SBK 2023 Portimão – Dia mais difícil para os portugueses em Supersport 300

supersport 300
foto: Victor Schwantz Barros

Tal como nos dias anteriores, as nossas atenções enquanto portugueses estiveram hoje também centradas nas participações dos lusos Tomás Alonso (Quaresma Racing Team) e Dinis Borges (Rame Moto Racing) naquela que foi a derradeira corrida da temporada 2023 das Supersport 300, categoria que integra o Mundial Superbike, campeonato que este fim de semana aqueceu, e bem, o asfalto do Autódromo Internacional do Algarve perto de Portimão.

Numa categoria onde a performance das motos dos diferentes fabricantes é bastante equiparada, os dois pilotos portugueses tinham de estar hoje na segunda corrida das Supersport 300 ao seu melhor nível, dando uso ao profundo conhecimento do traçado algarvio para equilibrar a balança face aos rivais que competem a tempo inteiro neste campeonato.

Desta feita, e ao contrário do que aconteceu na primeira corrida do fim de semana em Portimão, onde inclusivamente vimos a bandeira portuguesa terminar nos lugares pontuáveis, graças ao excelente 12º lugar de Tomás Alonso, não tivemos nenhum dos dois jovens lusos a pontuar.

supersport 300
foto: Victor Schwantz Barros

Com maiores dificuldades para se manterem nos grupos mais rápidos do numeroso pelotão das Supersport 300, e logo numa corrida de alta intensidade, pois estava em discussão o título mundial, Tomás Alonso ainda tentou entrar no “top 15” nos momentos iniciais, mas viu a sua missão complicar-se a meio da corrida de 13 voltas, ficando “preso” num grupo onde os ataques constantes acabavam por quebrar o ritmo.

O piloto que já por três vezes conquistou o título nacional da categoria e que defende as cores da Quaresma Racing Team, cortou a meta na corrida 2 em 22º, longe do “top 10” que o próprio piloto ambicionava antes mesmo da corrida começar.

Logo atrás, Dinis Borges, recém-coroado campeão nacional das Supersport 300, também não teve um domingo fácil. Aos comandos da sua Kawasaki, o piloto de Sintra a defender as cores da Rame Moto Racing, que queria novamente pontuar neste mundial (recordamos que foi o primeiro português a conseguir fazê-lo) cruzou a meta a curtas menos de quatro décimas de Tomás Alonso, neste caso em 24º.

supersport 300
foto: Victor Schwantz Barros

Foi um domingo mais difícil para os dois pilotos portugueses, que, ainda assim, deram boa conta de si nesta participação como “wildcards” na ronda de Portimão do Mundial Superbike.

E se é verdade que as nossas atenções estavam mais focadas nos portugueses, também não deixa de ser verdade que nesta corrida final de Supersport 300 estava em discussão o título mundial!

Mesmo terminando a corrida em 11º, o neerlandês Jeffrey Buis (MTM Kawasaki) confirmou a conquista do seu segundo título mundial nas Supersport 300, conseguindo ser o primeiro piloto a obter dois títulos nesta categoria. Buis geriu a corrida, não arriscou, pois sabia que terminando em 13º já era suficiente para se sagrar campeão.

O seu grande rival, Jose Luis Perez Gonzalez (Accolade Smrz Racing BGR), ainda sonhou com o título, batalhou intensamente com Mirko Gennai (Team BrCorse), levando a discussão até à bandeira de xadrez.

O espanhol levou a melhor em pista batendo o italiano em cima da meta. Porém, os Comissários de Superbike analisaram os movimentos de Jose Gonzalez nesse momento final, e que obrigou Gennai a aproximar-se muito do muro do pit lane, decidindo então penalizar o espanhol com a perda de uma posição.

foto: Victor Schwantz Barros

Dessa forma, foi Mirko Gennai considerado vencedor da derradeira corrida do Mundial Supersport 300 nesta temporada 2023.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. A não perder!