Continuando a estratégia de reforço da sua gama, a marca indiana Royal Enfield apresentou mais uma novidade: a Hunter 350. Uma proposta desenvolvida especificamente para os trajetos urbanos, com uma aparência neo-retro, compacta e musculada, ágil para enfrentar o trânsito de uma cidade, mas com ambições para ir mais além.
Construída de acordo com o caráter de uma Royal Enfield, um conceito baseado na construção de uma mota mais simples, mas que ao mesmo tempo acompanha o evoluir da tecnologia nas motos.
A marca indiana procura com esta novidade responder aos que ainda não encontraram o seu estilo na atual gama da Royal Enfield.
A Hunter 350 nasce para satisfazer esses motociclistas que procuram algo diferenciado, tal como declara Siddhartha Lal, Diretor-Geral da Eicher Motors Ltd: “Existe um grupo de motociclistas que adoravam a nossa marca, mas não encontraram ainda a abordagem certa no nosso portfólio. A Hunter 350 é para eles. É uma moto que combina os pontos fortes de segmentos aparentemente diferentes, e reúne-os num conjunto elegante e divertido, que é uma nova vertente de motociclismo puro com o inconfundível carácter Royal Enfield”.
Desenvolvida por designers e engenheiros bastante experientes nos centros tecnológicos da marca no Reino Unido, a Royal Enfield Hunter 350 foi também aprimorada pela mão da Harris Performance para a construção do quadro, de forma a adaptar as características desta estrutura às necessidades dinâmicas dos motociclistas urbanos que não dispensam motos divertidas e fáceis de conduzir.
Inserido no quadro da Hunter 350 está montado um motor monocilíndrico, refrigerado a ar e a óleo, que podemos encontrar em dois outros modelos como são os casos da Meteor e a Classic 350, motos já em comercialização no nosso país há algum tempo.
Com 20,2 cavalos de potência às 6100 rpm e 27 Nm de binário às 4000 rpm, este motor de injeção com 350 cc destaca-se, de acordo com a marca, por uma resposta muito consistente em baixas rotações e uma atribuição de potência linear que é transmitida através de uma caixa de 5 velocidades e uma relação final por corrente.
O pneu dianteiro de 110/70 x 17” e o traseiro de 140/70 x 17”, ambos largos o suficiente para possibilitar maior agilidade e também dar um aspeto mais robusto à Hunter 350, são montados em jantes liga leve que por sua vez fixam os discos de travão com 300 mm de diâmetro na dianteira e 270 mm na traseira, complementados com o sistema ABS, para se conseguir tirar proveito das travagens na maior segurança.
O painel de instrumentos mistura elementos digitais e analógicos, sendo composto por um odómetro, um conta quilómetros, nível de combustível, um relógio e o alerta da manutenção. Os controlos seguem o mesmo design das atuais Royal Enfield, sendo minimalistas, apelando ao estilo mais simples que se direciona para os motociclistas que querem algo “puro”, com interruptores rotativos de alimentação e iluminação, e uma ficha de carregamento USB para os dispositivos móveis.
A Royal Enfield destaca a Hunter 350 como sendo uma proposta fácil de conduzir, resultando numa ótima manobrabilidade e desempenho, consequência da altura do assento largo e comprido, inferior a 800 mm de altura, e uma distância entre eixos mais curta que visa otimizar a resposta do conjunto aos movimentos do condutor.
Mark Wells, responsável pelo desenvolvimento da Royal Enfield Hunter 350, reforça que o objetivo era mesmo criar uma moto fácil de conduzir até para novos motociclistas: “Para a Royal Enfield, o mais natural foi desenvolver uma 350 divertida, mais leve e ágil. É moderna, mas continua a ser totalmente Royal Enfield. Sempre que olho para a Hunter, sinto uma sensação de liberdade e juventude, de saltar para a moto e partir para me encontrar com os amigos”.
A Royal Enfield Hunter 350 vai estar disponível em três opções de cores do depósito e gráficos, e na versão topo de gama, contará com um acabamento de três designs do depósito de combustível mais exclusivos e diferenciados.
Refira-se ainda que a Hunter 350 vai contar com uma gama de acessórios genuínos quando for apresentada oficialmente no Salão de Colónia INTERMOT, que na Alemanha, de 4 a 10 de outubro de 2022.
A chegada ao mercado português está prevista para os últimos meses de 2022, sendo que a Royal Enfield ainda não revelou qual será o PVP desta Hunter 350 em Portugal.