O Dakar está prestes a começar, e a dupla da Red Bull GASGAS Factory Racing, composta por Sam Sunderland e Daniel Sanders, não poderia estar mais entusiasmada por enfrentar o rally-raid mais exigente do mundo. Os dois pilotos da GASGAS já têm uma história no prestigiado evento, com Sam a ser um vencedor por duas vezes e Daniel a ficar muito perto do pódio geral no seu primeiro Dakar em 2021. Depois de uma temporada desafiadora em 2023, ambos estão prontos para mais uma corrida neste rali implacável.
À procura de um arranque positivo em 2024, Sunderland e Sanders estão ansiosos por enfrentar o desafio do Rali Dakar. Nas últimas semanas, os pilotos das RX 450F têm estado em testes com a equipa na América, em preparação para a 46ª edição da corrida. Com as configurações das motos afinadas, a concentração está agora totalmente voltada para chegar à Arábia Saudita e iniciar a competição.
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Juntamente com Sam, a equipa está a encerrar um período desafiador em 2023. O Dakar 2024 representa um novo começo e outra oportunidade para Sam conquistar a sua terceira vitória neste evento exaustivo. Com uma vasta experiência no Dakar, esta será a 11ª vez que Sam alinha na competição, e a expectativa é que o britânico esteja na dianteira desde o primeiro dia, graças ao seu conhecimento aprofundado sobre como vencer este rali.
A última temporada foi, sem dúvida, uma época de altos e baixos para o colega de equipa de Sam, Daniel Sanders. Após conquistar o sétimo lugar no Dakar, o australiano determinado venceu a sua primeira etapa do Campeonato do Mundo de Rally-Raid da FIM no Rali de Sonora, em abril. Infelizmente, apenas algumas semanas depois, uma lesão na perna colocou um ponto final na sua temporada. A boa notícia é que Daniel está de volta à sua GASGAS, quase a 100% de forma, e ansioso pelo próximo desafio do Dakar.
Sam Sunderland: “Foi ótimo passar algum tempo na América a dar os últimos retoques nos preparativos para o Dakar 2024 e tudo correu muito bem. Durante os testes com a equipa estamos sempre a trabalhar arduamente para encontrar os mais pequenos detalhes para melhorar as coisas com a moto e penso que em janeiro seremos recompensados pelos nossos esforços. Sinto-me muito bem e cheio de motivação depois de algum trabalho árduo, que vou continuar até à partida para a Arábia Saudita. Estou entusiasmado com a corrida e penso que vamos fazer uma boa corrida este ano!”
Daniel Sanders: “Temos feito em alguns testes e treinos na América para nos prepararmos para a corrida e tudo tem corrido bem! Já passaram seis meses e meio desde que parti o fémur – uma recuperação bastante longa, pois foi uma fratura grave e a recuperação não estava a correr como planeado. Fui operado rapidamente no final de outubro, pelo que as últimas seis semanas têm sido muito melhores e tenho conseguido subir para a mota para fazer um mês de treino. Parece que a primeira semana do Dakar vai ser difícil, com etapas muito longas, pelo que a resistência será a chave, bem como ter a melhor configuração da mota para poupar energia. O plano é começar com calma e ganhar gradualmente mais confiança e velocidade. Estar muito tempo com a equipa nos últimos tempos tem sido muito positivo e motivador e ajudou-me a recuperar a confiança. Espero que a minha sorte mude em 2024 e que eu tenha um bom Dakar, depois de um percurso difícil nos últimos dois anos.”
Andreas Hölzl – Diretor da Equipa de Rali: “Depois do último teste nos EUA, os rapazes parecem muito confiantes e bem preparados para o Dakar! O Sam está em forma, está confiante na mota e satisfeito com a sua configuração. E com as suas capacidades e experiência no Dakar, ele está a ir muito bem. Finalmente, temos o Daniel de volta após a sua longa recuperação, ele parece promissor e também conhece bem o Dakar, por isso deve ser rápido! Do ponto de vista técnico, estamos bem preparados e demos alguns passos importantes. Está tudo a correr como deve ser, por isso estamos prontos para partir!”
O Rali Dakar 2024 tem início a 5 de janeiro de 2024 com 14 etapas através do deserto da Arábia Saudita para terminar a 19 de janeiro. A edição deste ano inclui uma nova “Chrono Stage” de 48 horas e 584 km, em que os concorrentes serão divididos em oito bivouacs diferentes durante a noite. Está a preparar-se para ser o Dakar mais difícil de sempre!