MotoGP – Grande Prémio de Portugal oficializado para 22 a 24 de março

O Autódromo Internacional do Algarve está oficializado como um dos palcos de 2024. Grande Prémio de Portugal acontece de 22 a 24 de março.

grande prémio de portugal

O calendário provisório para a temporada 2024 de MotoGP, que a Revista MotoJornal divulgou em momento oportuno, já antevia a realização do Grande Prémio de Portugal no próximo ano. Mas faltava ainda garantir de forma oficial que o Autódromo Internacional do Algarve seria, mais uma vez, um dos palcos de um Grande Prémio.

E foi então no dia que marca o arranque do Grande Prémio da Comunidade Valenciana e que finaliza a temporada 2023, numa conferência de imprensa realizada no AIA, que ficámos a saber que o acordo está assinado e assim o Grande Prémio de Portugal está garantido!

Em declarações à Sport TV, o presidente da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), o português Jorge Viegas, já tinha deixado “escapar”, momentos antes do evento no AIA, que o circuito algarvio voltaria a receber corridas de MotoGP, Moto2 e Moto3.

“Ficou confirmado ontem”, começou por referir, antes de apontar o dedo às dificuldades que existiram para se chegar a este novo acordo: “Têm de perguntar ao governo português. Não digo muito mais do que isso. A verdade é que não foi fácil. As pessoas não têm noção do que se passa para se conseguir garantir este Grande Prémio, nomeadamente. Dou os meus parabéns ao Paulo Pinheiro, nunca desistiu, e a verdade é que ontem ficou confirmado. Só espero que quem tem responsabilidades veja o que representa para o país este GP. Já nem falo em termos desportivos, mas em termos económicos, nomeadamente para a região do Algarve. Que comecem a assegurar o Grande Prémio por vários anos, isto assim é um sufoco, não vale a pena estarmos a trabalhar assim. Temos de trabalhar com tempo. As pessoas que têm o poder que assumam as suas responsabilidades. Não é só prometer, há que fazer!”, pediu Jorge Viegas.

Não foi preciso esperar muito mais para que em plena tarde algarvia esse acordo fosse tornado público.

Com Miguel Oliveira a marcar presença no Autódromo Internacional do Algarve, pois não compete este fim de semana em Valência em virtude de estar lesionado, e com o piloto português a mostrar-se muito satisfeito por voltar a poder competir na categoria rainha em frente aos fãs portugueses, ficámos hoje a saber que o Grande Prémio de Portugal de MotoGP vai acontecer mesmo de 22 a 24 de março.

Confirma-se que o traçado algarvio será o palco para a segunda ronda da temporada 2024, a primeira em solo europeu, numa temporada que, se todos os Grandes Prémios previstos se realizarem, será a mais longa temporada de sempre de MotoGP com um total de 22 Grandes Prémios e 44 corridas.

Falta agora perceber se as entidades governamentais, tal como refere Jorge Viegas, serão capazes de entender a mais-valia de se continuar a realizar o Grande Prémio de Portugal, permitindo assim aos responsáveis do Autódromo Internacional do Algarve trabalhar com mais tempo em cada edição de MotoGP, em vez de estarem sempre a “correr contra o tempo” e a negociar contratos anuais, como aconteceu e continua a acontecer atualmente.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!