MotoGP – Mooney VR46 oficializa saída de Luca Marini

A ligação de Luca Marini à Mooney VR46 termina no final desta temporada. O piloto italiano estará a caminho da Repsol Honda.

luca marini

Após muitas semanas de rumores e informações de paddock que tardavam em confirmar-se, na manhã deste segundo dia de Grande Prémio da Comunidade Valenciana de MotoGP finalmente tivemos novidades sobre o futuro de Luca Marini.

O piloto italiano está de saída da equipa Mooney VR46, propriedade do seu irmão Valentino Rossi. Foi a própria equipa a confirmar esta saída há minutos diretamente a partir do paddock do circuito Ricardo Tormo em Valência.

Luca Marini competiu e defendeu as cores da Mooney VR46 ao longo de seis temporadas, e a corrida de domingo em Valência será então a última.

Com esta confirmação, está então aberto o caminho para que Luca Marini seja agora oficializado como novo piloto da Repsol Honda, equipa que anda há várias semanas à procura de um piloto substituto para Marc Márquez, o oito vezes campeão do mundo e que aqui em Valência faz a sua despedida da equipa de fábrica da Honda.

Alberto Puig, diretor desportivo da Repsol Honda, apesar de nunca confirmar negociações com nenhum piloto, não escondia a necessidade urgente de garantir um piloto para pilotar a Honda RC213V com as cores da Repsol Honda ao lado de Joan Mir. E tudo indica que esse piloto será então Luca Marini.

Falta saber quantos anos de contrato o italiano terá com a Honda. Caso tenha assinado um contrato de um ano, consegue negociar um novo contrato em conjunto com praticamente todos os outros pilotos de MotoGP. Se assinou por dois anos ficará em contraciclo, pois estará com contrato válido quando os outros pilotos estarão em plenas negociações.

A Repsol Honda deverá anunciar a contratação de Luca Marini em breve.

Em reação a esta saída da equipa com a qual competiu ao longo das últimas seis temporadas, Luca Marini, de 26 anos, não esconde as emoções:

“Passei a maior parte da minha carreira no campeonato nesta equipa, por isso muitos dos momentos mais importantes da minha carreira até agora estão ligados a este grupo de pessoas. Crescemos muito juntos e conquistámos muitas satisfações. Esta será minha última corrida com a Mooney VR46 Racing Team. Pensei muito antes de tomar esta decisão e avaliei os novos desafios que enfrentarei. Deixo uma equipa fantástica que contribuiu para o meu crescimento e conhecimento dos aspetos técnicos e da complexidade que caracterizam este tipo de desporto. É hora de abraçar um novo caminho com entusiasmo, sem negar o que já aconteceu, mas com os olhos focados no futuro”, referiu o piloto italiano.

Se Luca Marini está a caminho da Repsol Honda, convém também dizer que neste momento é a Mooney VR46 que se encontra à procura de um piloto para substituir o italiano.

Tendo em conta a lista de pilotos disponíveis, a hipótese mais forte para ocupar esse lugar será o também italiano Fabio di Giannantonio, que sabe que não fica na Gresini Racing, e que já garantiu que estará presente nos testes de Valência, dando a ideia de que tem já um acordo finalizado com uma equipa, neste caso a Mooney VR46.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!