SBK 2022 Estoril – Dinis Borges qualifica em 16º e Tomás Alonso em 27º

Os dois pilotos portugueses sentiram mais dificuldade para se manter acima na tabela de tempos. Dinis Borges termina a Superpole no Estoril em 16º e Tomás Alonso em 27º.

Foto: Victor Schwantz Barros

Num sábado que se apresenta com condições climatéricas totalmente diferentes do primeiro dia, o circuito do Estoril foi já palco da sessão de qualificação Superpole da categoria Supersport 300, a contar para a ronda portuguesa do Mundial Superbike 2022. Nesta qualificação participaram os dois pilotos portugueses Dinis Borges (Rame Moto Racing) e ainda Tomás Alonso (Quaresma Motos Racing).

O circuito do Estoril, como tantas vezes aconteceu ao longo dos anos, volta a apresentar condições particularmente especiais aos pilotos que este fim de semana competem no traçado que tem a Serra de Sintra como cenário de fundo. O famoso microclima deste local tão especial continua a fazer das suas, e a temperatura ambiente desceu dos quase 30 do primeiro dia para os 19 graus Celsius neste sábado, e o asfalto do circuito do Estoril a baixou dos quase 40 para os mais frescos 25 graus.

A estas temperaturas significativamente mais baixas junta-se ainda uma humidade muito superior, o que inevitavelmente está a obrigar pilotos e respetivas equipas técnicas a alterar as afinações das motos.

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

No caso dos portugueses, esta missão é ainda mais complicada fruto da relativa inexperiência em comparação com as formações mais acostumadas a competir no Mundial Supersport 300. Ainda assim, as prestações de Dinis Borges e do Tomás Alonso têm sido sólidas, pese embora a queda no primeiro treino livre tenha deixado as suas marcas no bicampeão nacional de SSP300, o que acaba por se refletir nos tempos obtidos.

A primeira sessão em pista deste sábado para os pilotos da categoria mais “pequena” do Mundial Superbike aqui no Estoril foi a sempre importante qualificação Superpole.

Estoril
Foto: Victor Schwantz Barros

Dinis Borges e a sua Kawasaki Ninja 400 #16 voltaram a ter a honra de levar as cores nacionais mais acima na classificação, qualificando-se então em 16º. A melhor volta nesta Superpole foi em 1m51.963s, o que revela que o piloto da Rame Moto Racing continua a subir o seu nível neste fim de semana em frente aos melhores do mundo na categoria.

Quanto a Tomás Alonso, o campeão nacional em título continua com mais dificuldades em manter-se acima na tabela de tempos. Nesta Superpole das Supersport 300, o piloto da Quaresma Motos Racing rodou em 1m52.897s, e tal como Borges, também ele melhorou o seu melhor registo pessoal que vinha da segunda sessão de treinos livres.

Desta forma, Tomás Alonso qualificou-se em 27º para a Corrida 1 das Supersport 300 que se realiza ainda este sábado.

EstorilQuanto à “pole position”, essa posição ficou na posse de Yuta Okaya (MTM Kawasaki), que com uma volta em 1m50.476s bateu Marc Garcia (Yamaha MS Racing) por mais de meio segundo, enquanto a primeira fila da grelha aqui no Estoril fica completa com Samuel di Sora (Leader Team Flembbo) que assim coloca uma segunda Kawasaki Ninja 400 na frente da grelha de partida.

Quer saber quando acontece a Corrida 1 do Mundial Supersport 300 no Estoril? Então clique aqui!

E fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar todos os resultados da visita do Mundial Superbike ao circuito do Estoril, com especial destaque para os dois pilotos portugueses Dinis Borges e Tomás Alonso.