Para 2022, a Ducati apresenta também o modelo topo de gama Streetfighter V4 SP, disponibilizada numa versão numerada e marcada com a lendária abreviação “SP” (que significa Sport Production).
A nova Streetfighter V4 SP é uma naked que produz descargas de adrenalina como nenhuma outra até hoje saída das linhas de montagem de Borgo Panigale. Isto graças ao equipamento técnico especial que combina na perfeição a “Fight Formula” com as especificações “SP”, aumentando ainda mais a relação peso/potência da Streetfighter V4 S, que já se encontrava no topo da sua categoria, e tornando a moto ainda mais eficaz em pista.
A Streetfighter V4 SP vem com um esquema de cores específico e equipamento premium derivado da Superleggera V4, bem como um peso contido: 196 kg em ordem de marcha (3 kg a menos em comparação com a V4 s).
O cativante esquema de cores “Winter Test” foi concebido pelo Ducati Centro Stile, indo buscar inspiração às motos da Ducati Corse pilotadas nos testes de pré-temporada dos campeonatos de MotoGP e SBK. O Matt Black das carenagens combinado com o acabamento Matt Carbon das jantes e asas, contrasta de forma soberba com os vivos detalhes em vermelho e o brilhante depósito em alumínio escovado. A nova criação de Borgo Panigale é também enriquecida com alguns belos pormenores, tais como o número progressivo impresso no guiador e o esquema de cores da bandeira italiana nas asas em carbono.
A Streetfighter V4 SP tem jantes de 5 braços bipartidos em carbono, 1,4 kg mais leves que as jantes em alumínio forjado equipadas de origem na Streetfighter V4 S e capazes de uma redução da inércia de 26% na frente e 46% na traseira, tornando a moto significativamente mais ágil e leve nas mudanças de direção. As exclusivas pinças dianteiras Brembo Stylema R garantem uma potência de travagem fora do comum, bem como uma performance espantosa, mesmo durante um uso prolongado em pista*.
A nova moto está equipada com o sistema de suspensões Öhlins Smart EC 2.0 ‘event-based’, que pode variar o amortecimento de acordo com o estilo de condução e que, em conjunto com as asas biplano, aumentam a confiança e asseguram a melhor performance numa utilização desportiva.
O coração desta moto é motor Desmosedici Stradale de 1103 cc, com 208 cv e capaz de entregar um binário de 123 Nm às 9.500 rpm (cumprindo a norma Euro 5). Na Streetfighter V4 SP o Desmosedici Stradale tem montada uma embraiagem a seco STM-EVO SBK, que assegura uma melhor função deslizante, mesmo nas reduções mais agressivas, bem como uma maior fluidez em todas as fases “off-throttle”, um aspeto crucial para se ser verdadeiramente eficaz em pista ao rodar nos limites.
O equipamento desta moto única é enriquecido pelos poisa-pés em alumínio e maquinados em CNC, o guarda-lamas dianteiro em carbono, a bateria de iões de lítio e uma gama de acessórios indicados para “track days”, tais como uma tampa da embraiagem aberta ** e os tampas para a remoção do suporte da placa de matrícula **.
Graças ao seu equipamento técnico, a Streetfighter V4 SP é a companheira ideal para os amadores que querem dominar a condução em pista aos comandos de uma moto naked e ter uma resposta imediata. A capacidade de travagem é, de facto, fora do comum, e a moto é também mais fácil de inserir em curva, chegando mais rapidamente ao ápex, para não mencionar a grande estabilidade a velocidades elevadas.
A Streetfighter V4 SP estará disponível em configuração monolugar e no esquema de cores Winter Test”. A moto estará à venda a partir de março de 2022.
Outros artigos: