Com a temperatura ambiente e também do asfalto do circuito do Estoril a aumentar de forma algo significativa em comparação com a sessão de qualificação Superpole, o que tem sempre consequência ao nível da performance das motos e escolhas de pneus Pirelli, foi também dentro de pista que as emoções aumentaram bastante com os três principais candidatos ao título do Mundial Superbike a discutirem as posições de pódio.
Partindo da primeira posição na grelha de partida, Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) não conseguiu conter o ataque na travagem para a primeira curva por parte do campeão Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx). Os dois iniciaram desde cedo uma corrida em que trocaram inúmeras vezes de posição.
Mais atrás, Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) tinha um começo de corrida bastante mau, falhando o arranque e tendo depois de compensar na travagem para a primeira curva. Nesse momento quase tocou no seu companheiro de equipa Michael Ruben Rinaldi, esse sim, com um bom arranque, tendo os dois pilotos oficiais da Ducati alargado trajetória e ficado envolvidos nas lutas por posição no meio do pelotão das Superbike.
Enquanto isso, Jonathan Rea e Toprak Razgatlioglu continuavam a sua batalha intensa e apenas entre eles.
Mesmo com constantes trocas de posição, e já depois de um momento “quentinho” na Parabólica Interior do Estoril, quando o piloto turco liderava na travagem, mas a Yamaha R1 abana um pouco obrigando-o a alargar trajetória, que depois fechou e acabou por sofrer um toque na roda traseira por parte de Jonathan Rea que não pareceu disposto a “cortar gás” para evitar o contacto, os dois da frente tinham uma vantagem superior a 2,5 segundos para o perseguidor que já era Alvaro Bautista.
O espanhol da Ducati Panigale V4 R encetava então a partir de meio da corrida uma recuperação fantástica, com pista livre à sua frente, e na esperança que os dois da frente perdessem tempo precioso nas suas constantes trocas de posição. E de facto foi isso que aconteceu.
Já no último terço da Corrida 1 do Mundial Superbike no Estoril, Jonathan Rea começou a sentir problemas de pneus. A escolha do pneu traseiro SC0 não terá sido a ideal tendo em conta o aumento da temperatura, e o piloto da Kawasaki Racing Team, depois de tentar por todas as formas discutir as travagens no final da longa reta do Estoril, acabou mesmo por deixar Toprak Razgatlioglu sozinho na liderança.
Aliás, nessa última tentativa de chegar a primeiro, Rea acabou mesmo por levar longe demais o seu esforço e alargou muito a trajetória na saída da curva 1, permitindo que Alvaro Bautista chegasse então a segundo. Jonathan Rea a partir daí nada mais conseguiu fazer para contrariar a performance da moto italiana e do piloto espanhol, tendo o norte-irlandês ficado com o terceiro lugar.
Depois de chegar a segundo, Bautista claramente colocou a sua “mira” em Toprak Razgatlioglu. O piloto turco, sempre muito exigente com o pneu dianteiro nas travagens, começou a ter de corrigir bastante as trajetórias na entrada em curva, enquanto Bautista manteve uma compostura perfeita aos comandos da Panigale V4 R #19.
Os dois foram medindo forças durante cerca de três voltas, com Bautista cada vez mais pressionante, mas com o campeão do mundo de Superbike sempre a manter-se líder da Corrida 1 do Estoril. Porém, e já com a sua R1 a escorregar bastante, Toprak nada conseguiu fazer para contrariar a velocidade da moto italiana pilotada por Bautista.
Toprak Razgatlioglu parecia ter a vitória na mão e saiu da Parabólica do Estoril em primeiro e com alguns metros de vantagem. A bandeira de xadrez estava à sua frente e tudo indicava que o piloto da Pata Yamaha with Brixx seria o vencedor. Porém, Alvaro Bautista, com uma trajetória ligeiramente mais larga, consegue entrar na reta da meta do circuito luso com mais velocidade, e num sprint final incrível consegue passar por Toprak Razgatlioglu metros antes da linha de meta.
Para Alvaro Bautista esta foi mais uma grande vitória nesta temporada 2022, e reforçou a sua liderança da classificação do campeonato do Mundial Superbike, perfilando-se como o mais forte candidato ao título.
Para Troprak Razgatlioglu, que se defendeu em grande estilo dos ataques de Jonathan Rea, perder a vitória desta forma é um resultado algo inglório, e a expressão corporal do piloto turco após cruzar a linha de meta claramente indica que não tem mais nada para dar para além disto, e que a Yamaha R1 não tem, neste momento, argumentos para contrariar a mais potente Ducati Panigale V4 R de Alvaro Bautista.
Nas contas do campeonato temos Alvaro Bautista com 134 pontos, Jonathan Rea em segundo com 107, enquanto Toprak Razgatlioglu aproxima-se um pouco do segundo lugar estando agora com 84 pontos na sua conta pessoal. Os três primeiros estão assim separados por apenas 50 pontos.
Nesta Corrida 1 do Mundial Superbike no Estoril destaque também para Andrea Locatelli (Pata Yamaha with Brixx), que alcançou aqui um sólido 4º lugar, que durante algum tempo chegou a estar na mira de Scott Redding (BMW Motorrad WorldSBK). O britânico aos comandos de uma M 1000 RR com decoração especial inspirada na nova M 1000 RR 50 Years M, esteve em bom plano até metade da corrida, e depois foi perdendo andamento até terminar em 8º.
Realce também para a corrida dos dois pilotos da Honda, desta feita com Xavi Vierge a bater Iker Lecuona, terminando os dois em 5º e 6º.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar todos os momentos do Mundial Superbike nesta visita ao circuito do Estoril. E se quiser saber os horários completos do resto do fim de semana então apenas tem de clicar aqui!