Motos elétricas também já são banidas de estradas específicas!

As motos elétricas também estão banidas das estradas da região alemã do Alto Taunus nos fins de semana de abril a outubro.

motos elétricas

A sociedade atual e os seus governantes tentam por todos os meios encontrar formas de reduzir a pegada ecológica que todos nós deixamos no planeta Terra. A intenção dos governos é que os cidadãos utilizem veículos menos poluentes, e as motos elétricas são uma solução.

Seja com atitudes proativas como a reciclagem de diferentes materiais, iniciativas de poupança, por exemplo de água, um assunto que atualmente está na “moda” em Portugal devido à falta deste bem essencial, mas também modificação de uma série de hábitos por parte dos cidadãos.

E um dos hábitos preferidos dos motociclistas é pegar na sua moto e dar um passeio por uma bela estrada de montanha recheada de curvas.

Atualmente, vários países, ou melhor, algumas regiões de vários países europeus já anunciam impedimento de circulação em determinados percursos que muitos motociclistas tinham como garantidos. Verdadeiros “pedaços de paraíso” de curvas, estradas e passagens em alta montanha que são muito populares para todos aqueles que desfrutam do prazer de andar de moto.

motos elétricasA mais recente proibição de circulação diz respeito à famosa zona montanhosa do Alto Taunus, no estado de Hessen, Alemanha.

De acordo com diversos relatos e informações da associação alemã de seguradoras dedicadas à indústria das duas rodas, a BDVM, os governantes do Alto Taunus emitiram uma lei que proíbe a circulação nestas estradas de montanha durante os fins de semana entre os meses de abril e outubro de cada ano.

Esta não seria uma proibição especial ou fora do comum, não fosse o caso desta lei do estado de Hessen não distinguir entre motos equipadas com motor a combustão interna e as motos elétricas, que emitem zero emissões poluentes enquanto circulam na estrada.

A atual lei que impede os motociclos de circularem nas estradas do Alto Taunus aos fins de semana refere apenas “motociclos”. E sobre essa questão, a BDVM contactou os legisladores de Hessen e a autoridade que regula o tráfego rodoviário.

A resposta que esta associação recebeu não foi a esperada. Tudo porque “O termo motociclo inclui os veículos que estão definidos no Código da Estrada. E um motociclo é um veículo de duas rodas com um motor com cilindrada superior a 50 cc e uma velocidade máxima superior a 45 km/h”.

À luz da lei, um motociclo tem uma determinada definição, independentemente se utiliza motor a combustão ou motor elétrico.

motos elétricasTendo em conta que os governos estão a justificar a imposição de limites à circulação em várias zonas da Europa, principalmente nas cidades, mas também em zonas rurais ou bastante visitadas por turistas, devido às emissões de gases e ruído das motos, esta decisão alemã acaba por ser incompreensível para muitos, pois as motos elétricas não emitem gases poluentes derivados da combustão, e a nível de poluição sonora não existe comparação com os convencionais motores a combustão.

Neste momento parece que já nem as motos elétricas estão a salvo de serem banidas das estradas, e motos como a nova Energica Experia, uma elétrica desenhada precisamente a pensar numa utilização em viagem em percursos de montanha, ficam assim também impedidas de desfrutar destes ambientes.