Na sequência do acidente que no passado dia 30 de junho vitimou Carlin Dunne, piloto da Spider Grips Ducati, na Broadmoor Pikes Peak International Hill Climb, a direcção de prova deliberou excluir em 2020 as motos daquela emblemática subida de montanha. Esta decisão colegial visa melhor avaliar e determinar os impactos da sua ausência na competição, de modo a sustentar uma decisão de longo prazo relativamente às duas rodas naquela prova, e que pode mesmo vir a ser pela sua proibição definitiva.
Tom Osborne, Chairman da Broadmoor Pikes Peak International Hill Climb, refere que “as motos fazem parte desta competição desde há 29 anos, e que a sua história em Pikes Peak remonta à edição inaugural em 1916. Dito isto, as motos nem sempre alinharam em Pikes Peak, tendo participado em 41 das 97 edições já realizadas. É altura de olharmos para todos os aspetos deste evento, incluindo a componente das motos, e determinar se o modelo desta competição deve ou não ser alterado”, acrescentou.
A organização vai agora analisar os dados que dispõe, cruzar com aqueles que irá recolher na edição de 2020 (com a ausência das motos), para depois no final do próximo ano tomar uma decisão sobre a eventual exclusão definitiva das duas rodas daquela competição.
Refira-se que Romie Gallardo, mãe de Carlin Dunne, num recente e emotivo comunicado à imprensa disse que “três dias após o acidente de Carlin um jornalista perguntou-me ‘como via a Pikes Peak International Hill Climb agora?’ e eu respondi: da mesma forma que a via no dia anterior ao acidente. Toda a vida soube que perder o meu filho era uma possibilidade. Ele vinha para esta prova de olhos bem abertos, bem consciente dos riscos. E eu estava comprometida com ele e com os seus sonhos. Carlin estava a fazer o que amava. Logo, quem somos nós para tirar a outros pilotos os seus sonhos de correr no Pikes Peak International Hill Climb?”
Desde de 1916, em 97 edições da Broadmoor Pikes Peak International Hill Climb realizadas, registaram-se seis fatalidades: dois pilotos nos automóveis, um comissário de prova, e três pilotos de motos, Bobby Goodin em 2014, Carl Sorensen em 2015, e Carlin Dunne em 2019.
Notícias relacionadas: