Quatro vitórias no Tourist Trophy 2022 consagraram novamente Peter Hickman como o rei da Ilha de Man. Um dos grandes nomes das corridas de “road racing” – corridas disputadas em estradas públicas – está agora de “rodas aviadas” para participar na ronda de Donington do Mundial Superbike.
Hickman não é um “estranho” nas corridas de circuito como Donington. Porém, o seu talento para o “road racing” é a sua característica mais reconhecida pelos fãs do motociclismo de competição, que agora vão poder ver o “Hicky” competir frente aos melhores do mundo na categoria Superbike.
Esta não é uma estreia para Hickman, múltiplo vencedor do Tourist Trophy e atual recordista do “Mountain Course” na Ilha de Man. A sua estreia no Mundial Superbike aconteceu em 2012 pela Crescent Suzuki de Paul Denning, tendo então terminado a Corrida 2 de Donington em nono lugar depois de uma grande recuperação em corrida.
Em 2019, Peter Hickman voltou a pisar o palco mundial para substituir o lesionado Markus Reiterberger, tendo qualificado em quarto. Mas no currículo já conta com seis vitórias no Campeonato Britânico Superbike (BSB), duas delas obtidas precisamente com a equipa FHO BMW em 2021.
O piloto britânico estará aos comandos de uma BMW M 1000 RR, igual à que utiliza no BSB e nas corridas de “road racing”. Porém, tanto piloto como a equipa FHO BMW terão pela frente um enorme desafio, pois a moto alemã terá de utilizar um pacote eletrónico mais evoluído do que aquele que habitualmente tem instalado para as corridas na Grã-Bretanha. Será uma adaptação difícil, mas que Peter Hickman acredita que vai ser benéfica para todos:
“Estou muito entusiasmado por voltar a ter a hipótese de competir no Mundial Superbike. Já o fiz duas vezes, mas em ambas foram situações de última hora, tendo de saltar para cima de motos que não conhecia. Desta vez estarei com a minha equipa FHO Racing BMW com a qual estou no BSB, por isso vai ser bom. Penso que é ótimo estarmos a ter esta oportunidade enquanto equipa e deve-se tudo à Faye Ho. Ela é a proprietária da equipa há ano e meio, e já estivemos no BSB, North West 200, Ilha de Man, e agora estamos a caminho do Mundial Superbike. Todos fizemos pequenas coisas aqui e a ali, mas nunca como equipa, por isso penso que vai ser bom para todos nós”.
Mas Peter Hickman e a FHO Racing BMW não serão os únicos “wildcard” na ronda de Donington do Mundial Superbike!
Tudo porque o atual campeão britânico Tarran Mackenzie (McAMS Yamaha) fará a sua estreia na ronda que se disputará no traçado inglês no próximo fim de semana de 15 a 17 de julho, conferindo uma aura ainda mais especial a corridas que voltarão a colocar frente a frente pilotos do calibre de Alvaro Bautista, Jonathan Rea e Toprak Razgatlioglu, entre outros.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar tudo o que acontece no Mundial Superbike 2022. A não perder!