O Mundial de Resistência 2021 explicado

O Endurance World Championship, ou em português Campeonato Mundial de Resistência, está em crescendo. Conheça um pouco melhor a disciplina que em 2021 termina a temporada no Estoril.

O FIM EWC (Endurance World Championship) é um campeonato com muitos motivos de interesse, em que tanto as motos quanto os pilotos (principalmente homens, ocasionalmente mulheres) são duramente testados em corridas que duram de 8 a 24 horas em pista.

A temporada de 2021 terá cinco rondas, com deslocações a França, Alemanha, Japão e Portugal. Assim, de Abril a Outubro de 2021, o FIM EWC acontece em pistas de prestígio como o circuito Bugatti em Le Mans e o circuito Paul Ricard em Castellet na França, e o circuito Suzuka no Japão. O campeonato também inclui uma corrida em Oschersleben, na Alemanha.

A final de 2021 do Mundial de Resistência terá lugar em Portugal, no circuito do Estoril.

Desde que a Eurosport Events assumiu como promotor do EWC ao lado da FIM em 2015, o campeonato mundial testemunhou um aumento substancial na cobertura dos media e de audiência, com as corridas a ser transmitidas em todo o mundo, maiores, cativando ao mesmo tempo novos pilotos e novas equipas, tornando a disciplina cada vez mais competitiva.

O FIM EWC possui algumas características que o diferenciam de outras competições motorizadas. Todas as corridas acontecem parcialmente à noite, incluindo as corridas de 8 horas. A Resistência é um dos poucos campeonatos mundiais em que as equipas têm liberdade para escolher os seus pneus.

Outra particularidade desta disciplina é a correria dos pilotos no arranque. Depois do sinal de partida, os pilotos cruzam a pista a correr para saltarem para as motos e arrancarem.

As corridas são sempre cansativas e exigentes, tanto para os pilotos quanto para as motos. As equipas são compostas por dois a três pilotos que vão alternando na condução da moto, cuja base e especificações aproximam-se das unidades homologadas para o mercado comercial.

Duas categorias distintas

As Fórmula EWC: As motos desta categoria identificam-se pela cor negra de fundo na frontal dos números, usam faróis de luz branca e têm peso mínimo de 175 kg. A Fórmula EWC é a categoria principal, e algumas afinações e melhorias de desempenho durante a corrida são permitidas. A aparência geral da moto não pode ser diferente do modelo homologado, mas a suspensão dianteira, monoamortecedor, braço oscilante, travões, radiador e sistema completo de escape podem ser modificados. As equipas têm liberdade para melhorar o desempenho do motor. O chassi conta ainda com um sistema de troca rápida de jantes/pneus.

As Superstock EWC:  As motos desta categoria identificam-se pela cor vermelha de fundo na frontal dos números, faróis amarelo-claro e têm peso mínimo de 175 kg. As Superstock são praticamente idênticas às motos homologadas de série. O motor é fornecido pelo fabricante, com modificações muito limitadas permitidas (injetores e mapeamento de combustível, reforço da embragem, mudança de silenciador, etc.). Os sistemas de fixação das jantes são equivalentes aos das motos de série, portanto as equipas precisam de uma boa estratégia e prática na hora de trocar de pneus nos pit stops.

Tanto nas Fórmula EWC quanto nas Superstock EWC, o depósito de combustível é modificado para uma capacidade máxima de 24 litros e equipado com um dispositivo de reabastecimento rápido.

Próximos artigos a publicar:

“O sistema de pontos no Mundial de Resistência 2021”;

15 Factos sobre o Mundial de Resistência 2021″.

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