MotoGP – Os recordes, estatísticas e momentos para recordar da temporada 2023

A temporada 2023 de MotoGP terminou em grande. Aqui ficam todos os recordes, estatísticas e momentos para recordar.

motogp

Estamos já todos de olhos postos na temporada 2024 de MotoGP, que, mais uma vez, promete vir a ser excitante e com um recorde de 22 Grandes Prémios no calendário. Teremos por isso um incrível ano com 44 corridas!

Mas antes de passarmos completamente o nosso foco para a próxima temporada, convém ficar a par de todos os recordes e estatísticas relevantes de MotoGP na temporada 2023.

Vamos então ver todos os números de uma temporada que terminou com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) como campeão da categoria rainha.

motogpRECORDES E ESTATÍSTICAS

– 15 pilotos e 60 pódios – Em 2023, 15 pilotos (68,2% do total de pilotos a tempo inteiro do campeonato) terminaram no pódio de um Grande Prémio, igualando o recorde desde a introdução das MotoGP em 2002, e que tinha sido registado em 2020 e 2021.

– Prosecco para todos – Todos os fabricantes estiveram no pódio de um Grande Prémio de MotoGP em 2023, e três deles conseguiram mesmo vencer corridas de Grande Prémio. A KTM não conseguiu vencer, mas obteve duas vitórias nas corridas Sprint.

– Poder aos Independentes – A Prima Pramac Racing conseguiu o título de Equipas em MotoGP. É a primeira equipa Independente a conseguir durante a era MotoGP. Jorge Martin também se consagrou como o melhor piloto Independente.

–  10 vitórias para pilotos Independentes – Jorge Martin venceu por 4 vezes, Marco Bezzecchi venceu por 3 vezes, enquanto Alex Rins, Johann Zarco e Fabio di Giannantonio venceram por uma vez.

– Pódio 100% para Independentes – Antes de 2023, o pódio de uma corrida na era MotoGP apenas tinha sido completamente para pilotos Independentes por duas vezes. Foi no Qatar em 2004 e em Portugal em 2020. Este ano tivemos um pódio 100% para piloto Independentes por duas vezes: Argentina com Bezzecchi, Zarco e Alex Márquez, e em França com Bezzecchi, Martin e Zarco.

– Recorde para a Ducati – A vitória de Francesco Bagnaia em Valência foi a 17ª da temporada para a Ducati em MotoGP. É um novo recorde de vitórias para um único fabricante numa só temporada. Com Bagnaia e Zarco no pódio, a Ducati está numa sequência de 46 corridas consecutivas com pelo menos um piloto no pódio.

– Especialistas das Sprint – Jorge Martin, vice-campeão, foi claramente o piloto que mais se destacou nas corridas MotoGP Sprint em 2023: nove vitórias! Francesco Bagnaia com 4 vitórias em Sprint foi o segundo melhor, Brad Binder e Alex Márquez com duas, e Aleix Espargaró e Marco Bezzecchi com uma cada um. Jorge Martin, a sublinhar ainda mais a sua especialidade para dominar nas corridas Sprint, consegue ser o único piloto a somar pontos em todas as Sprint e obteve um total de 14 pódios.

motogpMOMENTOS PARA RECORDAR

– GP de Portugal – Aleix Espargaró participou no seu GP #218 e subiu a quarto piloto com maior número de Grandes Prémios disputados na categoria rainha. Valentino Rossi continua a ser o piloto no topo da lista com 372 Grandes Prémios da categoria rainha, à frente de Andrea Dovizioso com 248 e Alex Barros com 245. Aleix Espargaró é agora o quarto da lista com 237.

– GP da Argentina – Marco Bezecchi conseguiu a sua primeira vitória em MotoGP. Naquele momento oito pilotos ainda não tinham vitórias na categoria rainha.

– GP das Américas – Alex Rins tornou-se no oitavo piloto a conseguir vencer com duas marcas diferentes na era MotoGP. Outros pilotos que o conseguiram foram Jack Miller, Andrea Dovizioso, Casey Stoner, Jorge Lorenzo, Maverick Viñales, Max Biaggi e Valentino Rossi.

– GP de Espanha – Francesco Bagnaia igualou Max Biaggi como piloto italiano com mais vitórias na categoria rainha.

– GP de França – Em Le Mans foi registado um novo recorde de público no circuito: 278.805 espectadores nas bancadas ao longo do fim de semana!

– GP de Itália – Francesco Bagnaia voltou a conseguir o denominado Grand Slam: “pole position”, melhor volta em corrida, liderou todas as voltas da corrida, e venceu o Grande Prémio. Já no GP de Espanha tinha feito.

motogp– GP da Alemanha – Com 233.196 fãs no circuito, o Grande Prémio da Alemanha foi o evento desportivo com maior afluência na Alemanha e o maior alguma vez realizado em Sachsenring.

– GP dos Países Baixos – Francesco Bagnaia conseguiu a sua 15ª vitória em MotoGP, igualando Andrea Dovizioso como o terceiro italiano com maior número de vitórias na categoria rainha. Valentino Rossi lidera com 89 vitórias, seguido de Giacomo Agostini com 68.

– GP da Grã-Bretanha – Aleix Espargaró tornou-se no nono vencedor diferente nas últimas nove corridas disputadas em Silverstone. Lorenzo (2013), Márquez (2014), Rossi (2015), Viñales (2016), Dovizioso (2017), Rins (2019), Quartararo (2021) e Bagnaia (2022).

– GP da Grã-Bretanha – David Alonso venceu pela primeira vez em Moto3 e tornou-se no primeiro piloto colombiano a vencer no Mundial de Velocidade. A Colômbia tornou-se no 13º país a vencer nesta classe, e o 30º País a vencer nos Grandes Prémios.

– GP da Áustria – Francesco Bagnaia venceu o GP e tornou-se no terceiro piloto italiano mais bem-sucedido na categoria rainha. Foi também o seu 50º pódio na carreira dos Grandes Prémios. A fez o “duplo Grand Slam”: tanto na Sprint como na corrida principal fez a “pole position”, melhor volta da corrida, vitória nas duas corridas.

– GP da Catalunha – Aleix Espargaró conseguiu a sua terceira vitória em MotoGP. Esta foi também a terceira vitória da Aprilia na categoria rainha.

– GP de São Marino – Wildcard e piloto da KTM, Dani Pedrosa, terminou a corrida em 4º. O melhor resultado de um wildcard em piso seco na era MotoGP.

– GP da Índia – Marco Bezzecchi conseguiu o seu primeiro Grand Slam.

– GP do Japão – Marc Márquez terminou em 3º e passou a lenda Angel Nieto na lista de pilotos com maior número de pódios na categoria rainha. Marc Márquez tinha então 140 pódios, sendo o quinto piloto da lista, atrás de Jorge Lorenzo que com 152 pódios está em quarto.

– GP da Indonésia – Francesco Bagnaia venceu depois de ter qualificado em 13º, tornando-se no primeiro piloto desde 2006 – Marco Melandri na Turquia – a vencer um GP em piso seco depois de arrancar abaixo de 12º. Esta foi também a vitória #500 para a Michelin em MotoGP.

– GP da Austrália – Johann Zarco tornou-se no segundo piloto a vencer uma corrida da categoria rainha pela primeira vez, e o quinto piloto francês a vencer na categoria rainha.

– GP da Tailândia – Com 0.253s a separarem Martin e Bagnaia, que cruzou a meta em 3º antes de ser promovido a 2º, esta foi a quarta corrida de sempre com a menor diferença entre os pilotos que terminaram no pódio. Com Raul Fernandez a terminar em 15º a 15.093s do vencedor, esta foi também a segunda corrida da história em que os quinze primeiros terminaram mais próximos.

– GP da Malásia – Enea Bastianini venceu pela primeira vez em 2023 em MotoGP, a sua quinta vitória na carreira na categoria rainha, a primeira desde Aragão em 2022. Todas as vitórias de Bastinanini são com Ducati.

– GP do Qatar – Fabio di Giannantonio tornou-se no terceiro piloto a estrear-se a vencer em MotoGP em 2023. Desde a temporada 2020 são já 12 os pilotos que conseguiram vencer pela primeira vez em MotoGP.

– GP do Qatar – Fabio di Giannantonio tornou-se no sexto piloto Ducati a vencer, registando assim um novo recorde de maior número de pilotos diferentes a vencer com um fabricante numa só temporada.

– GP da Comunidade Valenciana – Depois do campeonato ter sido discutido até à última em 2022, em 2023 aconteceu o mesmo. Foi a primeira vez desde que começou a era MotoGP que isto aconteceu em duas temporadas consecutivas.

– Vencedores consecutivos – Esta foi a primeira temporada em que não tivemos vencedores consecutivos de corridas de Grande Prémio de MotoGP, desde que o campeonato começou em 1949.

– 2.857.925 – Este é o número total de fãs que marcaram presença nos circuitos de MotoGP ao longo da temporada 2023. É uma das melhores temporadas de sempre, e só na primeira metade da temporada um recorde de 1.6 milhões de fãs marcaram presença nos circuitos.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!