Depois de muito se falar nela, depois de tanto tempo à sua espera, e depois de se chamar Lucky Explorer ou 9.5, ou ainda depois da chegada da versão especial dedicada a Edi Orioli, a nova trail MV Agusta Enduro Veloce finalmente foi revelada ao mundo em todo o seu esplendor!
A marca de Schiranna não poupou esforços para preparar o lançamento desta novidade, e mesmo que a KTM, através do grupo Pierer Mobility AG, seja agora a acionista maioritária da marca italiana, a verdade é que os austríacos não se intrometeram quer no conceito, quer depois na parte final de desenvolvimento desta Enduro Veloce, que, por isso, adota o lema “Made in Schiranna” a 100%.
Olhando para as primeiras imagens oficiais, não se torna difícil catalogar a Enduro Veloce como uma moto com ambições “off road”, uma trail com ADN desportivo que sempre associamos à MV Agusta.
Durante o desenvolvimento deste projeto ficou patente que a vontade da MV Agusta era de mostrar ao mundo que, para além das motos de estrada ou das edições especiais (que estão sempre esgotadas!), os engenheiros e técnicos da marca conseguem também criar motos capazes de enfrentar pisos de terra.
Aproveitando o lado mais desportivo de outros modelos da marca italiana, a Enduro Veloce recorre a um motor tricilíndrico de 931 cc, um bloco extremamente compacto que pesa apenas 57 kg, e que dá uso a uma cambota contrarrotante, árvores de cames com tratamento DLC, ou a caixa de velocidades extraível (no lado direito, enquanto nas 800 cc é no lado esquerdo).
Em termos de performance, a MV Agusta anuncia uma potência máxima de 124 cv às 10.000 rpm enquanto o binário máximo é de 102 Nm às 7.000 rpm, sendo de realçar que 85% do binário estará logo disponível a partir das 3.000 rpm.
Para conter as vibrações e ajudar este motor tricilíndrico de cariz mais desportivo a adaptar-se às necessidades de uma moto do tipo trail, a MV Agusta instala um veio de equilíbrio, enquanto as trocas de caixa serão realizadas de forma fácil e rápida com recurso ao quickshift EAS 4.0, que permite subir e descer de relações sem recorrer à embraiagem.
A “abraçar” o motor encontramos um quadro perimetral fabricado em aço. A MV optou por este material por ser aquele que mais garantias dá de que os motociclistas poderão desfrutar da Enduro Veloce em fora de estrada, sem que isso coloque em causa a estrutura que suporta a moto.
As suspensões são fornecidas pela Sachs, completamente ajustáveis, permitindo as rodas um curso de 210 mm. O monoamortecedor assenta em bielas enquanto a forquilha apresenta bainhas de 48 mm, para maior rigidez. Já a distância livre ao solo é de 230 mm, enquanto o assento tem a sua altura ao solo ajustável entre os 850 e os 870 mm.
A travagem está a cargo da Brembo, com discos de 320 mm instalados no eixo dianteiro, mordidos por pinças Stylema de quatro pistões e construção monobloco. As jantes são de raios e têm a assinatura da Excel, na dimensão combinada de 21’’ e 18’’, estando cobertas por pneus Bridgestone Battlax A41 para uma condução confiante tanto em asfalto como fora dele.
Tudo isto para um peso de 224 kg sem o depósito atestado de gasolina. O depósito tem capacidade para 20 litros de combustível.
Claro que numa moto trail crossover concebida numa era moderna e onde a tecnologia impera, a MV Agusta tinha de incluir um pacote eletrónico bastante completo.
Isto significa que o condutor da Enduro Veloce terá à disposição 4 modos de condução – Urban, Touring, Off-Road e Custom All-Terrain –, controlo de tração ajustável em 8 níveis de intervenção dos quais 5 são apropriados para estrada e os restantes para fora de estrada, o controlo do efeito travão-motor é ajustável em 2 níveis, tal como é o ABS Cornering que inclui ainda a função “anti lift”, tanto para a dianteira como para a traseira.
Refira-se ainda que, em relação ao controlo de tração, e pese embora sejam anunciados 8 níveis de intervenção base, a MV Agusta revela que o proprietário da Enduro Veloce poderá definir se os pneus instalados são de estrada ou de piso “off road”. A partir desse momento, o sistema eletrónico irá ajustar o controlo de tração para se adaptar ao tipo de pneus. Desta forma, efetivamente, podemos dizer que a Enduro Veloce tem 16 níveis diferentes de controlo de tração.
Estas e outras informações de condução da Enduro Veloce podem ser visualizadas através do painel de instrumentos TFT a cores, com 7 polegadas, que permite conectar um smartphone através de Wi-Fi ou Bluetooth com possibilidade de usufruir de indicações de GPS “curva-a-curva” no ecrã.
Aguardamos em breve a confirmação do preço desta MV Agusta Enduro Veloce em Portugal, tal como em breve deveremos ter a oportunidade de testar esta novidade há tanto aguardada pelos motociclistas apaixonados pelas motos com capacidade para serem exploradas fora de estrada.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!