Os campeões de 2023 foram homenageados nos FIM Awards

Os mais diversos campeões do mundo de motociclismo foram homenageados na gala dos FIM Awards que decorreu em Londres.

fim awards

As motos de competição estão quase todas guardadas nas respetivas garagens ou instalações das equipas e fabricantes. Mas isso não significa que os pilotos, e neste caso os campeões da temporada 2023, estejam já a desfrutar de umas merecidas férias antes do início da pré-temporada 2024. Tudo porque os deveres oficiais chamaram os campeões para serem homenageados na gala dos FIM Awards.

O evento que decorreu em Londres no passado fim de semana contou com a presença dos mais diversos campeões do mundo, com especial destaque para Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) que se sagrou bicampeão de MotoGP, ou ainda para Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) que também se sagrou bicampeão, mas neste caso do Mundial Superbike.

Nos FIM Awards os diferentes campeões das diferentes disciplinas do mundo das duas rodas foram distinguidos pelos seus feitos e conquistas na temporada 2023, tendo trocado os seus habituais equipamentos de moto pelos fatos de gala, num desfile de títulos mundiais, talento, e também todo o glamour que naturalmente ajuda a dar uma cor especial a uma gala deste tipo.

fim awards
Foto: GOOD-SHOOT.COM / Reygondeau/Joly

Pelo palco passaram pilotos como Angel Piqueras vencedor do FIM JuniorGP e que agora dá o salto para o Mundial de Moto3, ou Nicolò Bulega, que este ano ofereceu à Ducati o primeiro título no Mundial Supersport.

Mas os grandes destaques acabaram mesmo por ser os vencedores no Mundial de Velocidade.

Francesco Bagnaia, ao defender com sucesso o seu título sagrando-se bicampeão, subiu ao palco pela segunda vez na sua carreira enquanto piloto da categoria rainha. Na verdade, o italiano da Ducati é apenas o terceiro piloto na era MotoGP a conseguir tal feito.

Para além de Bagnaia, apenas Marc Márquez e Valentino Rossi conseguiram ser duas vezes consecutivas campeões durante a era MotoGP.

Pedro Acosta, recentemente coroado campeão de Moto2, o seu segundo título mundial depois de ter sido campeão de Moto3 em 2021, foi também bastante ovacionado, sendo que o espanhol vai ter sobre si todas as atenções na próxima temporada quando se estrear como piloto de MotoGP aos comandos de uma moto da GasGas Factory Tech3. E a julgar pela performance no teste em Valência, Pedro Acosta pode mesmo vir a dar que falar pela positiva!

Claro que o novo campeão de Moto3, o espanhol Jaume Masia, também não faltou à gala dos FIM Awards em Londres, tal como o primeiro campeão do mundo FIM MotoE, o italiano Mattia Casadei (HP Pons Los40), que, tal como os restantes pilotos que integram o campeonato dedicado às motos elétricas, pilotou a nova moto elétrica da Ducati até atingir a glória final.

Esta gala dos FIM Awards que homenageou os grandes campeões mundiais de 2023 assinala assim de forma oficial o fim da atual temporada, onde muitos recordes foram batidos, onde grandes pilotos deram um enorme espetáculo nos mais diversos circuitos e campeonatos, e onde vimos nascerem novos talentos, enquanto outros talentos confirmaram o seu potencial para no futuro se falar neles como campeões.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!