InícioDesportoMotoGP 2025 Tailândia – Miguel Oliveira 8º no Treino Livre 1

MotoGP 2025 Tailândia – Miguel Oliveira 8º no Treino Livre 1

Miguel Oliveira abre o Grande Prémio da Tailândia com o 8º tempo no Treino Livre 1 de MotoGP. Marc Márquez foi o mais rápido em pista.

-

Foram meses de espera e muita antecipação que separaram a última corrida de 2024 do primeiro evento da temporada 2025 de MotoGP. O Grande Prémio da Tailândia é apenas o primeiro de 22 Grandes Prémios daquela que será a mais longa temporada de sempre da história do campeonato, e o Treino Livre 1 realizou-se esta madrugada (hora portuguesa) no circuito Chang International, e onde tivemos em ação Miguel Oliveira.

O piloto português estreia-se aos comandos da sua nova Yamaha YZR-M1, que ostenta o famoso #88 nas suas carenagens e que claramente identifica o piloto de Almada, sendo que esta temporada também se estreia como piloto da nova equipa satélite Prima Pramac Yamaha.

Neste Treino Livre 1 de MotoGP a contar para a ronda inaugural da temporada, Miguel Oliveira iniciou a sua atividade em pista de forma algo discreta em termos de tempos.

O #88 ficou-se inicialmente pelos lugares na segunda metade da tabela de tempos da categoria rainha, replicando as performances dos restantes pilotos da Yamaha, exceção feita a Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que rapidamente se posicionou entre os mais velozes no Chang International.

Leia também – MotoGP 2025: Horários do Grande Prémio da Tailândia

- PUBLICIDADE -

motogp

A meio da sessão que abriu este primeiro dia de Grande Prémio da Tailândia já Miguel Oliveira se posicionava no Top 10, mais precisamente com o 8º tempo. E foi nessa posição que permaneceu por um largo período, nomeadamente antes dos pilotos iniciarem verdadeiramente o ataque ao cronómetro antes da bandeira de xadrez finalizar o Treino Livre 1.

A cerca de 6 minutos do fim do treino ainda Miguel Oliveira permanecia na box da Prima Pramac Yamaha, sendo que nesse momento descia algumas posições para fora do Top 10.

Porém, o português rapidamente entrou em pista para uma derradeira saída, e tal como aconteceu com o seu companheiro de equipa Jack Miller, também iniciou uma série de voltas rápidas que resultaram numa melhor volta de Miguel Oliveira em 1m30.018s. Ligeiramente menos de seis décimas de diferença para o mais rápido em pista.

Um registo que já é melhor do que aquela que tinha sido a sua melhor volta durante o teste oficial de MotoGP em Buriram, e que foi de 1m30.089s. O seu melhor tempo foi obtido na 18ª passagem pela linha de meta, sendo que o português realizou um total de 19 voltas ao longo desta sessão matinal do Grande Prémio da Tailândia.

Quanto ao topo da tabela de tempos do Treino Livre 1 de MotoGP, a primeira posição foi praticamente monopolizada por Marc Márquez (Ducati Lenovo Team). O espanhol que já tinha sido o mais veloz do teste aqui realizado há cerca de duas semanas, voltou a deixar um sério aviso aos seus rivais.

Leia também – MotoGP: O Guia Completo da temporada 2025

- PUBLICIDADE -

motogp

Marc Márquez parou o cronómetro em 1m29.423s, um tempo que obteve logo à 6ª das 18 voltas que cumpriu ao traçado tailandês, e que fica ainda longe do 1m28.855s que conseguiu registar durante o teste de Buriram na pré-temporada.

Atrás do espanhol que parece estar de regresso aos seus tempos áureos, terminou Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46), a 0.158s de diferença, enquanto Fabio Quartararo viria mesmo a ser o terceiro mais veloz em pista e a 0.342s de diferença de Márquez.

Neste Treino Livre 1 de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Tailândia podemos ainda destacar as prestações de Jack Miller que foi quarto classificado, Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) que foi quinto, e um surpreendente “rookie” Ai Ogura, que tal como o seu companheiro de equipa Raul Fernandez estrearam a nova decoração Gulf da Trackhouse Racing, sendo que o campeão em título de Moto2 foi mesmo o sexto mais veloz no TL1.

Quem parece estar com maiores dificuldades para se encontrar em pista é o duas vezes campeão de MotoGP. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), sentiu muitas dificuldades para se manter dentro dos limites de pista, sofrendo várias saídas de pista ao longo da sessão. ‘Pecco’ esteve em contraste com o seu companheiro de equipa Marc Márquez, mas o italiano é conhecido por conseguir evoluir ao longo do fim de semana, pelo que não o devemos descartar dos bons resultados.

Resultados do Treino Livre 1 de MotoGP do GP da Tailândia

1 – Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) – 1m29.423s
2 – Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46) – 1m29.581s
3 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m29.765s
4 – Jack Miller (Prima Pramac Yamaha) – 1m29.840s
5 – Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) – 1m29.851s
6 – Ai Ogura (Trackhouse Racing) – 1m29.919s
7 – Alex Márquez (BK8 Gresini Racing) – 1m29.944s
8 – Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha) – 1m30.018s
9 – Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3) – 1m30.054s
10 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m30.141s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -