SBK 2022 Most – Bautista e Razgatlioglu dividem vitórias

Alvaro Bautista reforça vantagem no Mundial Superbike depois de dividir vitórias em Most com o campeão Toprak Razgatlioglu.

Bautista

Depois de grandes corridas no circuito britânico de Donington, e com Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) não só a conseguir aproximar-se do líder Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) como também a ajudar a casa de Akashi a atingir o registo histórico de 500 pódios, o Mundial Superbike viajou até ao traçado de Most para cumprir a ronda da República Checa antes da pausa de verão.

Num fim de semana muito animado e com novidades a vários níveis, como por exemplo o anúncio do fim de carreira de Eugene Laverty, o piloto “português” (na realidade um norte-irlandês que há muitos anos reside no Algarve) que assume a co-propriedade da equipa BMW Bonovo e passa a ter um papel importante na preparação da equipa privada, as vitórias dividiram-se entre Alvaro Bautista e ainda o campeão Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha with Brixx).

O piloto turco, depois de um início de ano mais complicado, parece estar de volta ao mais alto nível e nas últimas seis corridas disputadas somou cinco vitórias!

BautistaMas esta ronda disputada no circuito de Most serviu para duas marcas assinalarem momentos importantes.

A primeira foi a Ducati. A marca italiana tinha esperanças de conseguir chegar pela milésima vez ao pódio de uma corrida do Mundial Superbike. E graças à vitória de Alvaro Bautista na Corrida 1, a casa de Borgo Panigale conseguiu mesmo atingir esse registo histórico.

Bautista até começou a corrida da segunda fila da grelha de partida. O espanhol rapidamente se colocou na perseguição aos mais diretos rivais Jonathan Rea, a liderar a corrida, e Toprak Razgatlioglu, com o piloto da Yamaha a não querer deixar o seis vezes campeão de SBK fugir. Bautista atacou Toprak na 11ª volta, e pouco depois conseguiu mesmo passar por Rea para assumir então a liderança da Corrida 1 de Most.

BautistaA partir daí, Alvaro Bautista e a sua Ducati Panigale V4 R conseguiram mesmo amealhar uma preciosa margem de vantagem para os perseguidores. Dois segundos foi a diferença que o separou dos rivais na passagem pela linha de meta, conseguindo a sétima vitória da temporada e a sua 23ª desde que chegou ao Mundial Superbike.

As restantes posições do pódio na Corrida 1 de Most foram ocupadas por Toprak Razgatlioglu (2º) depois de uma intensa batalha com Jonathan Rea, que ainda acabou por perder mais uma posição para Scott Redding (BMW Motorrad WorldSBK), com o britânico aos comandos da BMW M 1000 RR a repetir o pódio com a marca alemã que também já tinha conseguido em Donington, numa subida de performance notória.

BautistaNa corrida Superpole assistimos a mais uma corrida com uma batalha intensa entre os principais candidatos ao título.

Com mais um arranque muito bom, Toprak Razgatlioglu surpreendeu Jonathan Rea no momento inicial. O norte-irlandês da Kawasaki Racing Team contava atacar na segunda metade da corrida mais curta do fim de semana em Most, mas Toprak manteve-se sempre atento, e embora tenha sido ultrapassado na última volta por Rea, o campeão acabou por ter argumentos na sua Yamaha R1 para contra-atacar e assim somar mais uma vitória. Neste caso uma vitória significativa para a Yamaha, pois marca a 100ª vitória da casa de Iwata no Mundial Superbike!

O terceiro e derradeiro lugar do pódio na corrida Superpole de Most ficou na posse de Alvaro Bautista. O piloto da Ducati desta feita não encontrou a rapidez para se intrometer na batalha pela vitória, e arrancando de 5º na grelha de partida o melhor que conseguiu foi ganhar duas posições para cruzar a meta em 3º a mais de três segundos do vencedor Toprak Razgatlioglu.

Na terceira e última corrida do fim de semana na República Checa, a Corrida 2 de Most, assistimos a mais uma corrida memorável entre os três principais candidatos ao título do Mundial Superbike.

Toprak, em repetição daquilo que já o vimos fazer tantas vezes, saltou rapidamente para a frente da corrida, mas desta feita acabou por sentir a forte pressão de Alvaro Bautista e Jonathan Rea. Um trio inseparável durante grande parte da prova. Os ataques eram constantes e as trocas de posição deixavam antever um final fantástico, sendo impossível prever quem sairia daqui vencedor.

Bautista e a potência da sua Ducati Panigale V4 R conseguiram fazer a diferença num primeiro momento em que passaram por Jonathan Rea e a sua Kawasaki Ninja ZX-10RR. Pouco depois era a vez de Toprak Razgatlioglu e a sua Yamaha R1 fazerem o mesmo, com Rea a cair então para terceiro e a acabar por se conformar com essa posição.

Na liderança da Corrida 2 de Most estava então Bautista. Mas Toprak não deixou o líder do campeonato escapar, e conseguiu mesmo ultrapassar o espanhol para reassumir a liderança. Sempre muito agressivo nas travagens, o turco defendeu na perfeição a primeira posição em pista, e desta forma, com pouco mais de sete décimas de vantagem, cruzou novamente a linha de meta em primeiro na frente de Alvaro Bautista.

Com este conjunto de resultados de Most, Alvaro Bautista alarga a sua vantagem para o segundo classificado no Mundial Superbike. O piloto espanhol da Ducati tem agora um total de 298 pontos e passou de 17 para 31 pontos de vantagem sobre Jonathan Rea, que por sua vez tem agora Toprak Razgatlioglu bem mais perto, pois os dois estão separados por apenas 7 pontos!

Agora o Mundial Superbike vai parar por cinco semanas e regressará apenas no fim de semana de 9 a 11 de setembro para a ronda francesa no circuito de Magny-Cours.