Nesta última década, o mundo das motos mudou muito em termos do que os motociclistas esperam das suas motos – o que fazem, o seu aspeto e como elas os fazem sentir. E a Honda nunca teve receio em aplicar as suas tecnologias, engenharia e imaginação, questionando “e se…?”, para criar motos que pudessem preencher as novas lacunas que foram surgindo no mercado.
A nova CB1000R arroga-se ser uma dessas motos. Introduzida graças a uma atualização de grande monta ocorrida neste modelo em 2018, os engenheiros de desenvolvimento da Honda reavaliaram a base streetfighter do modelo anterior e, guiados por uma tendência retro-industrial minimalista, retiraram tudo o que consideraram ser supérfluo. A moto que daqui resultou, nascida sob os desígnios da linha “Neo Sports Café”, é uma nova fusão de um modelo de inspiração naked desportiva com uma proposta Café Racer minimalista.
A CB1000R destaca-se das demais porque se afasta da habitual fórmula “naked de grande cilindrada” derivada das superdesportivas de série, criando um modelo que mistura uma funcionalidade entusiasmante com formas radicalmente frescas e renovadas, num conjunto de elevada elegância e valor estético; no fundo, uma “super-modelo de duas rodas”. Num modelo em que “menos é mais”, a renascida CB1000R oferece ao seu condutor um motor pleno de performances, mas sempre com o controlo de uma moto superdesportiva.
Com uma condução entusiasmante e totalmente capaz de ombrear com modelos bastante mais específicos em estradas sinuosas, seja como for que se olhe para ela – estética, emoções, performances ou tecnologias – a nova CB1000R é uma moto que não é fácil de ignorar.
As alterações de pormenor introduzidas em 2020 permitiram destacar ainda mais o seu caráter premium. Agora, para 2021, a CB1000R dá um pulo qualitativo significativo, tanto em termos de estilo, como de envolvência do condutor.
Visualmente, as linhas da CB1000R de 2021 são mais agressivas e avançadas; os novos detalhes, tais como o subquadro em alumínio, os resguardos do radiador e as tampas da caixa do filtro do ar, apresentam um fluxo integral, dinâmico e harmonizado. O farol também mostra um formato evoluído e agora está inclinado para trás; as jantes, novas e intricadas, aumentam a pureza do design.
Apesar de a parte ciclística não ter sido alterada, o motor recebeu um novo sistema PGM-FI com afinações melhoradas e que permitem suavizar a entrega de potência e também tem homologação EURO5. As atualizações consistem num novo painel de instrumentos TFT a cores, que inclui o Sistema de Controlo de Voz Honda para Smartphones (HSVC – Honda Smartphone Voice Control System), permitindo ligar o smartphone do condutor e também uma ficha USB debaixo do banco.
A CB1000R de 2021 vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes: Vermelho Candy Chromosphere; Preto Metalizado Mate Ballistic; e Prata Metalizado Mate Beta.