Preços dos combustíveis – Gasolina devia baixar… mas sobe!

Na semana de 5 a 11 de novembro os preços dos combustíveis em Portugal deviam baixar, mas revisão do ISP leva a aumento.

Depois de um longo período de crise com os preços dos combustíveis a aumentarem semanalmente, registando recordes na gasolina e gasóleo em Portugal, os condutores portugueses estão a sentir algum alívio neste final de ano. Mas uma revisão do ISP vai na realidade levar a um aumento, numa semana em que deveríamos voltar a pagar menos por litro de combustível!

Na semana de 5 a 11 de novembro, e tendo por base as informações divulgadas por fontes do setor da energia no final da semana passada, a gasolina simples 95 deveria baixar 1 cêntimo, enquanto o gasóleo simples deveria baixar 3 cêntimos.

Esta seria mais uma descida impulsionada pela cotação do barril de Brent nos mercados internacionais. E, se tivermos em conta os preços médios divulgados pela Direção Geral da Energia e Geologia (DGEG), os preços médios da gasolina e gasóleo estão agora ambos ao nível dos valores praticados antes do início da invasão russa da Ucrânia, que, como se sabe, foi um dos principais fatores utilizados para justificar os aumentos sucessivos dos preços dos combustíveis.

preços dos combustíveisInfelizmente para todos aqueles que recorrem a veículos com motor a combustão interna e que utilizam gasolina ou gasóleo, o Governo anunciou durante o passado fim de semana uma revisão do cálculo do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).

Devido às baixas constantes dos preços que se verificaram nas últimas semanas, o Governo decidiu reduzir o desconto do ISP em 2,4 cêntimos no caso da gasolina e 3 cêntimos no caso do gasóleo, referindo, após a mais recente atualização neste início de dezembro, que o valor do desconto “Está situado em 17,1 cêntimos por litro no ISP do gasóleo e de 15,4 cêntimos por litro no ISP da gasolina”.

Isto significa que, por força da intervenção governamental, na realidade esta semana a gasolina aumenta 1,4 cêntimos e o gasóleo aumenta também quase 1 cêntimo.

Assim, o preço médio por litro de gasolina simples 95 deverá ser de cerca de 1,64€, enquanto o do gasóleo simples será um pouco mais baixo, nomeadamente 1,62€.

Recordamos que há um mês que o preço da gasolina desce, sendo de destacar que no caso do gasóleo as descidas acontecem de forma consecutiva há sete semanas. Desde o final do mês de outubro a gasolina já desceu 25 cêntimos, enquanto o gasóleo desceu 35 cêntimos.

Quer saber qual o posto de abastecimento mais perto de si com os combustíveis mais baratos? Só tem de clicar aqui!

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a dar-lhe todas as atualizações semanais dos preços dos combustíveis em Portugal. A não perder!