Preços dos combustíveis – Governo anuncia o aumento da próxima semana

O Governo português acaba de anunciar as estimativas para os aumentos dos preços dos combustíveis na próxima semana.

Preços dos combustíveis

Tal como era esperado e como a revista MotoJornal já tinha dado conta aqui, os preços dos combustíveis em Portugal vão aumentar na próxima semana. Ou seja, a partir das 00H00 do dia 28 de março as gasolineiras vão atualizar os preços por litro, e as subidas são novamente expressivas!

O Governo, como tem sido hábito nas últimas semanas, anunciou ao final desta sexta-feira 25 de março as suas estimativas para os preços dos combustíveis na próxima semana. Com o barril de petróleo a subir nas cotações internacionais esta semana que agora termina, o reflexo, imediato, será mais um aumento dos preços.

E qual será o valor do aumento dos preços dos combustíveis?

preços dos combustíveisDe acordo com as estimativas governamentais, o preço de cada litro de gasolina deverá subir em média 6 cêntimos. No caso do ISP deste tipo de combustível, o Governo decidiu manter a taxa inalterada em relação a esta semana.

Por outro lado, o preço de cada litro de gasóleo irá aumentar 18 cêntimos, e isso leva o Governo a reduzir a taxa de ISP sobre este tipo de combustível de acordo com a fórmula de cálculo introduzida há duas semanas e que permite manter uma certa “neutralidade fiscal”. Neste caso, o valor final do aumento por cada litro de gasóleo durante a próxima semana, tendo em conta a redução de 1,3 cêntimos do ISP, será de 16,7 cêntimos.

“O Governo pretende rever a portaria sobre o ISP baixando o ISP em função dos ganhos adicionais de IVA”, refere o ministro das finanças, João Leão, garantindo que esta alteração à fórmula de cálculo que ajusta o ISP de acordo com a flutuação dos preços dos combustíveis será aprovada na próxima semana.

preços dos combustíveisCom mais este aumento dos preços dos combustíveis, o ministro das finanças, aproveitou também para anunciar esta sexta-feira que o valor do AUTOvoucher vai manter-se nos 20€ por mês, tal como em março. Ou seja, o Governo prolonga por mais um mês esta medida e o seu valor, em vez dos 5€ introduzidos em novembro do ano passado:

“Como os preços dos combustíveis se vão manter bastante elevados, decidiu-se manter por mais um mês o AUTOvoucher”, disse, “exactamente nos mesmos moldes de março”, refere o ministro.