No segundo dia de testes no AIA as Moto3 juntaram-se às MotoE

Ao segundo dia de testes oficiais no Autódromo Internacional do Algarve, as Moto3 juntaram-se às elétricas MotoE na atividade em pista.

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O asfalto do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), circuito que abre as portas da bancada principal aos fãs do motociclismo de velocidade que desejem, de forma gratuita, assistir aos testes oficiais de pré-temporada, continua a ser o cenário dos testes que inicialmente abriram apenas com as motos elétricas do Mundial MotoE, mas que, ao segundo dia, passaram a ter a companhia em pista das motos a combustão e neste caso da categoria Moto3.

Tendo em conta que estamos a assistir ao primeiro contacto das motos elétricas com o AIA, uma verdadeira “montanha russa” algarvia, as atenções centram-se precisamente nas performances dos protótipos elétricos Ducati V21L, que desde o ano passado são as motos utilizadas por todo o plantel MotoE.

No segundo dia no AIA, os 18 pilotos que alinham no campeonato do mundo MotoE encontraram pela frente condições mistas e distintas entre sessões. Esta foi uma jornada mais fresca, e que terminou mesmo com a pista molhada fruto da chuva que teimosamente acompanhou por momentos as sessões da tarde.

motoeSem o sol e as temperaturas primaveris do dia anterior, nem por isso o empenho de pilotos e equipas deixou de ser intenso e logo no final da primeira sessão foi o espanhol Hector Garzó quem assinou a melhor volta ao conseguir uma passagem aos 4.592 metros do traçado algarvio em 1m46.916s, melhorando o melhor registo do primeiro dia que era de Nicolas Spinelli, conforme publicámos aqui.

Com as cores da Dynavolt Intact GP nas carenagens da sua Ducati, o espanhol foi mesmo o único a rodar no segundo 46 para deixar na segunda posição Nicolas Spinelli, que desta feita não conseguiu bater o rival.

Mesmo assim conseguiu bater os compatriotas Matteo Ferrari e Alessandro Zaccone ambos a fechar o dia na frente de Eric Granado, o brasileiro que mais uma vez quer lutar pela coroa mundial com as cores da LCR.

Melhores tempos das MotoE no segundo dia de testes no AIA

1º Hector Garzó – 1m46.916s

2º Nicolas Spinelli – 1m47.036s

3º Matteo Ferrari – 1m47.086s

4º Alessandro Zaccone – 1m47.294s

5º Eric Granado – 1m47.313s

Moto3

Juntamente com os pilotos das elétricas MotoE, também o pelotão do mundial Moto3 arrancou para a sua ronda de testes no traçado algarvio e no final do dia o mais veloz entre os 26 pilotos que passaram pela pista foi o colombiano David Alonso.

Protagonista em 2023 – o seu ano de estreia no campeonato –, o piloto sul-americano fechou com 1m47.252s a sua melhor volta, a 15ª da sessão matinal, para bater o espanhol Daniel Holgado – vencedor na classe no Grande Prémio de Portugal em 2023 – e José António Rueda.

Ivan Ortolá foi o quarto mais rápido na frente de Filippo Farioli, este o melhor dos pilotos Honda.

Melhores tempos das Moto3 no seu primeiro dia de testes no AIA

1º David Alonso – 1m47.252s

2º Daniel Holgado – 1m47.606s

3º José António Rueda – 1m47.692s

4º Ivan Ortolá – 1m47.760s

5º Filippo Farioli – 1m47.979s

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