MotoGP 2025 – Resultados e fotos do 2º dia de teste oficial de Buriram

Terminou a pré-temporada de MotoGP. Marc Márquez ‘assusta’ com o seu ritmo e velocidade pura, e Miguel Oliveira termina teste de Buriram em 19º.

motogp

Finalizou esta quinta-feira a pré-temporada 2025 de MotoGP, com a realização do segundo e derradeiro dia de teste oficial da categoria rainha em Buriram. Com o circuito Chang International a apresentar melhores condições para os pilotos levarem os seus protótipos ao limite, naturalmente os tempos por volta baixaram e a tabela de tempos combinados apresenta algumas novidades a destacar.

Porém, uma das novidades não é a presença de Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) como piloto mais rápido em pista.

O oito vezes campeão do Mundo já tinha sido o mais veloz no 1º dia de teste oficial de Buriram, mas hoje elevou o seu ritmo para um patamar inalcançável por qualquer outro piloto. Marc Márquez conseguiu parar o cronómetro na sua melhor volta em 1m28.855s!

O mais velho dos irmãos de Cervera foi mesmo o único piloto de MotoGP a conseguir descer ao segundo 28 no traçado tailandês, e ficou bastante perto do recorde absoluto da categoria rainha neste circuito, que é 1m28.700s na posse de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) desde o ano passado.

motogp

Porém, e para além da velocidade pura registada numa única volta, Marc Márquez ‘assusta’ a concorrência ao realizar uma simulação de corrida que permitiu obter um tempo médio por volta bastante melhor do que todos os restantes.

Na simulação de corrida em que completou 23 voltas, o #93 da Ducati de fábrica registou um tempo médio por volta de 1m30.378s. Para se ter melhor ideia do que significa esta simulação, o melhor tempo de volta em corrida foi obtido em 2023 por Marco Bezzecchi, então com uma Ducati, sendo 1m30.896s. Além disso, durante a simulação, Marc Márquez conseguiu rodar duas vezes no segundo 29, e numa dessas voltas fez mesmo 1m29.811s.

Tendo em conta que a temporada de MotoGP arranca precisamente com o Grande Prémio da Tailândia (28 de fevereiro a 2 de março), neste mesmo circuito, a performance de Marc Márquez nestes dois dias de teste oficial de Buriram, e mais precisamente no segundo dia, é um sério aviso a todos os seus rivais de que o piloto de Cervera está em grande forma.

Alex Márquez (Gresini Racing) continua a ser a ‘sombra’ do seu irmão mais velho, garantindo mais uma vez o 2º melhor tempo do teste. Fechou o dia a menos de duas décimas de Marc, o que também revela que o piloto da equipa satélite está bem adaptado à Ducati Desmosedici GP24.

motogp

E por falar em Desmosedici GP24, uma das grandes dúvidas no paddock de MotoGP estava em perceber qual será o motor homologado pela marca de Borgo Panigale para a sua equipa de fábrica. A confirmação oficial já chegou: vão utilizar o motor de 2024!

Davide Tardozzi, diretor desportivo da Ducati Lenovo Team, confirma que a decisão está tomada, e levou em conta o facto de que tanto Marc Márquez como Francesco Bagnaia não notaram que o motor V4 com especificação desenvolvida para 2025 seja uma melhoria absoluta em comparação com o motor do ano passado. E notaram que o novo motor apresenta alguns prontos muito fracos em comparação com o motor da GP24.

Tendo em conta que não existem certezas absolutas, e que os motores vão ficar ‘congelados’ esta e na próxima temporada, a Ducati Corse optou por descartar o motor de 2025 e manter todos os seus pilotos com o motor de 2024.

Sendo assim, teremos em pista seis Desmosedici GP, todas com o mesmo motor, mas no caso das motos da equipa de fábrica e a moto de Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46), a marca italiana irá usar algumas novidades ao nível da ciclística e eletrónica, e também aerodinâmica.

motogp

Uma das novidades, e boa surpresa, neste segundo dia do teste oficial de Buriram foi a prestação de Marco Bezzecchi.

O piloto da Aprilia Racing, que ficou com a missão de liderar o esforço da casa de Noale nos testes de pré-temporada devido à lesão de Jorge Martín, conseguiu uma volta em 1m29.060s, posicionando-se assim em terceiro na tabela de tempos e rodando mais rápido do que tinha sido o ano passado com uma Ducati.

Esta é também a melhor volta de sempre de uma Aprilia RS-GP no circuito Chang International.

Prosseguindo pela tabela de tempos, encontramos Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) em clara evolução aos comandos da nova KTM RC16, e a ser, claramente, o melhor piloto da marca austríaca, batendo mesmo o bicampeão Francesco Bagnaia.

O piloto da Ducati, depois de um primeiro dia com algumas dificuldades para encontrar o ritmo, conseguiu ascender à 5ª posição na tabela de tempos, mas a mais de meio segundo do seu companheiro de equipa.

Boas notícias, pelo menos em ambiente de teste, para a Honda. Se Luca Marini tinha sido o destaque no primeiro dia, hoje foi a vez de Joan Mir (Honda HRC Castrol) a conseguir colocar a sua RC213V em 6º. Resultados muito positivos para a Honda que depois das boas indicações em Sepang, confirmou em Buriram que está mais competitiva. E neste caso não é apenas um piloto a destacar-se, pois os pilotos Honda mais experientes conseguem entrar no Top 10 à vez.

Por falar em Top 10, logo atrás de Mir ficou Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46), com Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) a voltar a reclamar para si o lugar de melhor piloto da casa de Iwata em 8º. Novidade positiva também a prestação de Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3), que fechou o teste com o 9º tempo, e novamente Jack Miller (Prima Pramac Yamaha) a ser 10º.

O melhor “rookie” em pista foi Ai Ogura, com o piloto japonês e campeão de Moto2 a colocar a sua Aprilia RS-GP25 da Trackhouse Racing em 11º.

Quanto a Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha), e tendo em conta que nem tudo correu bem com alguns problemas na sua moto no dia anterior, o seu registo de tempos foi de evolução de sessão para sessão.

Começou por fazer a sua melhor volta na FP3 com um tempo de 1m30.561s, quase dois décimos melhor do que no primeiro dia, e depois na FP4 voltou a melhorar o seu registo com um tempo de 1m30.089s.

Isto significa que Miguel Oliveira foi 19º na tabela de tempos combinados ao fim de dois dias de teste oficial de Buriram, e embora a diferença que separa o #88 para Marc Márquez seja superior a 1,2 segundos, olhando para os tempos dos pilotos imediatamente à sua frente, é possível verificar que as diferenças para o Top 10 são muito curtas, na ordem das três décimas de diferença para o seu companheiro de equipa Jack Miller.

Aguardamos agora pelas declarações de Miguel Oliveira em reação ao teste oficial de Buriram.

Resultados do 2º dia de teste de Buriram de MotoGP (tempos combinados FP1 + FP2 + FP3 + FP4)

1 – Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) – 1m28.855s

2 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m29.034s

3 – Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) – 1m29.060s

4 – Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) – 1m29.133s

5 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m29.378s

6 – Joan Mir (Honda HRC Castrol) – 1m29.399s

7 – Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46) – 1m29.454s

8 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m29.596s

9 – Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3) – 1m29.606s

10 – Jack Miller (Prima Pramac Yamaha) – 1m29.617s

19 – Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha) – 1m30.089s

Leia também – MotoGP 2025: Resultados do 1º dia de teste oficial de Buriram

Galeria de fotos teste oficial de Buriram

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!