SBK 2023 Barcelona – Ivo Lopes qualifica em 20º

Piloto português garante o 20º lugar na qualificação do Mundial SBK em Barcelona. Ivo Lopes a melhorar a cada sessão, com Alvaro Bautista na “pole”.

ivo lopes

Terminou a sessão de qualificação Superpole a contar para a ronda de Barcelona do Mundial Superbike, com os pilotos da categoria principal SBK a serem obrigados a enfrentar uma sessão interrompida a pouco mais de dois minutos do final devido à queda de Alex Lowes (Kawasaki Racing Team), o que viria a estragar a estratégia de muitos pilotos de ataque ao cronómetro no final. Quem esteve em bom plano, mais uma vez, foi Ivo Lopes.

O português, em estreia nas Superbike este fim de semana com a ROKiT BMW Motorrad WorldSBK, já tinha conseguido mostrar na terceira sessão de treinos livres que está hoje em melhor sintonia com a sua BMW M 1000 RR. Fez no treino livre desta manhã de sábado o que tinha sido, até agora, o seu melhor tempo do fim de semana ao rodar em 1m43.639s.

Depois foi a vez de Ivo Lopes enfrentar a sua primeira sessão Superpole de qualificação. Aí, e mesmo no final da sessão, já depois do recomeço da qualificação após as bandeiras vermelhas que deixaram pouca margem de tempo para os pilotos fazerem voltas rápidas, Ivo Lopes conseguiu rodar ainda mais rápido e fez mesmo o seu melhor tempo até agora em Barcelona, rodando em 1m42.399s!

ivo lopesUma volta final fantástica para o piloto português que assim termina no “top 20” esta sua primeira qualificação de sempre no Mundial Superbike, revelando uma cada vez melhor adaptação à M 1000 RR nesta especificação de SBK, aos pneus Pirelli e também a todo o pacote eletrónico que tem à sua disposição.

Para se ficar com uma melhor ideia do salto de performance que deu Ivo Lopes nesta qualificação, refira-se que Scott Redding, o principal piloto da ROKiT BMW Motorrad WorldSBK, foi “apenas” sete décimos de segundo mais rápido do que o Ivo, ele que tem muito mais experiência no campeonato e com a moto alemã, e mesmo Loris Baz, também ele muito experiente e conhecedor da M 1000 RR, foi menos de quatro décimas mais rápido do que o piloto português que se estreia nesta categoria este fim de semana.

Um esforço notável e que agora deixa Ivo Lopes (e os fãs portugueses!) com expectativas mais elevadas para perceber o que conseguirá o português fazer em situação de corrida.

ivo lopesQuanto aos mais rápidos nesta qualificação Superpole, e mais uma vez sem rival à altura, Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) com uma volta em 1m40.264s registou novo recorde absoluto do circuito catalão para uma Superbike.

O espanhol terminou com uma margem de quase meio segundo de vantagem sobre o suíço Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha), com o bicampeão das Supersport a posicionar-se em segundo e a atirar Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) para o terceiro lugar.

Rea, refira-se, estava numa volta muito rápida, a pintar de vermelho todos os setores, e com reais possibilidades de atacar a “pole position”, quando as bandeiras vermelhas interromperam a sessão por queda do seu companheiro de equipa, o que estragou por completo a volta do seis vezes campeão de SBK.

Quer estar a par dos horários completos do Mundial Superbike em Barcelona? Apenas tem de clicar aqui !

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Mundial Superbike, e este fim de semana com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Ivo Lopes. A não perder!