Nova Yamaha NMAX 125 chega em Março 2021

A NMAX 125 é o modelo mais vendido da Yamaha na classe Urban Mobility, com mais de 72.000 unidades vendidas até hoje. 

Para levar a NMAX a um novo patamar e atrair uma audiência global ainda maior, a empresa reformulou totalmente este modelo importante, que estará novamente disponível nas variantes de 125 cc e de 155 cc.

Apresentada pela primeira vez em 2015, a NMAX é uma scooter premium com um carácter desportivo para o mercado de entrada de gama. A NMAX 125 pode ser conduzida com uma carta de condução B em vários países europeus, o que faz dela uma alternativa real ao automóvel para todas as viagens, exceto para as distâncias mais longas.

Yamaha NMAX 125

Para 2021, a NMAX 125/155 da Yamaha conta com um novíssimo design da carenagem, bem como um novo quadro e acabamentos premium com detalhes adicionais. O motor Blue Core está totalmente em conformidade com a norma EU5. A mudança mais significativa é provavelmente a instalação Unidade de Controlo de Comunicações Simples da Yamaha, líder do segmento, com total conectividade, e que oferece a cada cliente uma experiência de condução mais divertida e mais informada.

Yamaha NMAX 155

Motor EU5 Blue Core de 125 cc

O motor monocilíndrico de 125 cc a 4 tempos e com 4 válvulas com refrigeração a líquido da NMAX foi concebido para atingir os mais elevados níveis de poupança de combustível, enquanto melhora a performance. Esta tecnologia Blue Core centra-se em três áreas: aumentar a eficiência da combustão, reduzir a perda de potência e melhorar a eficiência de arrefecimento.

A tecnologia Atuação Variável das Válvulas (VVA) do motor de 125 cc é uma das tecnologias chave Blue Core e conta com uma árvore de cames de admissão especial composta por dois perfis das cames, um ideal para as baixas a médias rotações e o outro para as altas rotações. O sistema VVA alterna automaticamente entre os dois perfis para conseguir as mais eficientes características de combustão, o que proporciona uma performance dinâmica e elevados níveis de eficiência do motor.

O motor da NMAX 125 produz 9 kW às 8000 rpm para proporcionar uma forte aceleração, e foi desenvolvido para o manter à frente do trânsito urbano. A par de um consumo de combustível extremamente baixo, esta scooter para deslocações urbanas é uma das formas menos dispendiosas de deslocação, e também um dos modos mais divertidos de transporte urbano.

Sistema de controlo de tração

Muitos clientes da NMAX 125 poderão ser principiantes nas duas rodas, pelo que a leveza e a agilidade desta moto para deslocações urbanas fazem dela a escolha perfeita. O Sistema de controlo de tração aumenta a confiança do condutor ao acelerar em pisos molhados ou escorregadios ao limitar instantaneamente a potência da roda traseira quando é detetado qualquer sinal de derrapagem do pneu.

Tecnologia de motor Start & Stop

O novo motor Blue Core de 125 cc em conformidade com a norma EU5 é o grupo motopropulsor mais económico e de funcionamento mais limpo alguma vez equipado na NMAX. A nova tecnologia Start & Stop comutável ajuda a reduzir ainda mais a poluição local e a reduzir os gastos em combustível. Quando o sistema é ligado, a função Start & Stop corta automaticamente o motor sempre que a scooter para num cruzamento ou num semáforo, e volta a ligá-lo instantaneamente quando solta os travões e o acelerador é acionado.

Conectividade Bluetooth com a Unidade de Controlo de Comunicações Simples (SCCU)

A NMAX é a primeira scooter a contar com a Unidade de Controlo de Comunicações Simples (SCCU) da Yamaha, um componente de tecnologia eletrónica fácil de utilizar desenvolvido para manter o condutor informado, e tornar cada viagem mais divertida e gratificante.

Os proprietários das NMAX 125 e 155 podem transferir a aplicação gratuita MyRide da Yamaha para o smartphone. Está inclusivamente disponível um localizador de estacionamento que permite ao condutor localizar a NMAX através da última localização ligada do telemóvel.

Com a MyRide, cada proprietário da NMAX também pode aceder a várias funcionalidades, incluindo a Ride & Record, que regista dados como o ângulo de inclinação, a aceleração, a velocidade, a distância e muito mais dos percursos anteriores.

Instrumentos LCD ligados

A NMAX conta com novos instrumentos LCD de alta tecnologia totalmente ligados à nova SCCU. Os condutores podem ver as informações habituais sobre a velocidade, a distância, o nível de combustível e a temperatura. Mas o que torna a nova NMAX 125 tão especial é o facto de os seus instrumentos conectados também incluírem ícones que se iluminam e notificam o condutor sobre a receção de chamadas, e-mails e mensagens SMS, bem como a apresentação do estado da bateria do smartphone.

Sistema de ignição sem chave “Smart Key”

Além da nova SCCU e dos instrumentos LCD conectados, a NMAX também está equipada com o sistema de ignição sem chave Smart Key da Yamaha. Este prático sistema permite ao condutor da NMAX ativar a unidade, desde que tenham a Smart Key no casaco ou na mala, o que facilita e acelera um pouco mais cada viagem.

CARACTERÍSTICAS CHAVE DA NMAX 125

  • Motor EU5 Blue Core de 125 cc – redução de emissões com maior economia de combustível
  • 9,0 kW às 8000 rpm
  • Excelente poupança de combustível: Start & Stop ligado: 2,2 litros/100 km
  • Baixas emissões de CO²: Start & Stop ligado: 52 g/km
  • Atuação Variável das Válvulas (Variable Valve Actuation – VVA)
  • Novo design de carenagem desportivo
  • Novo design do quadro para melhorar a ergonomia e facilitar a manobrabilidade
  • Sistema de controlo de tração
  • Tecnologia Start & Stop comutável para ligar/desligar motor
  • Faróis LED “twin-eye”, luzes de presença incorporadas e piscas integrados
  • Conectividade Bluetooth com a Unidade de Controlo de Comunicações Simples (SCCU)
  • Ignição sem chave “Smart Key”
  • O depósito de combustível de 7,1 litros de grande dimensão proporciona cerca de 300 km entre reabastecimentos
  • Espaço de arrumação por baixo do banco
  • Instrumentos LCD conectados
  • Tomada 12 V e compartimentos dianteiros
  • Travões de disco dianteiro de 230 mm e traseiro de 230 mm, ambos equipados com ABS
  • Condução permitida com carta B

Preço e disponibilidade

Os preços variam consoante o país, contacte o seu distribuidor para obter mais informações. A NMAX 125 estará disponível nos concessionários Yamaha a partir de março de 2021. A NMAX 155 estará disponível nos concessionários Yamaha a partir de agosto de 2021.