Esta semana Aleix Espargarό, Bradley Smith e Lorenzo Savadori tiveram oportunidade de rodar na Aprilia RS 660 em Misano.
A pequena desportiva que apareceu como ‘concept’ no EICMA – ao lado de uma Tuono 660 – está mais perto de chegar ao mercado. O modelo marcará o regresso da marca italiana ao segmento de média cilindrada, e para já agradou aos pilotos que tiveram oportunidade de a testar.
Está equipada com um novo motor de dois cilindros paralelos, DOHC e quatro válvulas por cilindro, capaz de fazer 100 cv. Basicamente é metade do motor V4 de 1100 cc que equipa os modelos maiores da Aprilia.
Com apenas 169 kg de peso, a RS 600 cria para já boas expectativas. O propulsor está montado num quadro de dupla trave em alumínio, e inclui os sistemas electrónicos APRC da marca de Noale, para cumprir o objectivo de criar uma moto fácil de explorar quer na estrada, quer na ocasional visita ao circuito. Estes incluem cinco modos de condução, e Cornering ABS, ride-by-wire e plataforma inercial. Apesar da sofisticação, a RS 600 não é uma ‘pura’ desportiva – como uma verdadeira supersport -, tentando ser mais racional numa utilização em estrada.
Produção começa em Outubro
«É extremamente estável e o motor puxa mesmo muito. Gostei muito do quick shift», diz Aleix Espargaró. Bradely Smith disse que «após as duas primeiras curvas, temos a confiança total; é incrível como conseguimos começar a puxar imediatamente».
Lorenzo Savadori, que lidera o campeonato italiano de superbike com uma RSV4 acrescentou que «mais do que qualquer outra coisa, fiquei impressionado com o conforto. Descobri uma moto desportiva que é surpreendentemente confortável».
A Aprilia RS 660 entra em produção em Outubro e deverá começar a chegar aos concessionários em Dezembro, não tendo ainda preço definido para o nosso país. A seguir à RS 660, na primeira metade do próximo ano chegará a Tuono 660. E, provavelmente ainda em 2021, chegará uma moto que poderá dar ainda mais que falar: uma Pegaso 660!