MotoGP – A história da Suzuki GSV-R e GSX-RR

Viajamos pela história da Suzuki Racing em MotoGP. Aqui ficam alguns detalhes dos protótipos da marca japonesa, da GSV-R à GSX-RR.

suzuki

No final de um ano em que, infelizmente, sabemos já que deixaremos de ter a Suzuki envolvida a nível oficial na competição, embora no Mundial de Resistência FIM ainda se mantenha vivo um projeto recheado de títulos e a GSX-R1000R em pista através da Yoshimura SERT Motul, somos obrigados a viajar na história da casa de Hamamatsu na categoria MotoGP do Mundial de Velocidade para ficar a conhecer melhor a história

A Suzuki foi a “casa” para alguns dos melhores pilotos do mundo, e até campeões, mostrarem o seu talento aos comandos dos protótipos japoneses. E na era mais recente dos motores a 4 tempos vimos em pista duas Suzuki diferentes: a GSV-R e a GSX-RR.

A Suzuki GSV-R foi a resposta da Suzuki Racing à introdução dos motores a 4 tempos de 990 cc. A moto chegou às pistas de MotoGP em 2002, poucos anos depois da Suzuki ter conquistado o título pelas mãos de Kenny Roberts Jr. em 2000, então aos comandos da icónica RGV500.

suzukiA GSV-R trouxe as motos azuis para uma era moderna do motociclismo de competição, apostando no motor V4 e permitindo aos mais diversos pilotos conseguirem resultados bastante interessantes em MotoGP. No entanto a Suzuki GSV-R nunca chegou a saborear o título da categoria rainha.

A primeira versão da GSV-R de 2002 foi denominada internamente na Suzuki Racing como XRE0, sendo que ao longo dos anos a marca alterou ligeiramente essa denominação técnica para XRE1, XRE2, XRE3 e ainda a XRE4 a cada passagem de temporada até 2006.

Depois acompanhou a mudança de cilindrada em 2007, quando o regulamento técnico de MotoGP obrigou os fabricantes a usarem motores de cilindrada 800 cc. O nome de código na Suzuki Racing mudou para XRG0, seguiu-se a XRG1 no ano seguinte, e por fim a XRG2 em 2009, que foi utilizada até à retirada de MotoGP no final de 2011.

Depois de alguns anos a trabalhar longe dos holofotes de MotoGP, a Suzuki Racing decidiu regressar em força à categoria rainha. Desde 2012 a nova Suzuki GSX-RR, que abandonou o icónico motor V4 em favor de um tetracilíndrico em linha, foi sendo desenvolvida com o objetivo de permitir à casa de Hamamatsu anunciar o seu regresso ao MotoGP.

suzukiA primeira corrida oficial da GSX-RR aconteceu na derradeira corrida da temporada 2014, o Grande Prémio de Valência. O piloto que ficou encarregue de estrear a moto foi o francês Randy de Puniet, que acabou por abandonar a corrida.

Na temporada 2015 assistimos então ao regresso a tempo inteiro da Suzuki ao MotoGP. A versão de competição da GSX-RR foi pilotada nessa temporada pelos espanhóis Aleix Espargaró e Maverick Viñales. Ficámos também a conhecer a denominação da equipa: Team Suzuki Ecstar. Um nome que viria a perdurar até ao fim de 2022.

Sem contar com os pilotos convidados ou de teste, a Suzuki GSX-RR foi pilotada pelos já referidos Aleix Espargaró e Maverick Viñales, Andrea Iannone, Alex Rins e Joan Mir.

O projeto GSX-RR foi bastante bem-sucedido em termos de resultados, destacando-se a conquista do título de pilotos em 2020 por Joan Mir, temporada em que a Suzuki Ecstar foi também a melhor equipa de MotoGP.

E agora que ficou a saber um pouco mais da história das Suzuki GSV-R e GSX-RR em MotoGP, veja de seguida as fotos de cada versão e os resultados em destaque.

GSV-R – 2002

suzukiPilotos: Sete Gibernau, Kenny Roberts Jr., Akira Ryo, Yukio Kagayama

Resultados: 2 pódios, 3º lugar no campeonato de construtores

GSV-R – 2003

suzukiPilotos: John Hopkins, Kenny Roberts Jr., Akira Ryo, Yukio Kagayama

Resultados: 0 pódios, 5º lugar no campeonato de construtores

GSV-R – 2004

suzukiPilotos: John Hopkins, Kenny Roberts Jr., Gregorio Lavilla, Yukio Kagayama

Resultados: 0 pódios, 5º lugar no campeonato de construtores

GSV-R – 2005

suzukiPilotos: John Hopkins, Kenny Roberts Jr., Nobuatsu Aoki

Resultados: 1 pódio, 5º lugar no campeonato de construtores

GSV-R – 2006

suzukiPilotos: John Hopkins, Chris Vermeulen, Kousuke Akiyoshi

Resultados: 1 pódio, 3 “pole position”, 4º lugar no campeonato de construtores

GSV-R – 2007

Pilotos: John Hopkins, Chris Vermeulen, Kousuke Akiyoshi, Nobuatsu Aoki

Resultados: 1 vitória, 8 pódios, 1 “pole position”, 4º lugar no campeonato de construtores

GSV-R – 2008

Pilotos: Loris Capirossi, Chris Vermeulen, Ben Spies, Kousuke Akiyoshi, Nobuatsu Aoki

Resultados: 3 pódios, 4º lugar no campeonato de construtores

GSV-R – 2009

Pilotos: Chris Vermeulen, Loris Capirossi

Resultados: 0 pódios, 4º lugar no campeonato de construtores

GSV-R – 2010

Pilotos: Alvaro Bautista, Loris Capirossi

Resultados: 0 pódios, 4º lugar no campeonato de construtores

GSV-R – 2011

Pilotos: Alvaro Bautista, John Hopkins

Resultados: 0 pódios, 4º lugar no campeonato de construtores

GSX-RR – 2015

Pilotos: Maverick Viñales, Aleix Espargaró

Resultados: 0 pódios, 4º lugar no campeonato de construtores

GSX-RR – 2016

Pilotos: Maverick Viñales, Aleix Espargaró

Resultados: 1 vitória, 4 pódios, 4º lugar no campeonato de construtores

GSX-RR – 2017

Pilotos: Alex Rins, Andrea Iannone, Takuya Tsuda, Sylvain Guintoli

Resultados: 0 pódios, 4º lugar no campeonato de construtores

GSX-RR – 2018

Pilotos: Alex Rins, Andrea Iannone, Sylvain Guintoli

Resultados: 9 pódios, 4º lugar no campeonato de construtores

GSX-RR – 2019

Pilotos: Alex Rins, Joan Mir, Sylvain Guintoli

Resultados: 2 vitórias, 3 pódios, 4º lugar no campeonato de construtores

GSX-RR – 2020

suzukiPilotos: Alex Rins, Joan Mir

Resultados: 3 vitórias, 11 pódios, 3º lugar no campeonato de construtores, título de pilotos e título de equipas

GSX-RR – 2021

Pilotos: Alex Rins, Joan Mir

Resultados: 7 pódios, 3º lugar no campeonato de construtores

GSX-RR – 2022

Pilotos: Alex Rins, Joan Mir, Kazuki Watanabe, Takuya Tsuda, Danilo Petrucci

Resultados: 2 vitórias, 4 pódios, 5º lugar no campeonato de construtores