SBK 2022 Aragão – Jonathan Rea abre ano com vitória exuberante

Jonathan Rea levou a sua Kawasaki à vitória na primeira corrida do Mundial Superbike em Aragão. Uma performance exuberante do norte-irlandês.

A extrema competitividade presente no Mundial Superbike nesta temporada 2022 ficou bem demonstrada no segundo dia da ronda de Aragão. Com o campeão em título Toprak Razgatlioglu (PATA Yamaha with Brixx) a tornar-se no piloto mais rápido de sempre das SBK em Motorland Aragón e conquistar a qualificação Superpole, foi na primeira corrida do fim de semana que se distribuíram os primeiros pontos da temporada e com Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) a apresentar-se exuberante e garantir uma vitória fantástica.

No Motorland Aragón vimos três pilotos a assumires as “despesas” da corrida 1 do Mundial Superbike. Toprak Razgatlioglu tentou manter-se na liderança partindo da “pole position”, mas rapidamente viu os seus rivais Jonathan Rea e Alvaro Bautista, de regresso à Aruba.it Ducati, lançarem os seus ataques pela primeira posição.,

O campeão da Yamaha tentou manter-se colado à traseira das motos que seguiam à sua frente, e por momentos parecia mesmo conseguir recuperar essa diferença que o separava de Rea e Bautista. Enquanto isso, a segunda Ducati oficial de Michael Ruben Rinaldi ia perdendo tempo volta a volta e não permitia ao italiano entrar nesta luta pelo pódio.

Jonathan ReaToprak Razgatlioglu levava a sua Yamaha R1 ao limite nas travagens mais fortes, aproveitando o quadro reforçado pela equipa PATA Yamaha with Brixx, mas mesmo utilizando essa técnica, o turco via os Rea e Bautista afastarem-se aos poucos. Apenas quando os dois primeiros se entretinham a trocar de posição é que Toprak Razgatlioglu conseguia aproximar-se de forma mais notória, mas até ao final da corrida 1 das Superbike em Aragão o campeão não mostrou ter argumentos e ficou-se então pelo terceiro lugar.

Quanto aos dois primeiros lugares, a primeira corrida da temporada ofereceu aos fãs um espetáculo que não deixou ninguém indiferente!

Jonathan Rea, sempre muito composto nas suas trajetórias e aproveitando o excelente equilíbrio em aceleração da sua Ninja ZX-10RR, que este ano volta a ostentar o número 65, via Alvaro Bautista passar facilmente nas zonas mais velozes, como na longa reta posterior do Motorland Aragón com mais de um quilómetro de extensão.

A Ducati Panigale V4 R percorre a reta maior do traçado de Aragão a uma velocidade imbatível, e Bautista conseguia sempre regressar à primeira posição antes da travagem para as duas últimas curvas. Porém, essa maior velocidade máxima, obrigava o espanhol da Ducati a alargar demasiado a sua trajetória antes de entrar na reta da meta. E então Jonathan Rea foi sempre encontrando forma de “forçar” a sua passagem para voltar à liderança.

Jonathan ReaUma batalha a dois fantástica e que se prolongou até mesmo à linha de meta.

A Kawasaki de Jonathan Rea parecia ter mais argumentos e conservar melhor os pneus Pirelli, e o norte-irlandês detinha à entrada da última volta alguns metros que pareciam ser suficientes para lhe garantir a primeira vitória do ano.

Porém, Alvaro Bautista realizou uma última volta muito bem conseguida, trajetórias “limpas” aproveitando a maior velocidade da sua Panigale V4 R. Na última passagem pela longa reta posterior do Motorland Aragón, Bautista sabia que tinha de atacar. E foi isso que fez, conseguindo inclusivamente passar por Jonathan Rea em plena aceleração.

O espanhol, que em 2019 se estreou no Mundial Superbike em grande estilo, ainda tentou defender a liderança assumindo uma trajetória mais “apertada” nas últimas curvas. Mas mais uma vez Jonathan Rea não deu qualquer hipótese e de forma exuberante, numa trajetória interior mais agressiva, lançou-se em direção à linha de meta recebendo a bandeira de xadrez na primeira posição com Alvaro Bautista a contentar-se então com o segundo lugar nesta primeira corrida do Mundial Superbike em 2022.

Nesta corrida 1 do fim de semana da categoria Superbike, destaque também para as boas prestações dos dois “rookies” do Team HRC. Iker Lecuona (6º) e Xavi Vierge (7º) conseguem um bom resultado de conjunto para a Honda CBR1000RR-R Fireblade, enquanto o ucraniano Illia Mykalchyk, que substitui o lesionado Michael van der Mark na BMW Motorrad WorldSBK, terminou logo atrás na 8ª posição e torna-se no primeiro piloto ucraniano a pontuar nas Superbike.

Refira-se que Mykalchyk foi, inclusivamente, o melhor piloto aos comandos de uma BMW M 1000 RR, o que não deixa de contrastar com 15º lugar final de Scott Redding, supostamente o piloto “ponta de lança” da marca alemã.

Clique aqui para ver os horários completos da ronda de Aragão do Mundial Superbike

Resultados da Corrida 1 – Superbike – Aragão

1 Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team)

  1. Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) +0.090s
  2. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx) +5.416s
  3. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Ducati) +10.272s
  4. Andrea Locatelli (Pata Yamaha with Brixx) +15.767s
  5. Iker Lecuona (Team HRC) +18.760s