SBK 2024 Austrália – Alex Lowes o mais rápido no primeiro dia e com recorde!

No primeiro dia do Mundial SBK na Austrália o mais rápido foi Alex Lowes com a Kawasaki. Trio de favoritos ao título está em dificuldades.

Depois de um período extremamente longo de interregno entre a última ronda da temporada 2023 e a primeira ronda da temporada 2024, nesta madrugada (hora portuguesa) de sexta-feira realizaram-se as primeiras sessões de treinos para a categoria SBK e também a Superpole para a categoria Supersport. O Mundial Superbike está de volta, e com muitas surpresas!

Neste primeiro dia de ação em pista no circuito de Phillip Island, Austrália, as condições climatéricas registadas foram significativamente diferentes daquilo que os pilotos e equipas enfrentaram nos testes oficiais realizados no início da semana.

Hoje os pilotos queixaram-se do vento particularmente intenso, que se combinou com temperaturas mais baixas para dificultar ainda mais o trabalho das equipas na afinação das motos.

Com tudo isto, e depois de disputados dois treinos livres, o piloto mais rápido em pista na Austrália e na categoria SBK é Alex Lowes. O britânico da Kawasaki Racing Team e a sua Ninja ZX-10RR conseguiram superar as dificuldades e surpreender ao rodar em 1m29.042s, um tempo que lhe dá o novo recorde oficial de Phillip Island!

sbkAlex Lowes, tal como vimos acontecer noutras temporadas, tem conseguido ser bastante rápido em Phillip Island no arranque do campeonato. E parece que este fim de semana a sua Kawasaki #22 vai estar entre os mais rápidos.

Atrás do experiente Alex Lowes terminou o “rookie” Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati). O atual campeão de Supersport tem estado a dar boa conta de si nestes primeiros tempos de competição em SBK e em particular a revelar uma excelente adaptação à mais potente Panigale V4 R. Bulega terminou o primeiro dia da ronda do Mundial SBK na Austrália a apenas 0.059s de Lowes, e será, certamente, um dos pilotos a ter em conta nas corridas deste fim de semana.

O “Top 3” do primeiro dia fica completo com a presença de Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha). O italiano, ao contrário do seu companheiro de equipa Jonathan Rea, parece estar a dar-se bem com a sua Yamaha YZF-R1 – moto que deixará de ser comercializada na Europa em 2025 – e ficou a 0.155s do mais rápido em pista.

Num dia em que a tabela de tempos apresentou diversas surpresas, podemos destacar a presença de Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) que colocou a sua Ducati Panigale V4 R em 4º, mas também o regressado oficialmente à competição após quatro anos de ausência por castigo de doping, Andrea Iannone (Team GoEleven), que fechou o seu primeiro dia na Austrália registando o 7º melhor tempo.

sbkE se estes foram os pilotos que se destacaram pela positiva, o que dizer do trio de favoritos ao título do Mundial SBK?

Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK), que tinha conseguido dominar nos testes oficiais de Portimão e Phillip Island, rodando abaixo do recorde absoluto nos dois circuitos, estava claramente como favorito a dominar esta primeira ronda da temporada. Porém, o piloto turco sentiu dificuldades com a afinação da sua BMW M 1000 RR, e isso deixou-o apenas em 10º, a 0.365s de Alex Lowes e da Kawasaki.

Pior ainda os resultados dos outros pilotos que têm animado a luta pelo título de SBK nos últimos anos.

Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati), que este ano vê a sua moto lastrada com peso adicional para compensar o facto de ser mais leve do que os outros pilotos, algo que é possível devido às novas regras de peso combinado que foram introduzidas em 2024 nas SBK, tem estado muito abaixo do esperado para um piloto que é bicampeão da categoria.

O piloto espanhol de Talavera de la Reina queixou-se hoje da dificuldade em fazer funcionar os pneus Pirelli slick, nomeadamente devido aos compostos mais duros que o fabricante italiano de pneus levou para a Austrália, e essas dificuldades traduziram-se num 12º lugar na tabela de tempos, em claro contraste com o seu novo companheiro de equipa Nicolò Bulega que foi, como referimos, 2º mais rápido.

Pior ainda esteve o seis vezes campeão do mundo de SBK. Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) mudou-se da Kawasaki Racing Team para a equipa oficial da casa de Iwata na esperança de regressar ao topo do campeonato.

Porém, a sua estreia com a Yamaha YZF-R1 está longe de ser um sonho, com o piloto norte-irlandês a referir que não pode dizer (por instruções da equipa) qual é o problema, mas adiantou que quando procura andar mais rápido sente fortes vibrações e considerou a situação como sendo “inaceitável!”.

Isto significa que Jonathan Rea começa a sua vida na Yamaha e neste primeiro dia de ronda australiana apenas com o 16º tempo, e a mais de um segundo de diferença para Alex Lowes.

Resultados do 1º dia das Superbike na Austrália

1 – Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) 1m29.042s

2 – Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) 1m29.101s

3 – Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) 1m29.197s

4 – Danilo Petrucci (Bani Spark Racing Team) 1m29.237s

5 – Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) 1m29.264s

6 – Sam Lowes (ELF MarcVDS) 1m29.292s

7 – Andrea Iannone (Team GoEleven) 1m29.323s

8 – Michael Ruben Rinaldi (Team Motocorsa) 1m29.343s

9 – Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) 1m29.349s

10 – Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) 1m29.407s

Supersport

Nas Supersport, que agora realizam a sessão de qualificação Supersport à sexta-feira depois de um primeiro treino livre, foi o espanhol Adrian Huertas (Aruba.it Ducati) a liderar a tabela de tempos e a garantir a “pole position” para a Corrida 1 a disputar no sábado em Phillip Island.

Pese embora não tenha evitado uma queda já no final da Superpole, Huertas colocou a sua Panigale V2 no topo dos tempos com uma volta que lhe dá ainda um novo recorde das SSP: 1m31.407s.

Yari Montella (Barni Spark Racing Team) não ficou muito distante, conseguindo então o 2º lugar, com Marcel Schrotter (MV Agusta Reparto Corse) a completar a primeira linha da grelha de partida.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!