Novidade 2022: Honda Super Cub 125

O veículo a motor mais vendido do mundo recebe agora homologação EURO5 para 2021, com um novo motor arrefecido a ar, mais potente e eficiente.

Como modelo 2022, a Super Cub 125 recebe agora uma evolução para os seus clientes europeus. O visual intemporal não foi alterado, mas o modelo recebeu um novo motor, bem como uma série de melhorias.

O novo motor SOHC é arrefecido por ar e as configurações da ECU, da admissão e do escape permitem a esta unidade receber homologação EURO5. A potência subiu um pouco e a Super Cub 125 está ainda mais eficiente, com consumos de 1,5 litros a cada 100 km (em modo WMTC). O alternador (ACG) recebeu também um aumento de potência.

O estilo clássico permaneceu inalterado, tendo sido acrescentados nesta versão um banco e respetivos poisa-pés para transportar um passageiro.  A forquilha telescópica de 100 mm de curso possui novas molas que melhoram o controlo; os dois amortecedores traseiros (à cor da moto) também têm novas molas e batentes que melhoram a condução em estradas irregulares, enquanto as elegantes jantes de 17 polegadas, em alumínio fundido e com aros e raios maquinados, adicionam estabilidade e precisão à já excelente direção. Os pneus são tubeless e têm dimensões de 70/90-17 à frente e 80/90-17 atrás.

A caixa de velocidades continua a ser uma unidade de 4 velocidades (com o ponto morto no fundo) e – na verdadeira tradição Super Cub – é operada por uma embraiagem centrífuga “automática”, sem ser necessário ter uma manete de embraiagem. Com a Super Cub parada, basta ao condutor selecionar a mudança desejada com pedal acionado pelo pé esquerdo; depois, ao acelerar, a embraiagem engrena automaticamente, o que acontece também nas mudanças mais altas ou mais baixas. A relação final de transmissão é de 2,50, com um pinhão de ataque de 14 dentes e uma cremalheira traseira de 35. O carreto primário de transmissão helicoidal permite reduzir o ruído mecânico.

Refira-se que a primeira Super Cub C100 foi apresentada em 1958, no 10º ano de existência da Honda. Um modelo criado pelo próprio Soichiro Honda e pelo seu companheiro de longa data Takeo Fujisawa, a Super Cub pretendia ser um veículo simples e objetivo, que “pudesse trazer alegria e utilidade às vidas das pessoas”.

Passados quase 60 anos, em 2017, a Honda fabricou a Super Cub nº 100 milhões, cimentando o estatuto deste modelo como o veículo a motor mais popular de todo o mundo. Ao longo de todo este tempo, os atributos simples da Super Cub, juntamente com o seu estilo único, fiabilidade, baixos consumos e total facilidade de utilização nunca saíram de moda. E este modelo conseguiu, sem levantar muitas ondas, exatamente o que Soichiro e Takeo queriam: dar mobilidade às pessoas e mantê-las assim.

Até do fim de 2018, a série Super Cub só estava disponível no Japão, onde é muito popular entre os utilizadores executivos, incluindo os correios japoneses e no sudoeste do continente asiático, onde é usado como meio privado de transporte pela maioria das pessoas. Bem ciente do número sempre crescente de utilizadores nas cidades da Europa – das mais variadas idades – que procuram um veículo fiável de inspiração retro e estilo avassalador, a Honda lançou a Super Cub 125 em 2018, uma evolução moderna deste nome lendário e um novo capítulo na sua já longa história.

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