Texto: Domingos Janeiro. Fotos: Joan Carles Orengo.
Semanas antes, começa a azáfama digna dos grandes eventos e as ruas de Cascais começam a receber os primeiros participantes que aproveitaram os dias que antecederam o evento (que decorreu entre 13 e 16 de Junho), para desfrutarem de umas férias. Outros houve que chegaram na véspera do encontro, para depois prolongarem uns dias mais na “ressaca” do evento.
Não só agradece a economia local, como a nacional, já que muitas destas 50.000 pessoas que passaram por Cascais para participar do evento, fizeram compras, visitaram o país e visitaram os concessionários da marca de norte a sul.
De acordo com os dados divulgados pela organização, marcaram presença 29 500 motos, vindas de 32 países e um total de 7500 motos, que participaram no desfile, que alcançou um cumprimento de 10 quilómetros. Números impressionantes, que deixam a porta entreaberta para uma nova edição no nosso país. Para 2020 o local já está escolhido, será entre 18 e 21 de Junho, também numa vila costeira, mas desta vez em Portorož, na Eslovénia.
Aberto a todos
Não obstante de ser um evento da Harley- Davidson, todos são bem vindos e bem acolhidos em todos os locais e programa que compõem o programa, como o passeio. O European H.O.G. Rally é um dos maiores eventos europeus, gratuito e aberto a toda a gente, organizado pela Harley-Davidson em pelo Harley Owners Group, o clube de proprietários dos modelos da marca americana.
Ao longo destes quatro dias, Cascais converteu-se no epicentro do Universo Harley-Davidson, atraindo milhares de proprietários vindos de toda a Europa. Por entre muitos ilustres participantes, ouve uma presença que muito honrou os presentes e organizadores, falamos de Karen Davidson, bisneta de um dos fundadores da marca, William A, Davidson.
Os milhares de visitantes que passearam na zona reservada ao evento, ao longo de toda a avenida da conhecida baia de Cascais, puderam usufruir de um vasto número de actividades gratuitas, organizadas pela marca americana, como a exposição de modelos novos da Harley, as Demo Rides, testes aos novos modelos, o simulador Jumpstart, diversas rotas guiadas nas mais belas estradas da região de Cascais, diversos concertos de música rock e os tradicionais pontos de venda de comida e bebida.
Uma verdadeira festa, com circulação permitida, dentro do recinto, apenas a motos, sem qualquer problema de estacionamento ou de difícil convivência com os peões. Neste aspecto, tanto a organização do evento, como a organização local e as autoridades locais, desempenharam um papel brilhante!
Nota de destaque também para a presença, muito apreciada e alvo de grandes e longas conversas e torno do passado, presente e futuro, foi a novo moto eléctrica da Harley-Davidson, a LiveWire, em destaque na zona da exposição.
Notícias relacionadas: