Museu Yamaha Collection Hall

A Yamaha Motor Europe apresentou a sua colecção de motos no final de Setembro passado, um conjunto histórico que está reunido nas suas instalações em Amesterdão pronto a inspirar e ajudar a reviver os maiores feitos da marca desde que abriu portas no velho continente.

Texto Marcos Leal • Fotos Yamaha e Marcos Leal

Em Setembro do ano passado, foi com pompa e circunstância, reunindo os mais distintos meios da imprensa europeia e nomes históricos da marca, como Giacomo Agostini, Christian Sarron, Stephan Peterhansel e Stefan Everts, que Eric de Seynes, Presidente da Yamaha Motor Europe, desvendou uma surpreendente colecção de motos.

Ao longo da sua existência, a Yamaha Europa tem vindo a reservar para si algumas motos emblemáticas, quer do ponto de vista desportivo, como comercial. Além das unidades que a casa mãe europeia guardou, juntam-se agora outras, provenientes dos armazéns de muitos dos importadores da marca dos três diapasões.

Pela quantidade e imponência, a colecção de motos de Rally destaca- se, muitas das quais participaram na mítica prova Dakar, com unidades desde uma XT400 de 1976 de Christian Rayer ou a XT500 que participou no primeiro Paris-Dakar com Jean Claude Olivier. Para os amantes de MX, destaca-se a YZ450F Campeã do Mundo de Stefan Everts e para quem tem a paixão pelas pistas de asfalto são incontornáveis as diversas TZ dos setenta, até motos bastante mais recentes como a YZF-R1 Campeã Mundial de Superbikes em 2009 nas pelas mãos de Ben Spies.

Pela sua beleza muito especial, confesso que perdi mais tempo a olhar para a YZF-R7 que Noriyuki Haga usou em 1999. No lado das motos de série a oferta é igualmente ecléctica com alguns exemplares únicos como o protótipo de 2007 da MT-03 ou a BW´s 1 milhão, dourada, passando por unidades como a Yamaha MF1 de 1961 e a XJ650 Turbo de 86.

Não estando presentes nesta colecção foram ainda mostradas imagens de motos tão interessantes como uma scooter de quatro rodas, com algumas semelhanças com o que é hoje a Tricity, e uma T-Max com o monobraço frontal semelhante ao de uma GTS1000, produtos estudados, em parte, pela Yamaha Europa.

Durante a apresentação, que ocorreu em Setembro passado, sentiu-se a grande importância e valor emotivo que este conjunto tem para a marca e em especial para Eric de Seynes. “O Collection Hall da Yamaha Motor Europe, é dedicado à memória do nosso passado na competição e à memória da tecnologia que faz acelerar o coração dos nossos clientes. É uma casa para o modelos mais emblemáticos e tem dois propósitos: em primeiro serve para inspirar os nossos engenheiros e designers nos seus processos de criação de futuros modelos e em segundo suportar a credibilidade e o valor emocional dos nossos novos modelos, baseando-se nos nossos produtos do passado.”

 Dispostas em duas grandes salas na base de um dos edifícios dos escritórios da Yamaha em Amesterdão, esta colecção não está aberta ao público. Mas todas estas motos ficam agora disponíveis para viajar Europa fora, e serem mostradas em eventos organizados pelos distribuidores das marca em cada país.