bastante atrasado em relação a Pedro Acosta na tabela de tempos.
Porém, Savadori foi “avisado” por Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, de que o departamento de competição da casa de Noale não se pode dar ao luxo de perder as RS-GP24 devido a quedas, pois não têm ainda todo o material de reposição disponível.
Savadori, por essa razão, não terá arriscado tanto na procura de tempos rápidos, e por outro lado terá estado em pista a fazer a “rodagem” às motos que serão usadas por Aleix Espargaró, Maverick Viñales e Miguel Oliveira no teste oficial de MotoGP em Sepang, que vai decorrer de 6 a 8 de fevereiro.
Nesse sentido, temos de referir que Lorenzo Savadori teve nada menos do que 6 Aprilia RS-GP24 para usar ao longo do terceiro dia do Shakedown!
Resultados do 3º dia do Shakedown de MotoGP em Sepang
1 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) 1m58.189s
2 – Pol Espargaró (piloto de testes KTM) +0.066s
3 – Johann Zarco (Castrol LCR Honda) +0.211s
4 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) +0.249s
5 – Dani Pedrosa (piloto de testes KTM) +0.289s
6 – Joan Mir (Repsol Honda) +0.328s
7 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha) +0.354s
8 – Luca Marini (Repsol Honda) +0.746s
9 – Cal Crutchlow (piloto de testes Yamaha) +0.794s
10 – Takaaki Nakagami (Idemitsu LCR Honda) +0.883s
11 – Michele Pirro (piloto de testes Ducati) +1.141s
12 – Lorenzo Savadori (piloto de testes Aprilia) +1.811s
13 – Stefan Bradl (piloto de testes Honda) +2.910s
Leia também – Resultados do 1º dia do Shakedown
Leia também – Resultados do 2º dia do Shakedown
Recordes oficiais de MotoGP em Sepang
Melhor volta: Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 1m57.491s (2023)
Melhor volta em corrida: Alex Márquez (Gresini Racing) 1m58.979s (2023)
Galeria de fotos do 2º dia de Shakedown de MotoGP em Sepang
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