SBK 2023 Barcelona – Petrucci desclassificado e Ivo Lopes sobe a 15º!

Danilo Petrucci foi desclassificado da Corrida 1 do Mundial Superbike o que permite a Ivo Lopes subir a 15º e conquistar um ponto na estreia!

ivo lopes

Depois de muitas horas de espera e alguma confusão, pois logo a seguir ao final da Corrida 1 do Mundial Superbike o Ivo Lopes (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) deixou no ar a possibilidade de ter terminado uma posição acima da que a Revista MotoJornal aqui referiu como sendo a sua posição na corrida de estreia nas SBK em Barcelona, chegou finalmente, e de forma oficial, a confirmação que todos esperávamos!

Ivo Lopes foi mesmo promovido a 15º na Corrida 1 das SBK, garantindo assim um ponto na sua corrida de estreia. O 16º lugar com que cruzou a linha de meta já era em si um excelente resultado, tendo em conta todas as condicionantes que o piloto português enfrenta este fim de semana na Catalunha, mas o 15º lugar garante uma posição dentro dos pontos numa categoria extremamente competitiva e onde estão os melhores pilotos do mundo nas Superbike.

Para que Ivo Lopes tenha subido para 15º e pontuado, foi preciso alguém ser despromovido ou desclassificado. Ao contrário do que muitos fãs pensaram num momento inicial, mas com algum fundamento tendo em conta o que vimos na Corrida 1, teria sido Axel Bassani (Motocorsa Ducati) a sofrer uma penalização por não ter cumprido a penalização “long lap” conforme ditam as regras.

No entanto, logo nos resultados oficiais publicados pelo Mundial Superbike, estava explicado que a “long lap” de Bassani foi investigada, nomeadamente se o italiano teria cruzado as linhas brancas, mas essa situação foi revista e depois descartada, com Bassani a manter o seu resultado.

Quem teria então sido penalizado?

Sabe-se agora que o piloto penalizado é também italiano, mas na verdade foi Danilo Petrucci (Barni Spark Ducati) que foi de facto desclassificado da Corrida 1 das Superbike em Barcelona. A explicação para a desclassificação do experiente piloto italiano, até porque durante a corrida não se percebeu que tivesse cometido alguma irregularidade, é que “Petrux” foi desclassificado por “Infração do artigo 2.9.5” do regulamento. Ou seja, um problema com a proteção de peito de Petrucci.

Seja como for, para a história ficará que Ivo Lopes arrancou um excelente 15º lugar na Corrida 1 de Barcelona, estando agora com 1 ponto na classificação de pilotos do Mundial Superbike!

Quer estar a par de todos os horários completos do Mundial Superbike em Barcelona? Apenas tem de clicar aqui !