SBK 2023 Barcelona – Ivo Lopes à porta dos pontos em nova vitória de Bautista

Alvaro Bautista dominou por completo a corrida 1 do Mundial SBK em Barcelona, uma corrida que terminou com Ivo Lopes à porta dos pontos em 16º.

ivo lopes

Foi com uma temperatura ambiente a subir e a do asfalto a chegar aos 48 graus Celsius que hoje se realizou a Corrida 1 do programa do Mundial Superbike em Barcelona. Num fim de semana onde as atenções dos portugueses se centram na estreia do Ivo Lopes (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK), a verdade é que o grande destaque nesta corrida 1, apesar de já não ser surpresa para ninguém, é o domínio de Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati).

Mas vamos à história desta primeira corrida das Superbike do fim de semana na Catalunha.

No primeiro arranque para as 20 voltas programadas, Alvaro Bautista rapidamente saltou para a frente com um arranque perfeito, ficando atrás de si o seu companheiro de equipa Michael Ruben Rinaldi.

Ivo Lopes, com um arranque menos conseguido, ficou à mercê dos pilotos que estavam logo atrás de si e na primeira volta caiu para 21º, embora tenha recuperado a posição perdida, que voltaria a perder ainda antes de cumprida essa primeira volta.

Lá na frente era Bautista quem começava a querer escapar, com Rinaldi a sentir então a pressão de Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) e já com Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon) em quarto.

ivo lopesNa terceira volta, Ivo Lopes estava então em modo de ataque e já tinha conseguido voltar ao 20º lugar, mas a queda do brasileiro Eric Granado (Petronas MIE Honda) na curva 11, com o piloto a ter de ser transportado para o Centro Médico do circuito de Barcelona, obrigou a Direção de Corrida a mostrar as bandeiras vermelhas interrompendo a Corrida 1 das SBK.

Após alguns momentos nas boxes, os pilotos foram então informados que teriam pela frente um recomeço para cumprirem as 17 voltas que faltavam, ocupando as posições na grelha de partida de acordo com as posições em que tinham passado no último ponto cronometrado antes da interrupção.

Assim, voltava a ser Alvaro Bautista a arrancar melhor, manteve mais uma vez a liderança e tinha atrás de si Rinaldi e Rea. Ivo Lopes, talvez ainda a tentar perceber como garantir o melhor arranque com a M 1000 RR de SBK, voltava a não conseguir o melhor arranque e descia algumas posições antes da travagem forte para a primeira curva.

Enquanto isso, Axel Bassani (Motocorsa Ducati) estava endiabrado e subia bastante na classificação, pressionando Michael Ruben Rinaldi na luta pelo segundo lugar, depois de ter passado sem dificuldade por Rea e Toprak Razgatlioglu momentos antes. Os dois jovens italianos, que estão em luta direta também por um contrato com a Aruba.it Ducati na próxima temporada, levaram longe demais os seus intentos pouco depois.

ivo lopesCom Ivo Lopes a rodar já em 19º, aproveitando a queda do seu companheiro de equipa Scott Redding para subir na classificação, e com Bautista a ganhar tempo aos perseguidores a um ritmo incrível, era Rinaldi que tentava defender a segunda posição dos ataques de Bassani.

Na passagem das curvas 1 e 2 para a 3, os dois italianos discutem posição, com Bassani a conseguir no primeiro momento sair por cima, mas na entrada da curva 3 era Rinaldi quem respondia de forma mais física, tocando no compatriota que rapidamente protestou enquanto perdia o segundo lugar.

Os dois voltariam a ter um encontro imediato na curva 10, quando Bassani, de “cabeça quente” pelo toque anterior, exagera nas suas intenções e toca mesmo nas costas de Rinaldi, com o piloto da equipa oficial da Ducati a acabar por cair e ser obrigado a desistir.

Certamente que a relação entre os dois italianos que discutem um lugar na equipa Aruba.it Ducati já viu melhores dias, e nas corridas de domingo os dois voltam a ter mais um encontro pela frente.

Refira-se que Axel Bassani viria a ser penalizado com uma “long lap”, que o fez descer algumas posições.

Indiferente a tudo isto, Alvaro Bautista foi construindo a sua vantagem, e no meio desta escaramuça de pilotos Ducati e posterior penalização a Bassani, vimos Jonathan Rea e Toprak Razgatlioglu a ocuparem então as 2ª e 3ª posição, respetivamente.

Mais atrás e sempre ao ataque, Ivo Lopes ia conseguindo colocar a sua M 1000 RR #75 numa tendência ascendente, e rodava já em 18º. Até final, o piloto português viria mesmo a subir a 17º por troca com o experiente e antigo campeão Tom Sykes, e chegaria mesmo à 16ª posição com que viria a terminar a sua primeira corrida de sempre em Superbike.

Desta forma, Ivo Lopes ficou à porta dos pontos, um grande resultado para o piloto português tendo em conta todas as dificuldades que está a enfrentar num primeiro fim de semana no Mundial Superbike.

Na frente da corrida, Alvaro Bautista conseguia ganhar cerca de um segundo por volta a Rea e Toprak, e assim o espanhol e campeão em título foi acumulando uma diferença que na bandeira de xadrez se cifrou em 8,864s! Esta é a maior diferença entre primeiro e segundo numa corrida a seco nas Superbike desde Aragão em 2019. Um resultado que revela bem a performance excecional do binómio Bautista e Ducati Panigale V4 R, moto que, apesar de ter perdido 250 rpm, continua a mostrar-se intocável nas mãos do piloto espanhol.

Com a vitória decidida desde cedo, faltava saber quem conseguiria sair por cima na luta entre Jonathan Rea e Toprak Razgatlioglu. O norte-irlandês, com uma pilotagem bastante mais suave, parecia estar no controlo, até porque Toprak Razgatlioglu, com a sua pilotagem bastante mais instável nas travagens, ia ensaiando um ataque ao rival, mas nunca conseguia realmente encontrar espaço para passar.

Até que, na forte travagem para a curva 1 do circuito catalão, e no começo da derradeira volta das 17 que tiveram de cumprir, Toprak Razgatlioglu volta a surpreender, levando a sua Yamaha YZF-R1 para lá do que todos pensamos ser o limite da travagem de uma Superbike, e mesmo com a moto a protestar violentamente, o piloto turco consegue passar Jonathan Rea.

O piloto da Kawasaki ainda tentou responder, manteve-se colado à traseira da Yamaha, e na reta interior do traçado espanhol tentou meter-se na trajetória interior na travagem para a curva 10. Porém, Toprak Razgatlioglu já estava à espera desse derradeiro ataque de Rea, e defendeu na perfeição o seu segundo lugar com que viria a cruzar a meta na frente de Jonathan Rea.

Com tudo isto, e, mais uma vez, com Ivo Lopes a mostrar-se em grande plano nesta Corrida 1 de Barcelona, Alvaro Bautista consegue reforçar a sua liderança na classificação de pilotos.

O espanhol da Aruba.it Ducati só não venceu a corrida Superpole em Mandalika esta temporada, e é por isso com naturalidade que lidera com 199 pontos, mais 61 do que Toprak Razgatlioglu e com Andrea Locatelli ainda a ser terceiro.

Quer estar a par de todos os horários completos do Mundial Superbike em Barcelona? Então só tem de clicar aqui !

E fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades e resultados do Mundial Superbike, este fim de semana com especial destaque para as prestações do piloto português Ivo Lopes. A não perder!