SBK 2022 Portimão – As reações de Tomás Alonso e Dinis Borges

Os dois pilotos portugueses foram “wild card” na categoria Supersport 300. Aqui ficam as reações de Tomás Alonso e Dinis Borges à ronda de Portimão.

portimão

O fim de semana da ronda de Portimão do Mundial Superbike levou muitos portugueses às bancadas do Autódromo Internacional do Algarve. Tanto nas corridas realizadas no sábado como naquelas que foram disputadas no domingo, em todas as categorias, tivemos emoções fortes.

Mas esta ronda foi particularmente especial para dois portugueses: Tomás Alonso (Quaresma Racing Team) e Dinis Borges (Rame Moto Racing).

Os dois participaram na ronda de Portimão na categoria Supersport 300, que teve no traçado algarvio a sua última ronda da temporada. Esta foi mais uma participação como “wild card” para ambos, e definitivamente foi aproveitada para conseguirem medir forças com os melhores pilotos do mundo nesta categoria, antes de se concentrarem totalmente no que falta disputar do Campeonato Nacional de Velocidade.

Após três dias de competição intensa, a Revista MotoJornal conseguiu as reações dos jovens talentos portugueses das SSP300, que nos concederam declarações exclusivas sobre o que aconteceu no Autódromo Internacional do Algarve.

portimãoTomás Alonso #79 – Corrida 1: 22º / Corrida 2: DNF

“Foi um fim de semana bastante positivo para mim. Logo desde o primeiro dia tive boas sensações em cima da moto em Portimão. No segundo treino livre poderíamos ter feito um tempo para estar um bocado mais à frente na classificação, mas na minha volta rápida tive um problema com a minha moto. São coisas que acontecem. Na qualificação também podia ter sido um bocadinho melhor, mas foi um resultado aceitável, foi um tempo bom, portanto ficámos contentes com a qualificação. Depois, a primeira corrida estava a ser bastante positiva, tinha conseguido recuperar bastantes lugares, mas devido a uma falsa partida tive de cumprir duas long laps de penalização, e acabei por fazer só uma devido à queda (de Victor Steeman) que levou à bandeira vermelha. A segunda corrida foi uma corrida excelente, estávamos a fazer tudo bem, com um bom arranque, consegui ir recuperando posições ao longo da corrida, chegando a estar no 6º lugar. Depois acabei por ir perdendo algumas posições, mas eu ainda estava ali na luta para conseguir um excelente resultado. Foi uma pena a queda na última volta, mas o piloto que ia à minha frente caiu e eu não pude evitar, acabei por embater nele. Portanto saímos do Autódromo do Algarve com um fim de semana incrível, sabemos que demos tudo e que o resultado podia ter sido excelente, mas as corridas são mesmo assim, são coisas que acontecem. Portanto quero deixar um agradecimento à minha equipa e a todos os meus patrocinadores que deixam que isto seja possível”.

Dinis Borges #16 – Corrida 1: 19º / Corrida 2: 17º

“Foi um fim de semana bastante positivo em Portimão. Participei como wild card mais uma vez no mundial, um campeonato que é bastante competitivo, onde não consegui mostrar tudo o que sou capaz de fazer. Nos primeiros treinos estava com algumas dificuldades a habituar-me novamente ao circuito e a acertar um setup para a moto. Mas juntamente com a minha equipa conseguimos dar a volta a isso. Na qualificação não consegui ir além do 28º lugar, um pouco mais atrás o que me dificultou as corridas. Na Corrida 1, depois da interrupção devido à queda de um piloto (Victor Steeman), lutei com tudo o que tinha, fiz um bom arranque, consegui recuperar bastantes posições e andar no segundo grupo, o que foi bastante positivo. No warm up (domingo) senti que estava com mais andamento e consegui baixar bastante os meus tempos. Na Corrida 2 tive um arranque bastante bom, recuperei bastantes posições, consegui andar a corrida toda no grupo da frente, rodei no tempo de 56.6s, o que é um tempo bastante bom. Terminei na 17ª posição nesta segunda corrida, e estou bastante contente. E quero agradecer à minha equipa por todo o apoio que me deram neste fim de semana”.

Quem também conversou com a Revista MotoJornal foi Filipe Martins, responsável pela Rame Moto Racing, que também fez uma análise ao que aconteceu na ronda de Portimão e onde a equipa de competição que ostenta as “cores” do concessionário nos arredores de Lisboa voltou a participar com Dinis Borges.

Filipe Martins – responsável Rame Moto Racing

“O Dinis Borges, piloto da equipa Rame Moto Racing, foi um dos dois portugueses a participar no Mundial de SBK como wild card da Federação de Motociclismo de Portugal. Numa prova onde correm os melhores e onde o ritmo é alucinante, do princípio ao fim da corrida, o Dinis Borges teve uma prestação excelente, tendo terminado ambas as corridas e tendo inclusive batido o seu recorde pessoal. Terminou a Corrida 1 em 19° e a Corrida 2 em 17°. Foi assim o português com melhor classificação final. O piloto e a equipa trabalharam em conjunto na luta pela melhor prestação. O espírito de equipa e entreajuda foi uma constante e uma mais-valia numa prova onde os nervos estão à flor da pele, e onde cada erro ínfimo pode deitar tudo a perder. Agradeço também aos inúmeros fãs que apoiaram o piloto e equipa pelos diversos meios. Recordo que em maio, na primeira ronda do campeonato em Portugal (Estoril) tornou-se no primeiro piloto luso a pontuar no Mundial Supersport 300”.