Norton salva pela indiana TVS

A Norton estava em processo de insolvência e foi salva pela TVS Motors, que pagou 16 milhões de libras pela história marca britânica.

A Norton Motorcycles foi adquirida pela TVS Motors no final da semana passada. A empresa britânica tinha entrado em processo de insolvência no final de Janeiro, e a BDO foi nomeada administradora judicial neste processo. A empresa estava sub-capitalizada e tinha dívidas ao fisco; o seu anterior proprietário, Stuart Garner, está a ser investigado devido a um esquema envolvendo fundos de pensões e o financiamento da empresa.

A imprensa indiana revela que a TVS Motors pagou 16 milhões de libras (cerca de 18,4 milhões de euros) na aquisição. Recorde-se que a TVS Motors tem uma parceria estratégica com a BMW Motorrad: a empresa indiana fabrica a G310R na Índia, e usa o motor monociclíndrico na sua própria Apache RR 310.

Ouras grandes empresas indianas têm um pé na Europa através de uma marca europeia. A Bajaj detém 48% da KTM e a Mahindra adquiriu a Jawa e a BSA. E a Royal Enfield há 65 anos que se tornou indiana.

A TVS Motors é a terceira maior fabricante de motos na Índia, atrás da Hero e da Bajaj, que ocupam as duas primeiras posições, respectivamente. A TVS Motors produz 3 milhões de unidades anualmente e tem capacidade para 4 milhões.

TVS Motors Apache RR 310

A Norton tinha preparados dois modelos bicilíndricos de 650 cc para serem lançados e que ficaram em ‘banho-maria’. Veremos o que fará a TVS Motors com as Altlas, depois de arrumar a casa, e que direcção planeia para a história marca britânica.